Já sabe tudo sobre grandezas diretamente proporcionais, e grandezas inversamente proporcionais? Já sabe identificar as relações de dependência? Veja aulas gratuitas no resumo e depois teste seu nível no simulado de Matemática para o Enem.
Entenda o conceito de Grandezas, e aprenda a diferença entre Grandezas Escalares e Grandezas Vetoriais. Confira no resumo gratuito, e depois veja também o resumo sobre Unidades de Medida.
Tudo aquilo que pode ser medido é objeto de atenção na ciência. Veja agora como isto é relevante para Matemática, Química, Física e Biologia.
Resumo sobre as Grandezas
Veja agora com o professor Flaverson Batista, do canal do Curso Enem gratuito, uma introdução sobre os tipos de Grandezas. Ele Explica do Zero pra você:
Tempo, massa, deslocamento, velocidade etc. Medir uma grandeza física significa compará-la com uma unidade de medida escolhida como padrão, indicando quantas vezes a grandeza contém a unidade.
Escalares ou Vetoriais?
Confira agora com o professor Marcos Rossetto uma aula completa sobre os Tipos de Grandezas:
Gostou do resumo com o professor Rossetto? Muito bom. Ele é do canal Curso Enem Gratuito
Veja agora a transcrição da essência da aula para você localizar o trecho que precisa revisar:
00:00 a 00:13 – Apresentação do professor e vinheta de abertura.
00:14 a 00:51 – Tudo o que eu consigo medir é grandeza física: distância, velocidade, aceleração, força, tempo.
00:52 a 3:07 – Existem dois tipos de grandezas físicas: escalares e vetoriais. A escalar é compreendida apenas com o módulo e unidade de medida. Exemplo: São nove horas da manhã (o tempo é uma grandeza escalar).
Já a vetorial necessita de módulo, unidade de medida, direção e sentido. Exemplo: Eu me desloquei dez metros (pra onde? para a direita). Nesse caso, a direção é horizontal e o sentido para a direita.
3:08 a 4:22 – Exemplos de grandezas escalares: tempo, massa, comprimento, pressão. Exemplos de grandezas vetoriais: força, velocidade, aceleração, deslocamento.
4:23 a 5:08 – Uma dica é perguntar “para onde?”. Se houver resposta, é vetorial. Se não houver, é escalar.
Relação Direta e Relação Inversa entre as Grandezas
Veja com o professor Lucas Borguezas, campeão de matemática no Youtube, o que são as grandezas inversamente e as diretamente proporcionais.
Gostou deste resumo? Muito bom o professor Lucas. Veja uma aula completa sobre as relações diretamente e inversamente proporcionais para complementar seus estudos.
Por que medir as coisas?
Medir coisas, é importante? Conseguimos viver sem fazer medições? Por que foi adotado um sistema padrão de medidas? Sistema Internacional de Unidades (S.I.U.), pra que serve? Veja com o professor Rosseto.
SIU – Sistema Internacional de Unidades
Valeu o resumo pra você? Confira a transcrição do vídeo:
00:00 a 00:14 – Apresentação do professor e vinheta de abertura.
00:15 a 00:58 – O sistema internacional de unidades serve para estabelecer um consenso ao medir as coisas. Utilizar “pé” como referência, tal como era feito antigamente, é passível de falhas tendo em vista que cada pé tem um tamanho. Por isso, surgiram algumas unidades para medir diferentes grandezas.
0:59 a 4:33 – O SIU foi criado a partir de 7 unidades de base, fundamentais, que você pode conferir na lousa. A partir destas, é possível construir outras unidades. A velocidade, por exemplo, por ser calculada pela razão entre distância e tempo, tem como unidade m/s. Confira outros exemplos na lousa.
4:34 a 5:01 – Além de conhecer as unidades de base, é importante saber as conversões.
Simulado sobre Grandezas
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FPS PE/2019)
A heparina é uma substância que atua como anticoagulante em várias patologias. Um médico receitou a um paciente 120 unidades de heparina por quilo de peso, a cada hora. A heparina disponível é uma solução na concentração de 1000 unidades de heparina para cada 50 mililitros. Se o paciente pesa 75 quilos, quantos mililitros da solução devem ser administrados ao paciente em cada minuto?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNCISAL/2019)
A régua, o barbante e o mapa mostrados a seguir foram utilizados por um estudante para fazer o seguinte procedimento a fim de calcular o comprimento do Rio Amazonas:
- cobriu com o barbante a linha do mapa que representa o Rio Amazonas, desde a nascente até a foz;
- esticou o barbante;
- mediu com a régua o comprimento do barbante e obteve 14,8 cm;
- verificou que o mapa foi construído na escala 17: 800 000 000.
Considerando-se a escala utilizada na construção do mapa e o comprimento do barbante, qual é o valor que mais se aproxima do comprimento do Rio Amazonas?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNCISAL/2019)
As equipes M e N classificaram-se para disputar o título anual de um campeonato de voleibol. A equipe campeã, aquela que conseguir 7 vitórias sobre a outra, ganhará R$ 360.000,00 como prêmio. Devido a problemas estruturais no ginásio em que as partidas aconteciam, a disputa foi encerrada quando a equipe M possuía 6 vitórias e a equipe N, 4 vitórias. Considerando esse placar, as equipes decidiram que a forma mais justa de dividir o prêmio, seria fazê-la de forma proporcional às probabilidades de uma ou outra ser campeã, se as partidas restantes viessem a ser disputadas no “cara ou coroa”.
Nas condições acordadas entre as equipes, as quantias que M e N, respectivamente, deverão receber são
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(PUCCampinas SP/2019)
Um motorista pretendia percorrer a distância entre duas cidades desenvolvendo a velocidade média de 90 km/h (1,5 km/min). Entretanto, um trecho de 3,0 km da estrada estava em obras, com o trânsito fluindo em um único sentido de cada vez e com velocidade reduzida. Por esse motivo, ele ficou parado durante 5,0 minutos e depois percorreu o trecho em obras com velocidade de 30 km/h (0,5 km/min). Considerando que antes de ficar parado e depois de percorrer o trecho em obras ele desenvolveu a velocidade média pretendida, o tempo de atraso na viagem foi
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(FATEC SP/2019)
Um grupo de alunos do curso de Jogos Digitais da FATEC inicia a produção de um jogo. Após 6 horas de trabalho, verificam que conseguiram finalizar apenas 24% do jogo. Para poder concluir o restante dele, esse grupo de estudantes pede ajuda a alguns amigos, conseguindo duplicar o tamanho da equipe.
Assinale a alternativa que apresenta o tempo total de produção do jogo.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFBA/2019)
Um grupo de 80 motoqueiros viaja por 60 dias e suas motos totalizaram um consumo de 10000 l. Se este mesmo grupo tivesse sido composto com 20 motoqueiros a menos, em quantos dias neste grupo, suas motos totalizariam um consumo de 8000 l, supondo todas as motos com mesmo rendimento de consumo?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFSC/2019)
Em uma lanchonete, atualmente, 2 trabalhadores preparam 10 sanduíches em 5 minutos. Os responsáveis pela empresa perceberam que em certos horários é necessário preparar 12 sanduíches em 3 minutos. Considerando que os responsáveis busquem contratar trabalhadores que exerçam o trabalho no mesmo ritmo que os demais, para suprir a demanda nesses horários, é necessário contratar mais:
Assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(IFSC/2019)
Quatro pedreiros, trabalhando 8 horas por dia, constroem 15m de muro em 5 dias. Sabendo-se que todos os pedreiros trabalham no mesmo ritmo e que dois pedreiros adoeceram e se ausentaram do trabalho, quantos dias serão necessários para construir 18m de muro, trabalhando-se 6 horas por dia:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNIFOR CE/2019)
A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves. Em virtude da seca, um município cearense passava por situação de racionamento de água, fazendo com que os moradores recebessem o fluxo de água em dias alternados. Por conta disso, um morador desse município resolveu encher de água um tanque com três torneiras I, II e III. A torneira I enche o tanque em nove horas, enquanto a torneira II enche o tanque em dose horas. Se as torneiras I e II funcionarem juntas e, com elas, a torneira III, o tanque ficará cheio em quatro horas. Considerando que a vazão das torneiras I, II e III é sempre constante, em quantas horas a torneira III enche o tanque?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FUVEST SP/2018)
Dois atletas correm com velocidades constantes em uma pista retilínea, partindo simultaneamente de extremos opostos, A e B. Um dos corredores parte de A, chega a B e volta para A. O outro corredor parte de B, chega a A e volta para B. Os corredores cruzam)se duas vezes, a primeira vez a 800 metros de A e a segunda vez a 500 metros de B. O comprimento da pista, em metros, é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre grandezas e relações de dependência para acertar na hora da prova!
.
=
.
===