Ácidos e bases: veja as definições, classificação e propriedades

Ácidos e Bases reagem entre si por Neutralização – e isso cai direto nas provas. Acontece quando íons H+ reagem com íons OH-, formando água. Veja isto e muito mais no resumo completo de Química sobre Ácidos e Bases.

As substâncias químicas em geral podem ser classificadas em orgânicas e inorgânicas. As orgânicas apresentam átomos de carbono os quais, geralmente formam estruturas de átomos de carbono ligados entre si. Para mandar bem no Enem é preciso dominar também Ácidos e Bases.

As substâncias inorgânicas, direta ou indiretamente são de origem mineral. Algumas delas contam também com átomos de carbono, como o dióxido de carbono,  e o carbonato de cálcio 

Além dessa classificação, também podemos classificar as substâncias químicas de acordo com suas funções. Neste post você vai revisar duas das funções químicas que mais aparecem no Enem e nos vestibulares: Os ácidos e as bases. Vem com a gente revisar Química para gabaritar Ciências da Natureza no Enem!

Ácidos

Cada função química reúne substâncias que apresentam propriedades semelhantes. Certas propriedades dos ácidos são usadas para identificá-los, como as relacionadas a seguir:

  • Ácidos são eletrólitos: pois sofrem ionização em água, gerando uma solução condutora de corrente elétrica;
  • Reagem com carbonatos  e bicarbonatos  produzindo gás carbônico, 
  • Os ácidos atuam sobre a cor de indicadores ácido-base: Substâncias que assumem cores diferentes dependendo da acidez ou da basicidade da solução.
  • Uma solução alcoólica de fenolftaleína, por exemplo, é incolor em meio ácido e em meio neutro, ou em meio levemente básico, e adquire coloração rósea em meio fortemente básico.
ácidos e bases - meios
Uma solução alcoólica de fenolftaleína

Resumo sobre ácidos

Bases

Agora que você já conhece as principais definições sobre os ácidos, vamos pensar nas características das bases:

  • As bases, assim como os ácidos, também apresentam algumas propriedades em comuns (propriedades funcionais).
  • As bases formam soluções eletrolíticas quando dissolvidas em água. Bases fortes são eletrólitos fortes (elevado grau de dissociação). As bases fracas, por terem baixa solubilidade em água e/ou baixo grau de ionização, apresentam também baixa condutividade elétrica.
  • As bases reagem com ácidos por meio da reação de neutralização. Ácidos são neutralizados por base e vice-versa, pois os íons  presentes na solução ácida reagem com íons  da solução básica, formando água.
  • Atuam sobre a cor dos indicadores ácido-base. O extrato do repolho roxo, por exemplo, quando em contato com uma solução alcalina, sofre alteração da sua cor – passa do roxo para o azul ou verde, dependendo da concentração de íons hidroxila, OH-, presentes na solução.
ácidos e bases - escala de pH
Escala de pH para identificar Ácidos e Bases – Extrato de repolho roxo

Resumo sobre as bases

Veja com o professor Sobis uma aula-show sobre o que são as Bases:

Essas características que você acabou de revisar são definições “genéricas” sobre essas duas funções químicas.

Definições de ácidos e bases

Mas, o Enem pode te cobrar algumas definições mais específicas que levam o nome de seus atores. Vamos, então, relembrar as definições de Ácidos e bases segundo Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis?

Definição de Arrhenius:

Ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+).

Bases são substâncias que em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH–.

Você pode complementar as definições de Arrhenius neste resumo completo sobre Funções Inorgânicas.

Definição de Bronsted-Lowry:

Ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação.

Base é uma substância capaz de receber um próton.

Definição de Lewis:

Ácidos são substâncias que em numa ligação química, podem receber pares eletrônicos.

Bases são substâncias que cedem pares eletrônicos.

É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.ácidos e bases - escalasEscala de pH

Principais ácidos e bases e suas aplicações

– Ácido Sulfúrico  É o nome comercial da solução aquosa de sulfato de hidrogênio. Esse ácido é utilizado em vários processos industriais, por exemplo, na fabricação do papel e de corantes, na produção de inseticidas, de fertilizantes, de explosivos e de outros ácidos. As baterias de automóveis contém solução aquosa de ácido sulfúrico.

– Ácido nítrico,  É utilizado na fabricação de corantes, pesticidas, fertilizantes, explosivos (TNT e nitroglicerina) e fibras sintéticas.

– Ácido Clorídrico: Em solução aquosa é muito utilizada na limpeza e galvanização de metais, no curtimento de couros e na obtenção de vários produtos.

– Hidróxido de sódio  Comercializado como soda cáustica, é muito utilizada, como por exemplo em uma das etapas do processo de fabricação do papel, tecidos e produtos de uso doméstico.

– Amônia,  é utilizada na fabricação de ácido nítrico,  na produção de fertilizantes, em amaciantes de roupas, em tintas e amaciantes de roupas e tintas e alisantes para cabelos e em desinfetantes.

Exercícios

.

Compartilhe: