O conteúdo de colisões tem grande chances de cair no Enem, pois trata de uma série de situações que vivenciamos em nosso cotidiano. Confira nosso resumo e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre colisões mecânicas!
Resumo sobre colisões mecânicas
As colisões ou choque mecânicos ocorrem quando há uma interação entre objetos que se tocam quando pelo menos um deles está em movimento. Ambos os objetos sofrem alterações no módulo, direção e/ou sentido de seus vetores de velocidade. É isso o que ocorre, por exemplo, num jogo de sinuca, ao bater um prego com um martelo, ou numa batida de automóveis.
As colisões entre corpos ocasionam trocas de forças que ocorrem em intervalos de tempo muito curtos e modificam as características iniciais dos objetos envolvidos. Nesses eventos é possível distinguir duas fases distintas: a deformação e a restituição.
A deformação inicia no momento em que os corpos entram em contato, quando deformam-se mutuamente. Nesse momento, a energia cinética que os corpos possuíam anteriormente à colisão pode ser transformada, totalmente ou parcialmente, em energia elástica.
No instante em que ocorre esta transformação de energia, os corpos que colidem param instantaneamente. Assim, a energia potencial elástica é armazenada, e convertida novamente em energia cinética na fase de restituição.
Na restituição, que pode ou não acontecer, há o retorno das dimensões originais. Em muitas batidas entre automóveis, por exemplo, a deformação é permanente e praticamente não há restituição.
As colisões podem ser classificadas em elásticas, parcialmente elásticas ou inelásticas:
- Elásticas: ocorre restituição total dos corpos e a energia mecânica do fenômeno é conservada.
- Parcialmente elásticas: ocorre restituição parcial dos corpos e há perda de energia mecânica. Assim, ela é transformada em outras formas de energia (térmica, sonora, etc).
- Inelásticas: nesse caso, não ocorre restituição e os corpos permanecem juntos após a colisão. A energia mecânica final é bem menor do que a inicial, também havendo transformação em energia térmica, sonora e outras.
Videoaula
Antes de partir para os exercícios sobre colisões mecânicas, confira a videoaula do nosso canal:
Exercícios sobre colisões mecânicas
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Famerp SP/2022)
Uma pessoa e um bloco, de 80 kg e 200 kg, respectivamente, estão posicionados no centro de uma placa de gelo uniforme e em equilíbrio, que flutua sobre a água parada e calma de um lago, conforme representado na figura.
A pessoa empurra o bloco e, como consequência, esse bloco começa a deslizar para a esquerda e a pessoa para a direita. Considerando que não há forças de atrito envolvidas entre os corpos, enquanto o bloco e a pessoa estiverem se movendo sobre a placa de gelo, esta
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2021)
Foi realizada uma perícia técnica de um acidente de trânsito em que um carro colidiu com uma van em um cruzamento a 90º, como esquematizado na figura. A van tem massa duas vezes maior que o carro. Depois da colisão, os dois veículos permaneceram “grudados” um ao outro e deslocaram-se a um ângulo de 45º com a direção de suas velocidades iniciais. Um radar mediu o módulo da velocidade da van, imediatamente antes da colisão, encontrando 40 km/h.
Qual o valor do módulo da velocidade do carro, em quilômetro por hora (km/h), imediatamente antes da colisão?
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2014)
Durante um reparo na estação espacial internacional, um cosmonauta, de massa 90 kg, substitui uma bomba do sistema de refrigeração, de massa 360 kg, que estava danificada. Inicialmente, o cosmonauta e a bomba estão em repouso em relação à estação. Quando ele empurra a bomba para o espaço, ele é empurrado no sentido oposto. Nesse processo, a bomba adquire uma velocidade de 0,2 m/s em relação à estação.
Qual é o valor da velocidade escalar adquirida pelo cosmonauta, em relação à estação, após o empurrão?
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
Em uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de segurança exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos. Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes simularam uma colisão de 0,30 segundo de duração, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelerômetros. Esse equipamento registra o módulo da desaceleração do boneco em função do tempo. Os parâmetros como massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no gráfico de aceleração por tempo.
Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão interna ao motorista?
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2009)
“Quatro, três, dois, um… Vá!” O relógio marcava 9h32min (4h32min em Brasília) na sala de comando da Organização Européia de Pesquisa Nuclear (CERN), na fronteira da Suíça com a França, quando o narrador anunciou o surgimento de um flash branco nos dois telões. Era sinal de que o experimento científico mais caro e mais complexo da humanidade tinha dado seus primeiros passos rumo à simulação do Big Bang, a grande explosão que originou o universo. A plateia, formada por jornalistas e cientistas, comemorou com aplausos assim que o primeiro feixe de prótons foi injetado no interior do Grande Colisor de Hadrons (LHC – Large Hadrons Collider), um túnel de 27 km de circunferência construído a 100 m de profundidade. Duas horas depois, o segundo feixe foi lançado, em sentido contrário. Os feixes vão atingir velocidade próxima à da luz e, então, colidirão um com o outro. Essa colisão poderá ajudar a decifrar mistérios do universo.
CRAVEIRO, R. “Máquina do Big Bang” é ligada. Correio Braziliense, Brasília, 11 set. 2008, p. 34. (com adaptações).
Segundo o texto, o experimento no LHC fornecerá dados que possibilitarão decifrar os mistérios do universo. Para analisar esses dados provenientes das colisões no LHC, os pesquisadores utilizarão os princípios de transformação da energia. Sabendo desses princípios, pode-se afirmar que
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Em qualquer obra de construção civil é fundamental a utilização de equipamentos de proteção individual, tal como capacetes. Por exemplo, a queda livre de um tijolo de massa 2,5 kg de uma altura de 5 m, cujo impacto contra um capacete pode durar até 0,5 s, resulta em uma força impulsiva média maior do que o peso do tijolo. Suponha que a aceleração gravitacional seja 10 m s–2 e que o efeito de resistência do ar seja desprezível.
A força impulsiva média gerada por esse impacto equivale ao peso de quantos tijolos iguais?
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico, A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parabólica para desempenhar uma função análoga à vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características físicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situação dos desenhos animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela.
Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros A (VA) e B (VB) para o mesmo intervalo de tempo.
A respeito das intensidades das velocidades médias e do sentido de movimento do carro A, os estudantes observaram que:
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2014)
Para entender os movimentos dos corpos, Galileu discutiu o movimento de uma esfera de metal em dois planos inclinados sem atritos e com a possibilidade de se alterarem os ângulos de inclinação, conforme mostra a figura. Na descrição do experimento, quando a esfera de metal é abandonada para descer um plano inclinado de um determinado nível, ela sempre atinge, no plano ascendente, no máximo, um nível igual àquele em que foi abandonada.
Galileu e o plano inclinado. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.b. Acesso em: 21 ago. 2012 (adaptado).
Se o ângulo de inclinação do plano de subida for reduzido a zero, a esfera
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FGV/2020)
Uma criança de massa 40 kg estava em pé no centro de uma prancha plana, de massa 12 kg, que flutuava em repouso na superfície da água de uma piscina. Em certo instante, a criança saltou, na direção do comprimento da prancha, com velocidade horizontal constante de 0,6 m/s em relação ao solo, ficou no ar por 1,0 s e caiu na piscina a 1,7 m da extremidade da prancha.
(www.efdeportes.com. Adaptado.)
De acordo com as informações e desprezando as perdas de energia, o comprimento dessa prancha é
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Fatec SP/2019)
Navio autônomo e elétrico
O primeiro navio autônomo — e, além disso, totalmente elétrico — já tem data marcada para começar a navegar. O Yara Birkeland (homenagem ao cientista norueguês Kristian Birkeland) deverá começar a operar na segunda metade de 2018, levando produtos da fábrica de fertilizantes da Yara, em Porsgrunn, até as cidades de Brevik e Larvik — todas na Noruega.
O navio elétrico e autônomo deverá substituir 100 caminhões que fazem 40 000 viagens por ano. Ele operará exclusivamente nessa rota, um trajeto de 12 milhas náuticas, pouco mais de 22 km. Com 70 metros de calado1 e 4 500 toneladas de porte bruto, o navio autônomo poderá atingir até 18,5 km/h (10 nós), mas deverá operar em velocidade de cruzeiro de 11 km/h (6 nós).
Ele será impulsionado por dois mecanismos azimutais, em que o motor inteiro se movimenta para fazer o navio virar. Seu conjunto de baterias pode prover até 4 MWh.
A navegação autônoma se baseará em um extenso conjunto de sensores redundantes, incluindo câmeras no visível e no infravermelho, RADAR (Radio Detection And Ranging), LIDAR (Light Detection And Ranging) e AIS (Automatic Identification System), um sistema de monitoramento de curto alcance já utilizado em navios e serviços de tráfego de embarcações.
<https://tinyurl.com/yapk5b5f> Acesso em: 10.10.2018. Adaptado.
1Calado – distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio naquele ponto.
Se o navio, considerado estável, percorre um trecho qualquer em velocidade de cruzeiro, podemos concluir que a quantidade de movimento, em kgm/s, nesse trecho especificado é, aproximadamente,
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