Entender o círculo trigonométrico e sua função é um grande passo para o estudo da trigonometria. Acompanhe esta aula de Matemática e acabe com suas dúvidas!
O círculo trigonométrico estabelece relações entre os ângulos, graus, radianos, senos, cossenos e tangentes. Essas palavras complicadas são termos matemáticos que costumam cair na prova do Enem e vestibulares com frequência e, por isso, é importante compreender como se estabelecem essas relações.
Uma vez que você entende e aprende como construir o círculo trigonométrico, fica muito mais fácil sair de uma questão que exige que você saiba, por exemplo, o seno de algum ângulo.
É importante pensar o círculo trigonométrico como uma circunferência construída sobre o plano cartesiano e que corta os eixos das abcissas e das ordenadas no ponto 1. Isso significa também que a circunferência possui sempre raio igual a 1. Veja na imagem:
Por convenção, a contagem para determinar os ângulos e os quadrantes sempre se inicia no ponto (1,0) do eixo das abcissas. Seguindo o sentido anti-horário, temos a seguinte disposição:
A partir do ponto (1,0) também iniciamos a contagem dos graus e radianos para o estudo da trigonometria. O círculo trigonométrico é dividido em 360 graus.
Resumo sobre o Círculo Trigonométrico
Veja com o professor Lucas borguesan uma introdução ao teorema Fundamental da Trigonometria. Assim você aprende mais rápido e domina o conteúdo que vem logo em seguida.
Graus do círculo trigonométrico
Os graus do Círculo Trigonométrico são contados a partir de 0. Lembrando que uma volta completa é composta de 360 graus, meia volta equivale a 180 graus. A partir disso, é possível identificar os principais ângulos:
Como transformar graus em radianos
Além dos graus, temos os radianos. Para transformar graus em radianos e vice-versa, a chave para o sucesso é compreender que um π radianos equivale a 180º. Ou seja,
Uma volta completa equivale a 360º e 2π radianos;
Meia volta equivale a 180º e π radianos;
Um quarto de volta equivale a 90º e π/2 radianos;
Três quartos de volta equivalem a 270º e 3π/2 radianos.
Então, toda vez que uma questão pedir para você transformar graus em radianos ou vice-versa, você tem dois caminhos:
Lembrar da relação entre graus e radianos e fazer uma regra de 3;
Construir o círculo trigonométrico levando em consideração seu conhecimento de quadrantes, sentido e congruência.
Veja que, até agora, só consideramos os ângulos principais. Porém, podemos aprofundar mais, fazendo novas divisões. Iremos focar apenas no primeiro quadrante daqui para frente, sempre levando em consideração que a maneira como se comportam os graus e radianos nos outros quadrantes é sempre simétrica. Sendo assim, fica como tarefa você desenvolver/desenhar em casa o restante dos ângulos.
Por exemplo, se dividirmos o arco do 0 aos 90 graus, teremos 45 graus, e da mesma forma, se dividirmos o arco do 0 aos π/2 radianos, teremos π/4 radianos, assim:
É necessário também destacar os principais ângulos que se encontram no primeiro quadrante e que são peça fundamental para desenvolver questões com seno, cosseno e tangente. São os arcos de 30º e 60º, respectivamente π/6 e π/3 em radianos. Veja no círculo quais as posições destes ângulos:
Razões trigonométricas
As razões trigonométricas mais importantes são o seno, o cosseno e a tangente, mas como elas são representadas no círculo trigonométrico? Esta relação é dada entre os pontos no arco que representam os ângulos e os próprios eixos x e y.
Seno
O seno é a reflexão do ponto no eixo das ordenadas. Para entender melhor, imagine que ao lado do círculo trigonométrico é posicionada uma lanterna, a sombra que o ponto faz no eixo das ordenadas é o valor do seno daquele ângulo. Veja no exemplo com o ângulo de 30º:
Você se recorda que no início deste post dissemos que o raio do círculo trigonométrico sempre é igual a 1, certo? Bem, embora um velho ditado nos diga que a geometria é a arte de raciocinar sobre desenhos não muito bem feitos, é possível perceber na imagem que a sombra do ponto que representa o ângulo de 30 graus atinge o eixo dos senos exatamente na metade. Logo, podemos concluir que o seno de 30º é igual a 1/2.
Cosseno
A mesma linha de raciocínio é utilizada para obtenção dos cossenos, a diferença é que agora a reflexão do ponto é no eixo das abcissas, representando o valor do cosseno naquele ângulo. Assim, é só imaginar que a lanterna esteja focando de cima para baixo:Agora, somente visualizando a imagem, ficou um pouco mais difícil de estimar qual é o cosseno de 30º refletido no eixo x, não é mesmo? Mas com uma observação mais minuciosa é possível perceber um triângulo retângulo e, através dele, calcular os valores do cosseno.
Essa visualização nos leva a um ponto bem importante que é o sinal do cosseno e o sinal do seno em cada um dos quadrantes. Visto que o círculo trigonométrico é posicionado sobre um plano cartesiano, tanto o sinal do seno quanto o do cosseno obedecem ao sinal do eixo no qual estão projetados.
Sendo assim:
Ângulos notáveis
Alguns dos ângulos destacados são os mais utilizados em cálculos e, portanto, possuem os valores de seno e cosseno convencionados, por isso são chamados de ângulos notáveis.
Os valores de 0º, 30º, 45º, 60º e 90º possuem os seguintes valores para o seno e cosseno:
Videoaula sobre o círculo trigonométrico
Para terminar sua revisão sobre o círculo trigonométrico, veja esta aula do professor Lucas, de Matemática, com explicação de como encontrar os valores do seno e do cosseno no círculo trigonométrico com exercícios resolvidos!
Exercícios sobre o círculo trigonométrico
Agora, resolva os exercícios abaixo. Resolver exercícios é a melhor forma de fixar o conhecimento e verificar se você realmente aprendeu um conteúdo, então pode começar!
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UFRGS/2018)
Se a e b são ângulos agudos e complementares, o valor da expressão sen2(a + b) – cos2(a + b) é
Correto
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Incorreto
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM/2018)
A rosa dos ventos é uma figura que representa oito sentidos, que dividem o círculo em partes iguais.
Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido. A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber:
1ª mudança: 135º no sentido anti-horário;
2ª mudança: 60º no sentido horário;
3ª mudança: 45º no sentido anti-horário.
Após a 3ª mudança, ele é orientado a reposicionar a câmera, com a menor amplitude possível, no sentido Noroeste (NO) devido a um movimento suspeito de um cliente.
Qual mudança de sentido o controlador deve efetuar para reposicionar a câmera?
Correto
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Incorreto
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ACAFE SC/2017)
A figura a seguir retrata a circunferência trigonométrica e as linhas pontilhadas indicam as projeções ortogonais das extremidades dos arcos de medida 30º, e 45º nos eixos coordenados do plano cartesiano. Escolhendo, ao acaso, um valor da tangente de um dos arcos indicados na figura (30º, e 45º), qual a probabilidade desse valor escolhido não ser igual ao seno ou cosseno de 30º, 45º ou 60º?
Correto
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Incorreto
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FUVEST SP/2015)
Diz-se que dois pontos da superfície terrestre são antípodas quando o segmento de reta que os une passa pelo centro da Terra.
Podem ser encontradas, e sites da internet, representações, como a reproduzida abaixo, em que as áreas escuras identificam os pontos da superfície terrestre que ficam, assim como os seus antípodas, sobre terra firme. Por exemplo, os pontos antípodas de parte do sul da América do Sul estão no leste da Ásia.
Se um ponto tem latitude x graus norte e longitude y graus leste, então seu antípoda tem latitude e longitude, respectivamente,
Correto
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Incorreto
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFPE/2015)
Considere o arco . É correto dizer que:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFRR/2015)
Conforme apresentado na figura, a seguir, por meio de um dispositivo, articularam-se dois discos, A (maior) e B (menor). O disco B gira dentro do disco A, e o raio de B é igual à metade da medida do raio de A; a seta coincide com o diâmetro do disco B, e indica um ângulo central.
Os comprimentos dos segmentos determinados pelas interseções da borda do disco B com os eixos perpendiculares do disco A indicam os valores de quais funções trigonométricas?
Correto
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Incorreto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIFAP AP/2015)
Agora é a vez de Ezequiel e Marta, que estudando trigonometria, lançam um desafio a seus colegas. O desafio é:
Qual o valor do cos45º – sen45º + cos135º.
Então os seus colegas para responderem ao desafio corretamente devem marcar qual alternativa:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFJF MG/2015)
No processo de calcular o ângulo x formado entre duas avenidas transversais, um engenheiro obteve a seguinte equação sen x = sen3x. Sabendo que x não excede 180º, é CORRETO afirmar que:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UESB BA/2015)
O valor de é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FMJ SP/2014)
Sabe-se que uma matriz linha do tipo A = [x y] é a representação matricial de um ponto P(x, y) do plano cartesiano. A matriz é chamada matriz de rotação, pois, quando AR = T, o ponto do plano que representa T é obtido a partir de uma rotação do ponto P de q graus no sentido trigonométrico (anti-horário). Seja T = [–1 2] resultado da rotação da matriz A = [2 1] em q graus no sentido anti-horário. Com base nas informações, é correto afirmar que o valor de θ, no intervalo [0º, 180º], que satisfaz tal rotação é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre círculo trigonométrico para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Andréia Zanchetti para o Blog do Enem. Andréia é formada em Matemática pelo IFRS e possui mestrado pela FURG.
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