Revise a geração da primeira fase modernista no Brasil e resolva um simulado sobre o tema para testar o seu conhecimento!
O Modernismo é a escola literária que se inicia em 1922, depois da Semana de Arte Moderna, e se estende até o final dos anos 1970. Didaticamente, é dividido em três fases ou gerações e cada uma desenvolve temas, gêneros e autores diversos. Hoje, vamos revisar a geração da primeira fase modernista no Brasil.
Ainda que tenha elementos muito diferentes, o termo “Modernismo” abarca as manifestações artísticas que foram fortemente influenciadas pelas vanguardas europeias. Além disso, essas manifestações se valem da liberdade formal e temática alcançada no começo do século XX.
Porém, mesmo antes da Semana de Arte Moderna de 1922, existiam já no Brasil autores que viviam uma fase de transição, como se fosse um “Pré-Modernismo”. Confira agora com a professora Camila Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito.
Dicas sobre o Pré-Modernismo
- Nos fins do século XIX e o início do século XX, coexistiram na Literatura Brasileira diversas correntes literárias. Enquanto predominava o Realismo na prosa, o Parnasianismo e o Simbolismo exerciam suas influências na poesia.
- Contudo, a presença dessas três correntes não impediu que se formasse, no campo da literatura, uma nova linha de reflexão sobre a sociedade brasileira. Essa nova tendência ficou conhecida como Pré-Modernismo e é fruto das intensas transformações políticas, econômicas e sociais do período.
- Mesmo que a maioria dos autores considerados pré-modernistas se unam ao realizarem críticas sociais ao país, não há uma unidade estética entre eles. A linguagem é diferente, o estilo também.
A Primeira Fase Modernista Brasileira está compreendida no período de 1922 (Semana de Arte Moderna) a 1930. Seu projeto e discurso estéticos são radicais. Isso porque os artistas dessa fase estavam preocupados em romper com as regras do passado e produzir uma arte que fosse mais condizente com a realidade nacional.
Videoaula sobre a geração da primeira fase modernista
Simulado sobre a geração da primeira fase modernista
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Faculdade Baiana de Direito BA/2017)
A tela de Tarsila do Amaral, artista da primeira geração modernista do Brasil, foi pintada em 1933 e, a partir de uma temática eminentemente social, retrata
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IFPE/2017)
MACUNAÍMA
Uma feita a Sol cobrira os três manos duma escaminha de suor e Macunaíma se lembrou de tomar banho. Porém no rio era impossível por causa das piranhas tão vorazes que de quando em quando na luta pra pegar um naco de irmã espedaçada, pulavam aos cachos pra fora d’água metro e mais. Então Macunaíma enxergou numa lapa bem no meio do rio uma cova cheia d’água. E a cova era que-nem a marca dum pé-gigante. Abicaram. O herói depois de muitos gritos por causa do frio da água entrou na cova e se lavou inteirinho. Mas a água era encantada porque aquele buraco na lapa era marca do pezão do Sumé, do tempo em que andava pregando o evangelho de Jesus pra indiada brasileira. Quando o herói saiu do banho estava branco louro e de olhos azuizinhos, a água lavara o pretume dele. E ninguém não seria capaz mais de indicar nele um filho da tribo retinta dos Tapanhumas. Nem bem Jiguê percebeu o milagre, se atirou na marca do pezão do Sumé. Porém a água já estava muito suja da negrura do herói e por mais que Jiguê esfregasse feito maluco atirando água pra todos os lados só conseguiu ficar da cor do bronze novo. Macunaíma teve dó e consolou:
— Olhe, mano Jiguê, branco você ficou não, porém pretume foi-se e antes fanhoso que sem nariz.
Maanape então é que foi se lavar, mas Jiguê esborrifara toda a água encantada pra fora da cova. Tinha só um bocado lá no fundo e Maanape conseguiu molhar só a palma dos pés e das mãos. Por isso ficou negro bem filho da tribo dos Tapanhumas.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma.
22. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1986.Macunaíma é uma obra da primeira geração modernista, cujo autor, Mário de Andrade, foi um dos mentores da Semana de Arte Moderna, de 1922. A respeito da primeira fase do Modernismo, podemos afirmar que
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEFS BA/2015)
Paisagem noturna
A sombra imensa, a noite infinita enche o vale …
E lá do fundo vem a voz
Humilde e lamentosa
Dos pássaros da treva. Em nós,
5 — Em noss’alma criminosa,
O pavor se insinua …
Um carneiro bale.
Ouvem-se pios funerais.
Um como grande e doloroso arquejo
10 Corta a amplidão que a amplidão continua . . .
E cadentes, metálicos, pontuais,
Os tanoeiros do brejo,
Os vigias da noite silenciosa,
Malham nos aguaçais.
15 Pouco a pouco, porém, a muralha de treva
Vai perdendo a espessura, e em breve se adelgaça
Como um diáfano crepe, atrás do qual se eleva
A sombria massa
Das serranias. […]
BANDEIRA, Manuel. Paisagem noturna. Disponível em: <http://
http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira01.html >. Acesso em: 9 nov. 2014.Embora Manuel Bandeira seja o autor da primeira geração modernista, propondo uma poética libertadora e transgressora, muitas vezes, retoma perfis poéticos de outras tradições literárias, como ocorre em relação ao
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEFS BA/2013)
Cidade
Foguetes pipocam o céu quando em quando
Há uma moça magra que entrou no cinema
Vestida pela última fita
Conversas no jardim onde crescem bancos
Sapos
Olha
A iluminação é de hulha branca
Mamães estão chamando
A orquestra rabecoa na mata
ANDRADE, Oswald de. Cidade. Caderno de poesia do aluno
Oswald (Poesia reunida). São Paulo: Círculo do Livro, s.d. p. 103.A primeira geração modernista defendeu a atualização da linguagem literária, reflexo da sociedade em transformação.
Em relação ao texto, a alternativa que está em desacordo com essa proposta é a
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2017)
Em dezembro de 1917, o centro de São Paulo abrigou uma pequena exposição individual de uma jovem pintora, que mostrava pela primeira vez o resultado de seus anos de estudo na Europa e nos Estados Unidos. Há 100 anos, Anita Malfatti (1889-1964) abalava as estruturas do academicismo nas artes plásticas nacionais e dava o primeiro passo em direção ao Modernismo e à Semana de Arte Moderna, que viria a ocorrer em 1922.
A primeira mostra de arte reconhecidamente modernista realizada no país suscitou todo tipo de reação, do assombro ao deslumbramento, da indignação ao entusiasmo. Enquanto o escritor Mário de Andrade gargalhava de alegria ao ver as obras, Monteiro Lobato publicava o famoso texto em que o criador da boneca Emília teceu severas críticas ao trabalho da artista, fazendo, inclusive, com que cinco obras compradas fossem devolvidas. No entanto, passado um século, o que ficou do vigor artístico da obra daquela pintora tímida e até um pouco reclusa?
DUARTE, Maurício. Anita Malfatti, 100 anos depois.
Disponível em: <http://www.livrariacultura.com.br/revistadacultura>.
Acesso em: fev. 2017.De acordo com o texto e o contexto da Primeira Geração Modernista no Brasil, é correto afirmar que Anita Malfatti
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNEMAT MT/2016)
PORQUINHO-DA-ÍNDIA
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos, mais limpinhos,
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas…
– O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira
namorada.
(BANDEIRA, Manuel. Antologia Poética.
10 ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1978)Manuel Bandeira é considerado um dos mais importantes poetas da primeira geração modernista brasileira. O poema em questão é um bom exemplo da renovação estética proposta pelo grupo de modernistas que, dentre seus propósitos, defendia:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ESPM SP/2015)
A colônia só deixa de o ser quando passa a sujeito de sua história.(Alfredo Bosi) Historicamente pode-se afirmar que a literatura brasileira conseguiu sua efetiva autonomia em relação às influências da matriz europeia somente no:
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNISC RS/2015)
Assinale a alternativa incorreta.
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNISC RS/2015)
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A Carta escrita por Pero Vaz de Caminha é considerada o primeiro texto produzido em território brasileiro.
( ) Gonçalves Dias é um dos principais nomes do chamado condorismo no Brasil, sendo o poema “Navio negreiro” uma de suas obras mais importantes.
( ) O livro Os sertões, de Euclides da Cunha, pode ser considerado uma obra representativa do chamado Pré-modernismo brasileiro.
( ) Uma das características mais marcantes da obra de Carlos Drummond de Andrade é o lirismo idealizado de seus versos, que faz com que esse poeta seja considerado um dos grandes nomes do Romantismo no Brasil.
( ) Guimarães Rosa é um dos escritores mais significativos da terceira geração do Modernismo brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUCCamp SP/2015)
Brasília é bela? É. No meio da planície, delicada e sensível, leve, projetada no futuro, Brasília revela-se como uma miragem: incompleta, embrionária, metade cidadela, metade alga, anêmona, ela parece pulsar –tem-se a impressão de que se pode estender a mão e colhê-la, fruto delicado, flor brasileira (…), elegante e inteligente abrigo do homem.
(ABRAMO, Claudio. “Brasília, flor e bomba”. (1959) In:
CALDEIRA, Jorge (Org). Brasil. A História contada por quem viu.
São Paulo: Mameluco, 2008. p. 545)Brasília tornou-se símbolo de uma arquitetura moderna e arrojada, correspondendo a uma tendência de renovação e experimentação das artes ao longo da década de 50. Na poesia, exemplificam essa tendência
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