Geometria analítica é uma frente da geometria que procura estudar objetos geométricos através da álgebra, descrevendo-os por meio de um sistema de coordenadas, como o plano cartesiano. Entenda!
O sistema de coordenadas mais utilizado quando trabalhamos com geometria analítica é o cartesiano, criado por René Descartes. Podemos trabalhar com o sistema cartesiano em diversas dimensões. Entretanto, nesta aula, vamos trabalhar especialmente o sistema cartesiano de duas dimensões, nomeado de plano cartesiano.
Antes de seguir com a sua leitura, assista à videoaula sobre o plano cartesiano com o professor Lucas Borguesan.
O que é o plano cartesiano
O plano cartesiano é um sistema de coordenadas de duas dimensões formado por duas retas numéricas perpendiculares entre si, ou seja, elas formam um ângulo de 90º. A essas retas damos o nome de eixos.
Os eixos servem como “réguas” para medirmos onde cada objeto está no plano. Dessa forma, a representação usual do plano utiliza um eixo horizontal, nomeado de eixo x, e um vertical, nomeado de eixo y.
Consequente, cada ponto do nosso plano será dado por um par ordenado (uma dupla de números em que a ordem importa). O primeiro valor representa a coordenada do ponto no eixo x e o segundo valor representa coordenada do ponto no eixo y. Aqui podemos entender a coordenada como o “endereço” do ponto, um lugar que podemos representar por um número.
Para definir o sistema de coordenadas, diremos que a intersecção dos eixos x e y será a origem do plano, que será atribuída ao ponto (0,0).
Além disso, diremos que os pontos à direita da origem terão valores positivos para a coordenada x, dispostos de forma crescente. Enquanto isso, os pontos a esquerda da origem terão valores negativos para a mesma coordenada, dispostos de forma decrescente.
Analogamente, diremos que os pontos acima da origem terão valores positivos para a coordenada y, dispostos de forma crescente. Enquanto os valores abaixo da origem terão valores negativos para a mesma coordenada dispostos de forma decrescente.
Introdução sobre plano cartesiano
Para complementar seus estudos do assunto, assista à videoaula introdutória do professor Lucas sobre o tema no canal do Curso Enem Gratuito:
Pontos no plano cartesiano
Como discutimos até aqui, no plano cartesiano os pontos são pares ordenados com cada um dos valores representando uma coordenada. Por exemplo, o ponto (0,0) é o ponto onde a coordenada x vale 0 e a coordenada y vale 0. Por definição, esse ponto é a origem e está indicado na figura 1.
Partindo para alguns exemplos menos triviais, o ponto (3,2) é o ponto com coordenada x valendo 3 e coordenada y valendo 2. Mas, o que significa a coordenada x valer 3?
Exemplos
Significa que o ponto está a 3 unidades de distância à direita da origem. Da mesma forma, falar que a coordenada y vale 2 significa dizer que o ponto está a 2 unidades de distância acima da origem. Juntando essas duas informações, temos o ponto (3,2) representado pela figura 4.
Também podemos entender que o valor da coordenada x do ponto é onde no eixo x o ponto projetaria uma “sombra”, essa interpretação pode ser vista observando os segmentos pontilhados presentes na figura 4.
Seguindo para mais alguns exemplos, veja nas imagens os pontos (-3, -2), (0, 4) e (-1, 5) na figura abaixo.
Note que a posição dos pontos segue as regras que descrevemos anteriormente quando a posição do ponto e o valor das coordenadas. Ainda é importante notar que o ponto (0,4) tem uma coordenada x = 0. Quando isso acontece, dizemos que o ponto pertence ao eixo y. Da mesma forma, se um ponto tiver a coordenada y = 0, dizemos que ele pertence ao eixo x.
Mais um detalhe importante a se notar no trabalho com ponto é a notação que usamos. Usualmente, denotamos o ponto utilizando uma letra maiúscula. Por exemplo, podemos nomear o ponto (3, 2) como A = (3, 2).
Dentro desta convenção de notação, é válido apontar que é muito comum atribuirmos à origem a letra O, ou seja O = (0,0).
Distância entre pontos
Quando calculamos a distância entre dois pontos estamos procurando o tamanho do segmento de reta que une esses dois pontos. Por exemplo, na figura abaixo, se quisermos calcular a distância entre os pontos A e B, vamos ter que encontrar o tamanho do segmento p.
Agora, como vamos calcular essa distância? Bom, para facilitar algumas questões, vamos separar as respostas em dois métodos diferentes. O primeiro servirá para calcular a distância entre dois pontos quando pelo menos uma das coordenadas respectivas entre eles é igual. Já o segundo servirá para calcular a distância entre pontos independente de suas coordenadas.
Embora possamos resolver qualquer questão pelo segundo método, utilizar o primeiro poupará bastante tempo na sua prova ou exame. E, no Enem, economizar tempo é fundamental.
Método 1: pontos com pelo menos uma coordenada igual
Como dito anteriormente, vamos utilizar este método para calcular a distância entre dois pontos em que pelo menos uma das coordenadas respectiva entre eles é igual.
Por exemplo: poderíamos usar este método para calcular a distância entre os pontos (3, 2) e (3, 5), já que ambos têm a coordenada x = 3. Da mesma forma, poderíamos utilizar esse método para calcular a distância entre os pontos (2, 4) e (6, 4), já que ambos possuem a coordenada y = 4.
Entretanto, não podemos usar este método para calcular a distância entre os pontos (3, 3) e (4, 5), já que ambos possuem coordenadas x e y diferentes.
Agora que você já sabe quando pode utilizar o método, vamos ver como aplicá-lo. Para calcular a distância, basta anotar os valores das coordenadas que não são iguais de ambos os pontos e subtrair um do outro. O módulo dessa subtração será a distância.
Exemplo: calcule a distância entre os pontos A = (1, 3) e B = (1, 6).
Veja que as coordenadas x em ambos os pontos valem 1. Portanto, podemos aplicar o cálculo das distâncias deste primeiro caso. Dessa forma, vamos subtrair os valores da coordenada y de cada ponto, que valem 3 e 6, e tirar seu módulo. Dessa forma, a distância será:
d = |6 – 3| = |3| = 3
Portanto, a distância entre os dois pontos é 3. Veja que se trocarmos a ordem da subtração o resultado não muda:
d = |3 – 6| = |-3| = 3
Método 2: pontos com coordenadas quaisquer
Quando não conseguirmos aplicar o método anterior, podemos calcular a distância entre os pontos utilizando a fórmula a seguir.
Considerando os pontos A = (x1, y1) e B = (x2, y2) – aqui, x1, y1, x2 e y2 são variáveis que representam as coordenadas x e y dos pontos A e B, respectivamente – a distância entre os pontos A e B será:
Vamos aplicar a fórmula em um exemplo.
Exemplo: calcule a distância entre os pontos A = (1, 1) e B = (5, 4).
Para aplicar a fórmula, basta substituir os valores das coordenadas. Vamos fazer isso por partes para que fique claro.
Começamos substituindo as coordenadas de A na fórmula nas variáveis x1 e y1. O importante aqui é substituir nas variáveis que possuem o mesmo índice (neste caso, substituímos nas de índice 1):
Agora, vamos substituir as coordenadas de B na fórmula nas variáveis x2 e y2:
Desenvolvendo as contas, obtemos:
Assim, concluímos que a distância entre os pontos A e B é 5.
Questões sobre plano cartesiano
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Fac. Medicina de Petrópolis RJ/2021)
Os pontos colineares A, B e C estão, respectivamente, em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo como mostra o mapa a seguir. Sabe-se que a distância de B até C é o dobro da distância de A até B.
Em um certo sistema de coordenadas, cuja origem está no centro da cidade do Rio de Janeiro, esses pontos são dados por: A = (0,0 ; 4,0), B = (2,1 ; 4,7) e C = (x ; y).
Considerando esse contexto, o valor de x + y é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2019/1ª Aplicação)
Um aplicativo de relacionamentos funciona da seguinte forma: o usuário cria um perfil com foto e informações pessoais, indica as características dos usuários com quem deseja estabelecer contato e determina um raio de abrangência a partir da sua localização. O aplicativo identifica as pessoas que se encaixam no perfil desejado e que estão a uma distância do usuário menor ou igual ao raio de abrangência. Caso dois usuários tenham perfis compatíveis e estejam numa região de abrangência comum a ambos, o aplicativo promove o contato entre os usuários, o que é chamado de match.
O usuário P define um raio de abrangência com medida de 3 km e busca ampliar a possibilidade de obter um match se deslocando para a região central da cidade, que concentra um maior número de usuários. O gráfico ilustra alguns bares que o usuário P costuma frequentar para ativar o aplicativo, indicados por I, II, III, IV e V. Sabe-se que os usuários Q, R e S, cujas posições estão descritas pelo gráfico, são compatíveis com o usuário P, e que estes definiram raios de abrangência respectivamente iguais a 3 km, 2 km e 5 km.
Com base no gráfico e nas afirmações anteriores, em qual bar o usuário P teria a possibilidade de um match com os usuários Q, R e S, simultaneamente?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2017/3ª Aplicação)
Foi utilizado o plano cartesiano para a representação de um pavimento de lojas. A loja A está localizada no ponto A(1 ; 2). No ponto médio entre a loja A e a loja B está o sanitário S, localizado no ponto S(5 ; 10).
Determine as coordenadas do ponto de localização da loja B.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2013/1ª Aplicação)
Nos últimos anos, a televisão tem passado por uma verdadeira revolução, em termos de qualidade de imagem, som e interatividade com o telespectador. Essa transformação se deve à conversão do sinal analógico para o sinal digital. Entretanto, muitas cidades ainda não contam com essa nova tecnologia. Buscando levar esses benefícios a três cidades, uma emissora de televisão pretende construir uma nova torre de transmissão, que envie sinal às antenas A, B e C, já existentes nessas cidades. As localizações das antenas estão representadas no plano cartesiano:
A torre deve estar situada em um local equidistante das três antenas.
O local adequado para a construção dessa torre corresponde ao ponto de coordenadas
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFAL/2018)
Ponto médio de um segmento de reta
O ponto médio de um segmento de reta é o ponto que separa o segmento em duas partes com medidas iguais.
O ponto médio do segmento definido pelos pontos A(1, –4) e B(–3, –2) é o ponto
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UPE/2017)
Qual o perímetro do triângulo determinado pelas coordenadas dos pontos cartesianos A(7;5), B(3;2) e C(7;2)?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFPE/2017)
Vemos abaixo um momento do jogo Teia Cartesiana. A distância entre a abelha presa na teia, que se encontra no ponto (–7,3), e a armadilha colocada por nossa aranha, que está no ponto (4, –1), no plano cartesiano referência desse jogo, é
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNEB BA/2019)
O Monumento da Cruz Caída está localizado na Sé, bairro da região central da cidade de Salvador, no Estado da Bahia, erguida em homenagem à antiga Igreja da Sé. Foi inaugurado em 1999, em comemoração aos 450 anos de fundação de Salvador. É um projeto do arquiteto Assis Reis e de autoria de Mário Cravo, famoso artista plástico baiano, tem 12 metros de altura e foi todo construído em aço inox. De lá, tem-se uma bonita visão da parte baixa de Salvador e da Baía de Todos-os-Santos, além de um deslumbrante pôr do sol.
Admitindo-se que, do ponto de vista apresentado na imagem, as duas barras de aço inox do monumento da Cruz Caída formam, com o chão, o triângulo ABC, cuja altura AP é a mesma do monumento, que o ponto A tem coordenadas (6, 12) e o ponto P(6, m), pode-se afirmar que o maior valor de m é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FCM MG/2020)
Uma empresa de entrega de medicamentos repassa, diariamente, a seus motoristas o mapa da distância a ser percorrida para a entrega dos produtos em seis instituições hospitalares, como ilustrado na figura seguinte.
Seguindo orientações, o motorista deve:
a partir do depósito, simbolicamente representado pelo desenho de um caminhão , entregar as medicações em todos os hospitais simbolizados por , retornando obrigatoriamente ao depósito após todas as entregas;
No trajeto, dirigir-se sempre ao local mais próximo de sua localização, representado geometricamente pelo segmento de reta com início em sua posição atual e término no próximo destino.
Considerando-se que o motorista tenha recebido o mapa apresentado na figura anterior, ao retornar ao depósito, o hodômetro (instrumento que indica distâncias percorridas pelo veículo) acusará que esse motorista percorreu aproximadamente:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEL PR/2021)
Suponha que Cassi Jones, para se exibir e conquistar paixões, estima o comprimento de uma estrada que marca a fronteira entre dois países. Para isso, supõe que essa divisa esteja contida em um plano munido de um referencial de coordenadas cartesianas de origem O. Na sequência, ele escolhe quatro pontos A, B, C, D na fronteira, calcula suas coordenadas com base nesse sistema cartesiano e os conecta por três segmentos de reta de modo a criar a poligonal de vértices A, B, C, D, conforme imagem a seguir.
Sabendo que Cassi calcula o comprimento da poligonal para estimar o comprimento desejado, assinale a alternativa que apresenta o número obtido, corretamente, por ele.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Essa aula foi preparada pelo professor Inácio Ávila. Inácio Ávila é graduando em matemática-licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito