O espaço rural brasileiro é marcado pela presença da agroindústria e do uso de maquinários para o cultivo de espécies que abastecem internamente o Brasil e também se destinam à exportação. Faça um simulado sobre o assunto!
A zona urbana e a zona rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos. Podemos dizer que o espaço rural é o oposto de um espaço urbano, ou seja, são regiões que se dedicam aos meios de produção e criação de alimento ou extração de recursos naturais. Nesta aula, vamos nos aprofundar no estudo do espaço rural brasileiro.
Quando pedimos para alguém imaginar um espaço rural as pessoas logo pensam naquela casinha no campo, com uma horta na frente, galinhas ciscando e uma vaquinha bonitinha para dar leite.
Porém, a realidade atual dos espaços rurais é outra. Na atualidade, o setor agrícola passa por transformações causadas pelo avanço de técnicas agrícolas sofisticadas, pela introdução de intensos processos de mecanização. Deste modo, vemos que os ambientes rurais também estão, na sua grande maioria, se tornando urbanizados a partir do momento em que são instaladas infraestruturas em busca de aumento da produção e principalmente exportação.
O Brasil possui grande extensão territorial, suficiente disponibilidade de recursos hídricos e localiza-se, em sua maior parte, na região tropical. Tais atributos, aliados aos novos recursos tecnológicos, fazem dele um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo na atualidade.
A agricultura e a pecuária são duas atividades econômicas tradicionais no Brasil e, apesar do desenvolvimento industrial brasileiro nos últimos 60 anos, continuam tendo fundamental importância para a economia, a sociedade e as transformações espaciais do país. Isso porque:
- Fornecem alimentos para a população.
- Fornecem matérias primas para a indústria de alimentos, couro, tecidos e até de combustíveis.
- Empregam 17% da população economicamente ativa o Brasil.
- Contribuem, e muito, para as exportações brasileiras
- Estimulam a ocupação humana de vastas áreas do território nacional.
De um modo geral existem três tipos básicos de organização da produção agrícola brasileira: o latifúndio; a unidade familiar produtora de bens agrícolas para o mercado, também chamada de agricultura familiar; e a empresa agrícola, em que estão inseridos o agronegócio e a agroindústria.
Latifúndio
São propriedades com grandes extensões. Nem toda sua terra é cultivada, apresenta subaproveitamento e sua exploração se faz, geralmente, por meio de técnicas tradicionais, apresentando baixa produtividade. Geralmente utilizadas para a pecuária do gado (criação de gado).
Agricultura familiar
Neste tipo de organização da produção agrícola, a utilização de terra é feita por pequenos proprietários, com trabalho fundamentalmente familiar, havendo, eventualmente, a contratação de mão de obra assalariada.
A agricultura familiar, que vida abastecer principalmente o mercado interno, é responsável por mais da metade da produção de alimentos no Brasil – arroz, feijão, frutas, hortaliças, cebola, batata, etc. Normalmente essas famílias se juntam em cooperativas ou vendem seus produtos para empresas maiores.
Empresa agrícola
As empresas agrícolas (ou agroindústrias) são unidades de produção avançada do ponto de vista tecnológico e podem ocupar grandes e médias extensões de terra. Usam sementes ou mudas selecionadas, realizam análise química do solo para detectar falta ou excesso de nutrientes para as plantas, fazem uso intensivo de fertilizantes, agrotóxicos, máquinas e implementos agrícolas, utilizam técnicas controladas de irrigação e contam com a assistência técnica de engenheiros agrônomos. Devido ao uso de tecnologia, as empresas agrícolas apresentam grande produtividade.
Videoaula sobre o espaço rural brasileiro
Para terminar sua revisão sobre o espaço rural brasileiro, assista à videoaula abaixo, gravada pelo professor Raphael Carrieri, de Geografia, para o canal do Curso Enem Gratuito!
Exercícios sobre o espaço rural brasileiro
Agora que você revisou o conteúdo, responda 10 questões que preparamos sobre o espaço rural brasileiro e teste o que sabe sobre o assunto!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNESP SP/2017)
A industrialização contemporânea requer investimentos vultosos. No Brasil, esses investimentos não podiam ser feitos pelo setor privado, devido à escassez de capital que caracteriza as nações em desenvolvimento. Além disso, o crescimento econômico do Brasil, um recém-chegado ao processo de modernização, processou-se em condições socioeconômicas diferentes. Um efeito internacional de demonstração, na forma de imitação de padrões de vida, entre países ricos e pobres, e entre classes ricas e pobres dentro das nações, resultou em pressões significativas sobre as taxas de crescimento para diminuir a diferença entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Em vista das aspirações de melhores padrões de vida, o governo desempenhou um papel importante no crescimento econômico recente do Brasil.
(Carlos Manuel Peláez e Wilson Suzigan.
História monetária do Brasil, 1981. Adaptado.)De acordo com o texto, uma das particularidades do processo de industrialização brasileira é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
O Estatuto da Terra é a lei federal 4.504, criada em novembro de 1964, que trata da questão fundiária no Brasil. Sobre a complexa configuração atual que envolve a propriedade rural no país, analise as afirmações a seguir.
I. Caracteriza-se como estrutura fundiária o número de propriedades rurais em relação à área que ocupam, como também sua distribuição em território nacional.
II. No caso do Brasil, a configuração atual da estrutura fundiária é compreendida a partir do modelo de ocupação e desenvolvimento histórico do seu espaço rural, voltado para as grandes propriedades agroexportadoras de produtos tropicais do período colonial.
III. A estrutura fundiária brasileira é calcada nas grandes propriedades (latifúndios). Extensas áreas rurais de um único proprietário, mesmo sendo consideradas improdutivas, assim permanecem, aguardando pela valorização imobiliária ou, ainda, para confirmar o poder político de gerações.
IV. A Constituição de 1988 estabeleceu um novo regramento jurídico para viabilizar a reforma agrária no país. Mesmo com fortes intenções de mudanças, os processos de desapropriação de terras improdutivas vêm ocorrendo de forma bastante lenta no país.Estão corretas,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFPel RS/2016)
Com relação às tecnologias no campo e às transformações nele causadas, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, nos enunciados a seguir.
( ) O crescimento da agropecuária brasileira não se deve somente à expansão das áreas cultivadas, mas também ao desenvolvimento tecnológico que vem impulsionando a produtividade.
( ) O aumento da produtividade veio acompanhado do desenvolvimento socioeconômico do meio rural. Houve, com isso, a diminuição da concentração fundiária, a dependência tecnológica e a poluição proveniente de defensivos agrícolas.
( ) A agricultura de precisão surgiu como uma das consequências da expansão de áreas cultivadas e das inovações tecnológicas. A tecnologia aplicada permite o conhecimento detalhado da lavoura por meio de um conjunto de sinais de satélites e programas para a interpretação de dados.
( ) A inserção de novas tecnologias e a expansão do agronegócio, no campo, modificaram as relações de produção, intensificando a produção especializada, provocando, por outro lado, desemprego e intenso êxodo rural.
A sequência correta das alternativas é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM/2016)
Participei de uma entrevista com o músico Renato Teixeira. Certa hora, alguém pediu para listar as diferenças entre a música sertaneja antiga e a atual. A resposta dele surpreendeu a todos: “Não há diferença alguma. A música caipira sempre foi a mesma. É uma música que espelha a vida do homem no campo, e a música não mente. O que mudou não foi a música, mas a vida no campo”. Faz todo sentido: a música caipira de raiz exalava uma solidão, um certo distanciamento do país “moderno”. Exigir o mesmo de uma música feita hoje, num interior conectado, globalizado e rico como o que temos, é impossível. Para o bem ou para o mal, a música reflete seu próprio tempo.
BARCINSKI, A. Mudou a música ou mudaram os caipiras?
Folha de São Paulo, 4 jun. 2012 (adaptado).A questão cultural indicada no texto ressalta o seguinte aspecto socioeconômico do atual campo brasileiro:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2016)
A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais.SILVA, J. G. O novo rural brasileiro.
Revista Nova Economia, n. 1, maio 1997 (adaptado).Essa nova forma de organização social do trabalho é denominada
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUCCAMP/2016)
No Brasil, as paisagens rurais têm passado por intensos processos de criação e transformação. Uma característica das áreas rurais brasileiras está expressa em:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ESCS DF/2015)
O Brasil viveu muitas transformações no último século, pois esse país nunca foi tão povoado (a população foi multiplicada por doze), tão urbanizado (a taxa de urbanização se aproxima hoje dos 80%) e tão rico (a renda per capita foi multiplicada por treze). Contudo, deve-se acrescentar também que nunca o Brasil foi tão diverso, tão dividido e tão injusto como hoje.
Hervé Thery. Retrato cartográfico do Brasil. In: I. Sachs et al (orgs.).
Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia das Letras, p. 396 (com adaptações).Com relação às transformações territoriais e econômicas brasileiras catalisadas pela globalização, no século XX, assinale a opção correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Fac. Cultura Inglesa SP/2015)
Analise a charge.
(http://blogdolute.blogspot.com.br)
A crítica presente na charge, relativa ao desmatamento e à estrutura agrária brasileira, faz alusão
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFRR/2015)
O conceito de concentração fundiária é central para a compreensão dos argumentos apresentados pelos autores no texto a seguir:
“O Brasil é um país reconhecido internacionalmente pelos problemas históricos de distribuição de terras. Organizações internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) e o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e o Desenvolvimento – Banco Mundial) veiculam, através de sucessivos relatórios, a concentração fundiária do Brasil como um empecilho para o desenvolvimento, embora que nos moldes ideológicos que eles professam. Até a própria legislação reconhece essa problemática, visto que a Constituição Federal de 1988 prevê disposições legais de ação por parte do Governo, com aparato ao Estatuto da Terra, de 1964. Entres as causas fundamentais estão as formas de parcelamento da terra no período colonial e a manutenção do projeto de latifundiário de produção no campo pelo estado elitista.”
(In: CAVALCANTE, M; FERNANDES, B. M. Territorialização do agronegócio
e concentração fundiária. Revista NERA, ano 11, número 13, julho/dezembro de 2008).Assinale a alternativa que discute adequadamente a ideia de concentração fundiária:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FAMEMA SP/2018)
A concentração fundiária, a mecanização do campo e a facilidade de acesso aos serviços sociais nas cidades brasileiras explicam
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o espaço rural brasileiro para acertar na hora da prova!