Sabe tudo de história? Faça o teste e descubra como está o seu conhecimento sobre a civilização grega. O resultado sai na hora!
A civilização grega é uma das mais importantes da Antiguidade. Foi referência para a construção de áreas do conhecimento como política, literatura, teatro, filosofia, história, arquitetura e matemática. Resolva um simulado de 10 questões para testar o que você sabe sobre a Grécia Antiga.
Antes de começarmos a estudar a civilização grega, é importante situá-la no tempo. Para fins didáticos, separamos a sua trajetória em cinco períodos:
- Pré-homérico: 2000 a. C. a 1200 a. C.
- Homérico: 1200 a. C. a 800 a. C.
- Arcaico: 800 a. C. a 500 a. C.
- Clássico: 500 a. C. a 338 a. C.
- Helenístico: 338 a. C. a 145 a. C.
A história da formação da civilização grega teve início numa pequena ilha chamada Creta. Por volta do ano 3000 a. C., o território era habitado por uma civilização chamada cretense ou minoica.
Este nome vem do famoso rei Minos, que acabou dando origem à figura mitológica do Minotauro, um ser com o corpo metade de homem e metade de touro. O labirinto em que o Minotauro vivia teria inspiração no enorme palácio de Cnossos, onde vivia o rei Minos.
Fontes arqueológicas demonstram que os cretenses construíram cidades com edificações de tijolos e pedras. Também há registros da existência de artesãos que fabricavam utensílios e joias de diferentes metais. Mas um de seus maiores feitos foi o seu sistema de navegação e comércio.
Suas embarcações, portos e aquedutos permitiram que, em seu apogeu, dominassem o comércio no Mediterrâneo. Além do crescimento econômico, a atividade mercantil proporcionou a assimilação de traços culturais de povos como mesopotâmicos e egípcios.
Enquanto isso, a península balcânica (atual Grécia) era ocupada por diferentes povos indo-europeus. Entre eles estavam os aqueus, que fundaram cidades como Micenas, Tirinto e Argos, e ficaram conhecidos como a civilização micênica.
Assim como os cretenses, realizavam trocas comerciais e fabricavam objetos de marfim, ouro e prata. Muitos de seus conhecimentos foram adquiridos justamente por causa do intercâmbio com os minoicos.
Por volta de 1400 a. C., desastres naturais e conflitos internos assolaram a ilha de Creta. Vendo que seus vizinhos estavam enfraquecidos, os aqueus invadiram o território o tomaram o palácio de Cnossos.
Dessa forma, os aqueus tomaram o lugar dos cretenses na dominação do comércio no Mediterrâneo. Assim, foi inaugurada a civilização creto-micênica, considerada antecessora da civilização grega antiga.
O crescimento econômico possibilitado pelo domínio de Creta fez os aqueus alcançarem novos territórios. Nesse contexto é que teria acontecido a guerra de Troia, cidade localizada na atual costa da Turquia. O famoso conflito é contado nos poemas épicos Ilíada e Odisséia, atribuídos a Homero.
O domínio dos aqueus foi até o século XII a. C., quando entraram em crise. Seu território passou a ser ocupado pelos dórios, outro povo indo-europeu. Eles destruíram e saquearam as cidades da sociedade micênica.
O estrago foi tamanho que até a escrita desapareceu. As principais fontes desse período são a Ilíada e a Odisseia. Por isso, os historiadores denominaram essa fase como período homérico.
Os povos conquistados foram escravizados ou ocuparam outros lugares subalternos na sociedade. Uma parte da população fugiu para a região da Ásia Menor, onde se desenvolveria uma parte da civilização grega.
Apesar da dominação dória, outras regiões da península balcânica estavam sob controle de outros povos, como os jônios e os eólios.
Nos séculos de predomínio dos dórios, a sociedade era organizada em genos, que eram grupos formados por laços de parentesco e chefiados por uma espécie de patriarca. Essas comunidades eram rurais e a posse da terra era coletiva. Com o tempo, ocorreu um grande crescimento da população e, como consequência, houve falta de alimentos.
Com isso, os genos começaram a entrar em conflito, novas relações de poder foram aparecendo, e a sociedade se tornou mais complexa. Foi dessa nova dinâmica que surgiram as cidades-Estados ou pólis gregas. Assim, teve início o período arcaico, quando a Grécia deixou de ser uma civilização camponesa e passou a se organizar em torno das pólis.
Introdução sobre a Civilização Grega
Entenda melhor a formação da civilização grega com esta videoaula apresentada pelo professor Felipe Carlos de Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito.
Simulado sobre a civilização grega
Conseguiu relembrar o conteúdo? Então, responda agora às 10 questões que preparamos para o nosso simulado. O gabarito sai na hora. Boa sorte e bons estudos!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Fuvest SP/2023)
“A Pólis apresenta-se como um universo homogêneo, sem hierarquia, sem planos diversos, sem diferenciação. (…) Segundo um ciclo regulamentado, a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro, de tal maneira que comandar e obedecer, em vez de se oporem como dois absolutos, tornam-se os dois termos inseparáveis de uma mesma relação reversível”.
VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
Sobre a noção de pólis expressa no texto, é correto afirmar que ela pressupõe:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEL PR/2019)
Durante as guerras entre os Persas e os Gregos, no mundo antigo, um conjunto de ações foi realizado, o que levou à produção de narrativas sobre esses episódios, com consequências também para os seus vizinhos macedônicos. Com base nos conhecimentos sobre esse processo histórico, considere as afirmativas a seguir.
I. A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de combate.
II. A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota.
III. Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo.
IV. Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às ciências.Assinale a alternativa correta:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.
MANDUCO, A. Ciência política. São Paulo: Saraiva, 2011.
Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a):
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Famema SP/2020)
Leia o excerto sobre a preparação dos rapazes na Grécia Antiga para exercer seu papel de cidadão e pai de família.
Dois tipos de iniciação persistiam nas épocas clássica e helenística em Atenas. A primeira, de origem mais arcaica, era a apresentação do adolescente à fratria1 paterna, inicialmente em um sacrifício oferecido pelo pai aos deuses Zeus e Atena. A segunda, provavelmente estabelecida na época clássica, era o serviço militar, chamado efebia. Ambas tinham igual importância para os gregos do período, e era indispensável que o jovem passasse pelas duas.
(Maria Beatriz Florenzano. Nascer, viver e morrer na Grécia Antiga, 1996. Adaptado.)
1 fratria: grupo de pessoas que acreditavam ter o mesmo ancestral.
De acordo com o excerto, tornar-se cidadão em Atenas dependia:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Uncisal AL/2020)
Enquanto permitia a escravidão e a desigualdade da mulher, a Atenas clássica praticava a democracia executora de poder de forma ainda mais enfática que a modernidade. Inversamente, existem Estados que proíbem a escravidão, dão igualdade de direitos às mulheres e reconhecem os direitos de liberdade, mas não são organizados democraticamente.
HÖFFE, Otfried. A democracia no mundo hoje. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 135 (adaptado).
A partir das informações do texto precedente, é correto inferir a existência de:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Santa Casa SP/2020)
Os gregos descobriram não somente a democracia, mas também a política, a arte de chegar a decisões por meio da discussão pública e, em seguida, de obedecer às decisões como condição necessária para uma existência social civilizada.
(Moses I. Finley. Démocratie antique et démocratie moderne, 1976. Adaptado.)
O historiador afirma que os gregos da Antiguidade:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Unemat MT/2019)
A Democracia teve origem na Grécia clássica, cuja palavra vem do grego Demos que significa povo e Kratos que quer dizer poder. A junção dos dois temos dá sentido a uma forma de viver e organizar o coletivo e de civilização política, ao mesmo tempo que necessita de diversidade e antagonismo.
Os atenienses, ao desenvolverem a tradição democrática, a instituíram de três princípios ou direitos fundamentais. Entre estes princípios é a participação, em que todos decidem os assuntos importantes que envolvem uma comunidade. Assim, a única fonte de poder emana do povo. O que expressa a famosa frase, democracia é o “governo do povo para o povo”. Sendo assim, a Democracia se opõe às formas de ditadura e totalitarismo em que o poder não mais reside no povo, além de marginalizar os dois outros princípios que a sustentam.CHAUÍ, Marilena. A questão da democracia. In: Convite à filosofia. 13 ed. São Paulo: Editora Átila, 2005. pp. 403-408. JUSBRASIL. Democracia. Disponível em: https://www .jusbrasil.com.br/topicos/296427/democracia. Acesso em: abri. 2019. (Adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta os três princípios ou direitos fundamentais que embasam a Democracia.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC GO/2019)
O helenismo favoreceu o convívio das diferentes culturas e o processo de sincretismo religioso, mas, ao mesmo tempo, foi uma forma de dominação da cultura grega sobre as civilizações atingidas. Essa dominação, no entanto, não ocorreu sem resistência por parte de algumas civilizações.
Assinale a alternativa em que corretamente se indica a civilização e a correspondente causa de resistência a tal forma de dominação:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEFS BA/2018)
Os homens espartanos eram exclusivamente soldados profissionais. Sua vida, integralmente modelada pelo Estado, era-lhe inteiramente dedicada. Aos sete anos o menino era entregue nas mãos do Estado; a educação consistia, sobretudo, em desenvolver a habilidade guerreira. Tornando-se adulto, ele passava a maior parte do tempo com seus companheiros de armas e devia participar da refeição comum.
(Moses I. Finley. Os primeiros tempos da Grécia, 1980. Adaptado.)
Na Grécia Antiga, a cidade-Estado de Esparta distinguia-se:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFRS/2016)
A civilização grega na antiguidade é considerada o berço da cultura ocidental, ou seja, uma referência para as sociedades que, posteriormente, se desenvolveram no ocidente.
Assinale a alternativa que apresenta um destes importantes legados que se mantêm na vida contemporânea na maioria das sociedades ocidentais.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!