Treine para o Enem com a lista de Exercícios de Teoria dos Conjuntos da Matemática!
Os exercícios de Teoria dos Conjuntos sempre aparecem no Enem e vestibular. Sendo assim, é de suma importância que você pratique e chegue preparado nas provas! Portanto, que tal conferir um resumo sobre o tema antes de partir para a lista de exercícios no fim do post?
Resumo sobre Teoria dos Conjuntos
Apesar de não parecer, a Teoria dos Conjuntos está presente em nosso dia a dia. E você já sabe: se está presente em nosso cotidiano, o Enem com certeza cobrará em sua prova! Pois bem, sabe quando você agrupa alguns de seus pertences por características que eles têm em comum? Você está empregando a Teoria dos Conjuntos. Por exemplo, algumas pessoas separam as canetas e marca-textos por cores.
Dessa forma, conseguimos entender o conceito da Teoria dos Conjuntos: ela estuda como selecionar, agrupar e classificar elementos. E na Matemática não poderia ser diferente, tendo os Conjuntos Numéricos como os seus representantes.
Os Conjuntos Numéricos
Os conjuntos numéricos mais comuns do nosso dia a dia são esses aqui:
- Números Naturais
- Números Inteiros
- Números Racionais
Números naturais
O conjunto dos números naturais inicia-se no zero e vai até o infinito, pois não há um limite. Sendo assim temos:
N = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,…}
Números inteiros
Os números inteiros são compostos pelos negativos e positivos que sejam inteiros. Sendo assim:
Z = {…,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,…}
Números racionais
Já os racionais representam qualquer número que pode ser descrito no formato de fração, onde numerador e denominador são números inteiros. As famosas dízimas periódicas fazem parte desse grupo. São dízimas periódicas números como 1,3333333333333… e 0,343434343434… por exemplo.
Aula sobre Teoria dos Conjuntos
Antes de partir para a lista de exercícios de Teoria dos Conjuntos, que tal conferir a aula do professor Lucas sobre o tema?
Exercícios de Teoria dos Conjuntos
Resolva os exercícios abaixo e prepare-se para o Enem!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
1 pontos(UNIC MT/2018)
Admitindo-se que U, V e W são conjuntos não vazios, tais que existe, pelo menos, um U que é V e que todo V é W, pode-se concluir necessariamente que
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
1 pontos(PUC GO/2017)
A Teoria dos Conjuntos é o ramo da Matemática que estuda as coleções de elementos ou objetos. Essa teoria começa com uma fundamental relação binária entre um objeto o e um conjunto A. Se o é um membro (ou elemento) de A, escrevemos o A. Uma vez que conjuntos são objetos, a relação de pertinência também pode relacionar conjuntos. Se todos os elementos de um conjunto A também são elementos de um conjunto B, então denotamos que A B. Representamos por (conjunto vazio) o conjunto sem elementos. Observe as seguintes relações entre conjuntos:
I. {a, a, b, c} = {a, b, c}.
II. {a} ∈ {a, {a}}.
III. {a} ⊂ {{a}}.
IV. ∈ {}.
V. ⊂ {}.CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
1 pontos(UESB BA/2017)
Sejam dois conjuntos não vazios, quaisquer, X e Y, satisfazendo a seguinte propriedade: “A quantidade de subconjuntos de X é o dobro da quantidade de subconjuntos de Y”.
Considerando-se n (X) o número de elementos do conjunto X, e n (Y), o número de elementos do conjunto Y, é correto afirmar que n (X) é igual aCorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
1 pontos(FATEC SP/2016)
Considere a sentença: para qualquer x pertencente ao conjunto M, tem-se x2 > x .
Assinale a alternativa que apresenta um possível conjunto M.CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
1 pontos(UNITAU SP/2016)
Sabendo-se que um conjunto A possui 512 subconjuntos, é CORRETO afirmar que o número de elementos de A é
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
1 pontos(IFRS/2015)
Considerando os conjuntos descritos a seguir,
A = {todos números naturais que são múltiplos de 4, mas não são múltiplos de 5}
B = {todos números naturais que são múltiplos de 4, mas não são múltiplos de 20}
C = {todos números naturais que são múltiplos de 3, mas não são múltiplos de 5}
D = {todos números naturais que são múltiplos de 3, mas não são múltiplos de 20}
temos queCorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
1 pontos(PUC RS/2013)
O número de alunos matriculados nas disciplinas Álgebra A, Cálculo II e Geometria Analítica é 120. Constatou-se que 6 deles cursam simultaneamente Cálculo II e Geometria Analítica e que 40 cursam somente Geometria Analítica. Os alunos matriculados em Álgebra A não cursam Cálculo II nem Geometria Analítica. Sabendo que a turma de Cálculo II tem 60 alunos, então o número de estudantes em Álgebra A é
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
1 pontos(UEMA/2012)
Um curso que prepara candidatos para concurso nas disciplinas matemática, física e química tem 200 alunos na disciplina matemática; 240 alunos na disciplina física e 180 alunos na disciplina química. Desses, 80 alunos fazem matemática e física; 50, matemática e química; 100, física e química e 30 alunos cursam as três disciplinas. Quantos alunos tem o curso?
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
1 pontos(IFGO/2013)
Os 1800 alunos de uma escola, foram pesquisados quanto ao gosto pelas disciplinas da área de exatas: matemática (M), física (F) e química (Q). A tabela a seguir indica quantos estudantes gostam dessas disciplinas:
Por meio desses dados, é correto afirmar que o número de estudantes da escola que não gostam de nenhuma das três disciplinas é:
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
1 pontos(UEFS BA/2013)
500 pessoas foram entrevistadas para saber se liam as revistas X, Y ou Z. Desses entrevistados, 40 declararam não ler nenhuma delas, 220 leem X, 170 leem Y, e 80 eram leitores de X e Y.
Com base nessas informações, pode-se concluir queCorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
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