Grandezas e relações de dependência: resumo de Matemática

Já sabe tudo sobre grandezas e relações de dependência? Veja aulas gratuitas no resumo e depois teste seu nível no simulado de Matemática para o Enem.

Entenda o conceito de Grandezas, e aprenda a diferença entre Grandezas Escalares e Grandezas Vetoriais. Confira no resumo gratuito, e depois veja também o resumo sobre Unidades de Medida.

Grandezas físicas são tudo aquilo que pode ser medido. Tempo, massa, deslocamento, velocidade etc. Medir uma grandeza física significa compará-la com uma unidade de medida escolhida como padrão, indicando quantas vezes a grandeza contém a unidade.

Resumo sobre as Grandezas Físicas

Gostou do resumo com o professor Rossetto? Muito bom. Ele é do canal Curso Enem Gratuito

Veja agora a transcrição da essência da aula para você localizar o trecho que precisa revisar:

00:00 a 00:13 – Apresentação do professor e vinheta de abertura.

00:14 a 00:51 – Tudo o que eu consigo medir é grandeza física: distância, velocidade, aceleração, força, tempo.

00:52 a 3:07 – Existem dois tipos de grandezas físicas: escalares e vetoriais. A escalar é compreendida apenas com o módulo e unidade de medida. Exemplo: São nove horas da manhã (o tempo é uma grandeza escalar). Já a vetorial necessita de módulo, unidade de medida, direção e sentido. Exemplo: Eu me desloquei dez metros (pra onde? para a direita). Nesse caso, a direção é horizontal e o sentido para a direita.

3:08 a 4:22 – Exemplos de grandezas escalares: tempo, massa, comprimento, pressão. Exemplos de grandezas vetoriais: força, velocidade, aceleração, deslocamento.

4:23 a 5:08 – Uma dica é perguntar “para onde?”. Se houver resposta, é vetorial. Se não houver, é escalar.

Confira agora o Sistema Internacional de Medidas

Medir coisas, é importante? Conseguimos viver sem fazer medições? Por que foi adotado um sistema padrão de medidas? Sistema Internacional de Unidades (S.I.U.), pra que serve?  Veja com o professor Rosseto.

Valeu o resumo pra você? Confira a transcrição do vídeo:

00:00 a 00:14 – Apresentação do professor e vinheta de abertura.

00:15 a 00:58 – O sistema internacional de unidades serve para estabelecer um consenso ao medir as coisas. Utilizar “pé” como referência, tal como era feito antigamente, é passível de falhas tendo em vista que cada pé tem um tamanho. Por isso, surgiram algumas unidades para medir diferentes grandezas.

0:59 a 4:33 – O SIU foi criado a partir de 7 unidades de base, fundamentais, que você pode conferir na lousa. A partir destas, é possível construir outras unidades. A velocidade, por exemplo, por ser calculada pela razão entre distância e tempo, tem como unidade m/s. Confira outros exemplos na lousa.

4:34 a 5:01 – Além de conhecer as unidades de base, é importante saber as conversões.

Simulado sobre Grandezas

.

.

=

.

===