América do Norte e seus aspectos geográficos

A América do Norte é o subcontinente americano considerado como o mais desenvolvido comparado à América Central e a América do Sul. Nesta aula, iremos aprender mais sobre as características geográficas deste subcontinente.

A América do Norte é a região do continente americano conhecida pelo seu desenvolvimento econômico e pelas estratégias grandiosas de relações exteriores e domínio sobre outros países e sobre as guerras em outras partes do globo. Com extensão de 24.710.000 quilômetros quadrados o subcontinente é formado somente por três países.

mapa da america do norte
Figura 1: Mapa da América do Norte. Fonte: https://www.guiageo.com

 

Localização da América do Norte

Apesar de possuir a menor quantidade de países entre as regiões do continente americano, sua extensão territorial é a maior da América. Os países componentes da América do Norte são: México, Estados Unidos e Canadá. Destes, somente o México ainda não é um país considerado desenvolvido.

O subcontinente América do Norte, encontra-se todo situado sobre a placa tectônica norte-americana. A parte oeste do território estado-unidense encontra-se no limite de placas entre a placa norte-americana e a placa do pacífico, tornando esta, uma região de frequentes tremores de Terra.

Mesmo possuindo somente os três países aqui citados, os Estados Unidos possuem domínio sobre outros territórios, como por exemplo, Porto Rico na América Central. Além de os Estados Unidos possuírem domínio sobre outros territórios, há territórios da América do Norte que são pertencentes a países europeus, como por exemplo a Groenlândia, que pertence à Dinamarca.

População da América do Norte

No dia a dia estamos acostumados a ouvir as pessoas se dirigirem somente aos nativos dos Estados Unidos como americanos, o que na verdade é um erro. Americanos são todo aqueles que possuem origem geográfica de qualquer parte do continente americano, seja América do Norte, América Central ou América do Sul.

Aqueles que nasceram na América do Norte, são norte-americanos, enquanto aqueles que nasceram nos Estados Unidos da América, são estadunidenses (ou estado-unidenses) e norte-americanos.

A utilização do termo americano somente para caracterizar os estadunidenses, deve-se ao fato da grande influência econômica, política e cultural que o país exerce sobre as demais partes do globo. Além do fato de os próprios estadunidenses chamares seu país de América e ao próprio povo como americanos.

Outra confusão bastante frequente é a de que o México faz parte da América Central por conta de seu idioma oficial ser o espanhol e não o inglês.

Aspectos físicos da América do Norte

Em relação aos aspectos físicos, a maior parte da América do Norte encontra-se na zona temperada, deste modo o clima temperado é dominante no continente (com algumas variações dependendo da região). Por conta de sua grande extensão territorial, fatores como o relevo, a altitude e a maritimidade acabam por afetar o clima, tornando possível a presença de clima desértico e semiárido.

Podemos encontrar na América do Norte também, o clima polar (Canadá, Alasca e Groenlândia), subpolar, o clima subtropical e o clima tropical.

A América do Norte possui um relevo bastante interessante, apresentando três cordilheiras: os Montes Apalaches, as Montanhas Rochosas e a Cadeia de Montanhas do Pacífico, sendo estas duas últimas semelhantes as formações da Cordilheira dos Andes.

Pela atividade tectônica frequente, destaca-se também a falha de San Andreas. Uma grande falha geológica localizada ao oeste dos Estados Unidos em limite transformante entre a placa norte-americana e a placa do pacífico (já citadas aqui nesta aula). Há também a presença de planícies costeiras (Golfo do México), bem como planaltos, entre as cordilheiras e as planícies.

falha de san andreas america do norte
Figura 2: Falha de San Andreas (EUA). Fonte: https://brasil.elpais.com

 

Economia da América do Norte

Os países que compõe a América do Norte possuem um bloco econômico próprio, chamado de NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio). Já houve tentativas de criação de um bloco econômico onde todos os países do continente americano fariam parte, o ALCA (Área de Livre Comércio das América).

Porém, nunca a ideia nunca foi colocada em prática por conta da “vista grossa” do governo estadunidense sobre os países com tendência mais populares e esquerdistas.

Quando tratamos da economia norte-americana, logo nos vem à cabeça a forte indústria de produção tecnológica dos Estados Unidos da América, concentrada no chamado Vale do Silício, a alta produção automobilística, ou até mesmo a maior indústria de audiovisual do globo (Hollywood).

Apesar de todas estas serem indústrias de grande destaque, a indústria agropecuária também é bastante forte e desenvolvida no subcontinente. Na América do Norte, temos a presença dos cinturões agrícolas (belts) destinados para cada tipo de cultivo.

belts da america do norte
Figura 3: Cinturões agropecuários (belts) nos Estados Unidos.

 

Os cinturões de maior destaque são os cinturões de cultivo de milho e de algodão. O milho é um alimento bastante presente na indústria alimentícia norte-americana e é utilizado também na produção de combustível (etanol). No México, destacam-se o xarope de agave (utilizado como adoçante) e as bebidas alcoólicas como a tequila.

Relações internacionais

Os Estados Unidos são conhecidos por atentados que tornaram-se marcos históricos, como por exemplo o ataque às torres gêmeas do World Trade Center.

Apesar de não ser um território onde as guerras estão presentes, os Estados Unidos é um país conhecido por promover e incentivar conflitos armados em outras partes do globo, como por exemplo os conflitos religiosos e de disputa por terras do oriente Médio. Como exemplo atual, temos a guerra da Síria.

Para saber mais sobre a América do Norte, veja esta videoaula do prof. Carrieri:

Questões

(UEPG PR/2017) Sobre as áreas que correspondem a América desenvolvida, assinale o que for correto.

01) Os EUA possuem 50 estados. Dois deles não são contíguos (Alasca e Havaí). O Alasca é o estado com a maior área nos EUA, porém possui população reduzida.

02) As áreas mais ao norte do Canadá, como Nunavut e Territórios do Noroeste, são os locais onde encontram-se boa parte dos Inuites, povos nativos conhecidos pelos brancos como esquimós.

04) Os EUA possuem dois grandes conjuntos montanhosos, as Rochosas, mais a oeste que cortam estados como Montana, Washington e Colorado e os Apalaches, mais a leste que possuem como um de seus pontos turísticos o Monte Rushmore.

08) Boa parte das cidades mais importantes do Canadá situam-se na área mais a sudeste do país, próximo à fronteira com os EUA, como Quebec, Montreal, Otawa e Toronto.

Gabarito: 11

(UNITAU SP/2017) O Presidente Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos da América (EUA) e propôs uma série de ações controversas. Dentre elas, está a construção de um muro ao longo do Rio Grande, separando os EUA e o México.

Em relação à construção desse muro, leia as afirmativas abaixo.

I. A construção do Muro do México pode ser caracterizada como uma forma de “protecionismo econômico” e, em consequência, como o possível início de uma era de “desglobalização”.

II. A fronteira entre o México e os Estados Unidos é um dos locais de maior tensão em termos políticos e também humanitários, pois mais de 5 mil imigrantes ilegais morreram tentando ultrapassá-la.

III. A construção do Muro do México emergiu durante os acordos relativos à criação da ALCA, bloco econômico que, apesar de ser comercial, teria a função de propiciar uma maior integração entre os países-membros.

Está CORRETO o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) I, II e III, apenas.

Gabarito: D

3 – A posição geográfica é fator determinante nas características climáticas norte-americanas. Sendo assim o tipo climático dominante é:

a) Equatorial

b) Frio-Polar

c) Árido

d) Subtropical

e) Temperado

Gabarito: E

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22