Continente americano: Um panorama geográfico das Américas

A América, geralmente é reduzida somente à América do Norte, conhecida pelo seu maior “desenvolvimento”. Vamos trabalhar os aspectos gerais do continente americano de forma unificada?

O continente americano, conhecido geralmente de forma segregada, é um continente composto por três regiões: América do Sul, América Central e América do Norte. Possui uma extensão bastante considerável, categorizando-a como o segundo maior continente do globo terrestre e apresentando uma diversidade cultural e de aspectos físicos bastante acentuada.

continente americano
Figura 1: Mapa político do continente americano.Fonte: http://www.geomapas.com.br

 

Localização do continente americano

Chamada também de “Américas” devido às grandes diferenças entre as três regiões do continente, o continente americano apresenta uma extensão de aproximadamente 42.550.000 quilômetros. Em extensão territorial fica atrás somente da Ásia. Apesar de perder para Ásia em questão de área, é o maior continente no sentido norte/sul.

Sua extensão ocupa tanto o hemisfério norte como o hemisfério sul do globo terrestre e é cortado pelo Trópico de Câncer, pelo Trópico de Capricórnio e pela linha do Equador, percorrendo todas as faixas climáticas do planeta.

Divisão regional da América

A divisão regional da América possui diversas nomenclaturas. Mas, a mais convencional é a divisão em América do Sul, América Central e América do Norte. As divisões do continente americano foram criadas de acordo com a posição geográfica dos países e com as línguas faladas em cada uma das regiões.

Estas nomenclaturas foram designadas por conta da forma do continente americano, onde as duas massas continentais maiores (América do Norte e América do Sul), são ligadas por um istmo.

Ou seja, uma porção continental mais estreita localizada no meio do continente (América Central). Deste modo, a América do Norte e a América Central, estendem-se ao longo do hemisfério norte do globo, e a maior parte da América do Sul estende-se ao longo do hemisfério sul.

divisão do continente americano
Figura 2: Mapa representando a divisão das Américas.Fonte: https://escolakids.uol.com.br

 

Divisão cultural das Américas

Outra nomenclatura bastante comum para a divisão do continente é a divisão entre América Anglo-Saxônica e América Latina. Esta visão não está de acordo com os critérios das nomenclaturas anteriores, pois esta não está relacionada com o idioma ou com a posição geográfica, mas sim com a relação entre os “países desenvolvidos” e os “países subdesenvolvidos”.

Os países que compõe a América Anglo-Saxônica são então os “países desenvolvidos” (Canadá e Estados Unidos) e a América Latina seria a América “subdesenvolvida” (México, América Central e América do Sul).

População do continente americano

A população americana é de aproximadamente 1,002 bilhões (dado de 2016). Esse número faz com que o continente americano seja o terceiro mais habitado, estando abaixo somente da Ásia e da África.

As etnias americanas são das mais variadas devido à grande variedade povos nativos pré-coloniais e a miscigenação com os colonizadores europeus e com as etnias africanas por conta da escravidão.

A respeito da ocupação do território americano, acredita-se que os primeiros povos chegaram ao continente por volta de 15 mil anos atrás. Estes povos seriam provenientes do continente asiático e teriam chegado à América pelo Estreito de Bering que na época encontrava-se congelado, possibilitando a passagem para o continente.

Já a colonização europeia, inicia-se em 1492 quando Cristóvão Colombo chega ao continente americano. O nome América foi uma homenagem à Américo Vespúcio, que foi o responsável por descobrir que o continente ainda eram terras não conhecidas pelos europeus.

Aspectos físicos do continente americano

O continente americano apresenta formação geológica antiga apesar de possuir também regiões de composições modernas do relevo. Pela presença de formação antiga, as formas de relevo apresentam um estágio avançado de modificação, causado pelos agentes externos de transformação.

planicie do rio amazonas
Figura 3: Imagem aérea da planície do rio Amazonas.

 

As formas de relevo mais recentes podem ser encontradas na porção oeste do continente. Como exemplo, temos a Cordilheira dos Andes, formada pelo tectonismo de placas. Ao leste do continente, temos a predominância de planaltos e planícies como por exemplo a planície do rio Amazonas.

cordilheira dos andes continente americano
Figura 4: Cordilheira dos Andes na cidade de Santiago – Chile

 

Clima da América

Pelo fato de atravessar todas as zonas climáticas do globo terrestre, a América apresenta variedade climática. O clima alterna desde o polar, no extremo norte do planeta, até o semiárido do nordeste brasileiro. Alguns dos climas encontrados no continente são: equatorial, subtropical, tropical, clima e montanha, entre outros.

Economia da América

Em relação à economia, temos como blocos econômicos principais o NAFTA e o MERCOSUL. O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é formado pelos países da América do Norte (México, Estados Unidos e Canadá), já o MERCOSUL possui como membros permanentes: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela e membros associados: Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia.

Os países considerados mais economicamente desenvolvidos são Estados Unidos e Canadá, apesar de Brasil, México e Argentina possuírem também altos níveis de produção.

A diferença entre estas duas categorias de países, é que nos considerados mais desenvolvidos a indústria nacional é mais presente, diferente dos demais, onde há grande presença da indústria estrangeira por conta das isenções fiscais e da mão de obra barata. A agricultura americana é bastante difundida mundo a fora, sendo este ramo o de maior destaque nos países latinos.

Para aprender mais sobre a América, recomendamos a videoaula a seguir sobre os povos americanos e a resolução dos exercícios!

Questões

(Cefet PR/2017) Entre as várias caracterizações regionais do continente americano, assinale a alternativa correta sobre a América Andina.

a) Contém o Chile e as regiões banhadas pelo rio da Prata que passa pelo Uruguai.

b) Faz fronteira com o Círculo Polar Antártico e contém o Oceano Atlântico.

c) Estende-se do Chile até as terras áridas do território mexicano do Pacífico.

d) Faz fronteira ao norte com as Antilhas e é banhada apenas pelo Atlântico.

e) Faz fronteira com a América Central e contém parte da Floresta Amazônica.

Gabarito: E

(UEM PR/2016) Quando da chegada dos europeus ao Continente Americano, em 1492, estima-se que a população da América estava entre 80 e 100 milhões de pessoas. Para o que é hoje o território brasileiro, as estimativas variam entre 3 e 6 milhões de habitantes distribuídos entre 1.500 grupos étnicos distintos, agrupados em quarenta grandes famílias linguísticas. Sobre essa população e os primeiros grupos indígenas que ocuparam o Paraná, assinale o que for correto.

01) Os restos humanos mais antigos encontrados no Brasil até o momento são os de uma jovem mulher, batizada pelos arqueólogos de Luzia. A datação realizada indicou que eram de 11.500 anos atrás, e encontrados em uma caverna na região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

02) O território paranaense vem sendo ocupado por diferentes populações humanas há cerca de 9.000 anos, de acordo com os vestígios de suas culturas materiais encontrados por arqueólogos.

04) A hipótese mais aceita sobre as primeiras populações que ocuparam o Continente Americano é a que defende terem elas vindo do noroeste da Ásia, cruzando o estreito de Bering.

08) A formação da base material para sedentarização dos grupos caçadores coletores que viviam nos territórios hoje pertencentes ao Paraná só ocorreu com a chegada dos primeiros europeus, que trouxeram as técnicas do velho continente. Somente então ocorreu o desenvolvimento da agricultura, a domesticação de animais e a fabricação de cestarias e cerâmicas.

16) Os vestígios da cultura material de povos pescadores e coletores são encontrados numa vasta faixa entre o mar e a Serra do Mar. As baías, os estuários e as lagunas apresentam sítios denominados de sambaquis, que chegam a atingir 10 metros de altura. Neles são encontrados restos de alimentos, adornos, conchas, ferramentas, armas, vestígios de sepultamento.

 

Gabarito: 22

(UEFS BA/2015) São características da América Latina e de sua população:

a) Os países latino-americanos distribuem-se por duas regiões geográficas do continente americano.

b) Os países da América Latina, em sua totalidade, foram colonizados pelos países ibéricos.

c) A sociedade apresenta uma acentuada estratificação e instabilidade econômica.

d) A população é predominantemente rural, se comparada à do continente africano.

e) As grandes cidades sofrem profundamente com a insuficiência sanitária mas possuem cobertura total de rede elétrica nas moradias, devido ao enorme potencial hidrelétrico do continente.

Gabarito: C

 

 

 

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22