A urbanização intensa do território brasileiro, iniciou-se junto ao processo de industrialização do país. Junto a este processo, temos o êxodo rural. Vamos entender melhor este processo?
O espaço urbano
A paisagem do espaço urbano é evidentemente diferente da paisagem do espaço rural. A paisagem do ambiente rural está geralmente associada à paisagem natural, aos campos, a agricultura. Já a paisagem urbana está associada à paisagem cultural, com aspectos culturais múltiplos, as características da modernização se misturando ao antigo, a mobilidade urbana, a tecnologia entre outros aspectos.

Processo de urbanização brasileira
Junto ao processo de industrialização, no final do século XIX, temos o início da intensificação do trabalho industrial, que necessitava de mão de obra. Com o aumento da quantidade de indústrias, já no século XX, a quantidade de emprego nas cidades, que estavam cada vez mais se desenvolvendo, ia aumentando.
O aumento da quantidade de empregos nas cidades junto ao processo de mecanização da agricultura, causou o início do fenômeno conhecido como êxodo rural. Além destes fatores, os filhos das famílias que viviam no campo, passaram a querer ir para as cidades estudar e largar a vida no campo. Isso porque as cidades tornaram-se muito mais atrativas, não só pelos empregos, mas também pela grande quantidade de serviços.
Êxodo rural
O êxodo rural, consiste então, na migração das famílias do campo para o espaço urbano. Espaço este que estava em constante crescimento e com maiores oportunidades de trabalho em contraponto ao campo. Com este processo, na década de 60, o Brasil passa a possuir uma população majoritariamente concentrada nas áreas urbanas.
Hoje, o espaço urbano brasileiro conta com 80% da população concentrada nas cidades. Porém, a distribuição não é equilibrada, a maior parte da população está concentrada em grandes centros urbanos. O processo de êxodo rural foi responsável também pelo surgimento das metrópoles no Brasil como: São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras mais.
Desigualdades no processo de urbanização
Com o processo de metropolização, surgiu também a desigualdade entre cidades em relação ao desenvolvimento econômico e número populacional. Enquanto alguns estados como São Paulo e Rio de Janeiro apresentam altos índices populacionais por serem considerados mais desenvolvidos economicamente, outros como Acre e Roraima apresentam baixos índices demográficos.
A região sudeste é considerada a região com as maiores taxas de urbanização, por conta de estados como São Paulo. Nessa região 90% da população vive nas cidades. Diferente de estados do norte e do nordeste, como Pará e Maranhão, que são estados considerados menos urbanizados.
O motivo para desigualdade entre as regiões, se deve pelo histórico econômico de cada uma. A região sudeste apresenta um processo de urbanização muito mais intenso, por conta dos ciclos econômicos que moveram a economia do Brasil, como o ciclo do café. Na região sudeste temos a presença da megalópole São Paulo – Rio de Janeiro, composta pelas duas cidades globais brasileiras.

Espaço urbano brasileiro e problemas do processo de urbanização
Junto com o intenso processo de urbanização, é claro que surgiram grandes problemas que influenciam o espaço urbano brasileiro atual. Com a intensa migração do campo para as cidades, o que antes era o atrativo, passou a ficar em falta: as oportunidades de emprego.
Inicialmente o problema da falta de emprego era a grande quantidade de pessoas, que era maior que a demanda das indústrias e do comércio. Atualmente, temos a diminuição de empregos, entre muitos fatores, por conta também da exigência de mão de obra qualificada e pela mecanização de certas funções, como por exemplo, a mecanização de etapas do processo de produção industrial.
Além do problema do desemprego, há também a falta de moradia, muitas vezes ocasionada pela própria dificuldade de encontrar um emprego. A falta de moradia é a responsável pela origem das favelas nas margens dos grandes centros urbanos, como por exemplo o Rio de Janeiro, que possui imensos complexos de favelas.
Junto com a falta de moradia, há a falta de saneamento básico e de coleta de lixo, que acaba por facilitar a propagação de doenças entre a população brasileira. Geralmente a falta destes componentes básicos de um espaço urbano é a falta de controle dos governos sobre o crescimento intenso das cidades.
A questão do transporte urbano é também um grande problema. Tendo em vista que o transporte coletivo não é priorizado, tornando-se precário e levando as pessoas a adquirir um carro próprio, onde geralmente de cinco lugares, somente o do motorista é ocupado.
Atualmente, por conta da superlotação dos grandes centros urbanos, o processo de crescimento dos centros urbanos de médio porte vem sendo priorizado. Desta forma, o processo de desmetropolização das metrópoles saturadas passa a ocorrer por meio do aumento de investimentos nas cidades de médio porte, próximas a estas.
Lentamente, as cidades de médio porte vão se tornando lugares atrativos para se viver, por conta da concentração de serviços.
Para aprender mais sobre o espaço urbano e urbanização no Brasil, assista a nossa videoaula a seguir sobre urbanização, e resolva os exercícios abaixo!
Questões sobre o espaço urbano brasileiro
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ESPM SP/2019)
Criação de novos recortes
territoriais só pode ser feita
por legislação específica… são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. É competência dos estados a definição (…), nos termos do Artigo 25, Parágrafo 3° da Constituição Federal.
Fonte: IBGE, 23/05/2017.O texto trata do conceito de:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFRGS/2019)
Leia o texto abaixo.
O Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, divulgado pelo IBGE, indica que, “dos municípios com mais de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por alagamentos e 62% por deslizamentos. As secas foram o tipo de desastre que afetou a maior parte dos municípios brasileiros: 2.706 ou 48,6%, seguido por alagamento (31%) e enchentes ou enxurradas (27%). A região Nordeste teve 82,6% de seus municípios afetados, especialmente o Ceará, em que essa proporção chegou a 98%, Piauí (94%), Paraíba (92%) e Rio Grande do Norte (91%). Os outros desastres foram mais frequentes no Sul, em que 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamento, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada”.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/ noticias/21633-desastres-natu-rais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos. Acesso em: 09 out. 2018.
Considere as seguintes afirmações sobre eventos climáticos extremos e planejamento urbano.
I. Episódios de precipitação intensa podem levar à diminuição da capacidade de infiltração do solo e, consequentemente, a perdas e danos em áreas urbanas.
II. As secas independem do quantitativo pluviométrico e do armazenamento de água disponível superficial e subsuperficialmente, pois são o reflexo do desajuste entre o consumo e a disponibilidade.
III. As cidades com maior concentração de áreas verdes, por diminuírem a velocidade do vento e reterem a umidade do ar, propiciam melhores condições urbanas para ilhas de calor.Quais estão corretas?
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UniCESUMAR PR/2019)
Considere o gráfico e as afirmações abaixo.
(IBGE – Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística)I. Nas últimas décadas ocorreu um processo de interiorização das atividades econômicas que esteve atrelado ao aumento das médias cidades.
II. Com a ampliação da divisão territorial do trabalho, ocorreu uma redução da heterogeneidade entre as médias cidades brasileiras.
III. As sucessivas crises econômicas tornaram muitas metrópoles menos atrativas, fato que promoveu uma relativa diminuição do crescimento demográfico nessas cidades.Está correto o que se afirma APENAS em
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FUVEST SP/2019)
Conjuntos comerciais verticais lançados no município de São Paulo de 1992 a 2015 A metropolização de São Paulo foi induzida pela industrialização no século XX. Nas últimas décadas, o deslocamento de parte da indústria da metrópole e o crescimento do setor terciário avançado revelam a primazia do capital financeiro, que se articula com o setor imobiliário e produz, por exemplo, os edifícios corporativos, sede deste terciário.
Carlos, A.F.A. São Paulo: do capital industrial ao capital financeiro. In: Carlos, A.F.A. e Oliveira. A.U. Geografias de São Paulo: a metrópole do
século XXI. São Paulo. Adaptado.Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio: Embraesp. 2015. Adaptado.
Com base no texto e no mapa, é correto afirmar que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFBA/2019)
Leia o fragmento de texto que segue e encontre, entre as alternativas, o fenômeno geográfico típico das grandes concentrações urbanas atuais.
“[Esse fenômeno] não é o único, mas, com certeza, o principal elemento constitutivo das Regiões Metropolitanas. Isso porque esse fenômeno costuma ocorrer a partir de grandes cidades e sua junção com as chamadas “áreas de entorno” ou “cidades-satélites”. Assim, forma-se uma região metropolitana que, obviamente, estrutura-se a partir da metrópole que se expande em direção às cidades vizinhas”.
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ geografia/>. Acessado em 26/07/2018 (cochete nosso).O fenômeno a que o texto se refere é conhecido como:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFT TO/2019)
As funções urbanas 1, 2 e 3 estão corretamente identificadas, em:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UERJ/2019)
FATORES HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS INFLUENCIAM A FORMA COMO A VIOLÊNCIA É
PERCEBIDA NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULOAs favelas paulistanas nasceram e proliferaram em condições bem diferentes das cariocas, alterando, segundo estudiosos, a percepção das classes média e alta sobre a desigualdade social. Apesar de a recente onda de violência em São Paulo, que matou 1157 pessoas até outubro de 2012, ter razões mais complexas e não poder ser relacionada diretamente à favelização, é inegável que, se o mesmo ocorresse no Rio, a população das zonas mais favorecidas teria uma percepção maior do seu impacto.
LOCALIZAÇÃO DAS FAVELAS
O Globo, 01/12/2012
Com o apoio dos mapas, identifica-se uma característica socioespacial diferenciada entre esses dois conjuntos metropolitanos de favelas que permite explicar as diferentes percepções da violência mencionadas no texto.
Essa característica está apresentada em:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FUVEST SP/2018)
As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; e tudo pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar.
(…) E, mal vagava uma das casinhas, ou um quarto, um canto onde coubesse um colchão, surgia uma nuvem de pretendentes a disputá-los.
E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar.
Aluísio Azevedo, O cortiço.Nas cidades brasileiras, particularmente no último quartel do século XIX, novas formas urbanas são constituídas, como os cortiços e as favelas. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(USF SP/2018)
Observe os dados a seguir que classificam os locais do Brasil em dez melhores e dez piores em coleta e tratamento de esgoto.
MELHORES
1. Santos – SP
2. Uberlândia – MG
3. Franca – SP
4. Jundiaí – SP
5. Curitiba – PR
6. Ribeirão Preto – SP
7. Maringá – SP
8. Sorocaba – SP
9. Niterói – RJ
10. Londrina – PRPIORES
72. Canoas – RS
73. Jaboatão – PE
74. Macapá – AP
75. Ananindeua – PA
76. Nova Iguaçu – RJ
77. Belém – PA
78. São João de Meriti – RJ
79. Belford Roxo – RJ
80. Duque de Caxias – RJ
81. Porto Velho – RO
Fonte: Ministério das CidadesO tema em evidência na questão impacta diretamente o(a)
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFPR/2018)
A identificação das maiores aglomerações de população no País tem sido objeto de estudo do IBGE desde a década de 1960. A necessidade de fornecer conhecimento atualizado desses recortes impõe a identificação de formas urbanas que surgem a partir de cidades de diferentes tamanhos, em face da crescente expansão urbana não só nas áreas de economia mais avançada, mas também no Brasil como um todo. As mudanças tecnológicas e de comunicações promoveram o surgimento de formas complexas de urbanização. Um exemplo é o arranjo populacional, que é o agrupamento de dois ou mais municípios, onde há uma forte integração populacional devido aos movimentos pendulares para trabalho ou estudo, ou devido à contiguidade entre as manchas urbanizadas.
(Adaptado de: IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.)Com base no texto acima, que trata da proposta elaborada pelo IBGE quanto à identificação de arranjos populacionais no território brasileiro, é INCORRETO afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22