Atletismo: o que é, histórico, modalidades e representatividade brasileira

O atletismo consiste em movimentos básicos do corpo humano. Dentre as modalidades estão a corrida, provas de salto, e provas de lançamentos e arremessos. Conheça melhor!

O atletismo é um dos esportes mais clássicos da humanidade. Suas provas consistem em corridas, saltos, arremessos e lançamentos. Saiba mais sobre cada uma delas na aula de hoje.

O que é atletismo

Considera-se que o atletismo nasceu juntamente com o ser humano. Desde os primórdios, era necessário correr, saltar e arremessar objetos. Além disso, o atletismo foi o primeiro esporte apresentado no que viria se chamar de Olimpíada.

O atletismo é a mais rudimentar prática esportiva. Consiste em movimentos básicos ao corpo humano. Dentre eles estão: correr, marchar, saltar e lançar ou arremessar.

Considerado o “esporte base” para muitas outras modalidades, o atletismo é um dos maiores atrativos nos Jogos Olímpicos, competição esportiva mais importante do mundo.

Histórico do atletismo

As primeiras competições esportivas do mundo consistiam em provas de atletismo. Há evidências de que o esporte já era praticado há 5 mil anos na Grécia, China e no Egito.

O primeiro registo histórico de uma competição foi justamente a corrida. Datada em 776 a. C., aconteceu na Grécia e consistia em correr uma distância de aproximadamente 200 metros.

Com a evolução das provas, a modalidade que se tornou um dos principais eventos olímpicos foi o pentatlo. Na Grécia antiga, essa modalidade do atletismo era composta por cinco provas: lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em comprimento, corrida de estádio (192 metros) e luta grega.

Atualmente, o atletismo conta com mais de 20 modalidades. Essas modalidades são classificadas em corridas rasas e fundas, corridas com barreiras e obstáculos, revezamentos, marcha atlética, saltos e lançamentos ou arremessos.

Provas de corrida

As provas de corrida geralmente ocorrem na pista de atletismo. A pista oficial é composta por duas retas e duas curvas. Possui, geralmente, oito raias, cada uma contendo a largura de 1 metro e 22 centímetros.

Uma volta completa na raia interna da pista contém 400 metros. Nas corridas rasas ou de curtas distâncias, os atletas precisam necessariamente se manter na mesma raia em que largaram.

Enquanto isso, em corridas de fundo, com distância maiores, os atletas podem mudar de raia. Geralmente, os atletas se movem para as raias mais internas, que possuem distâncias um pouco menores.

Pista de atletismoFotografia de uma parte de uma pista de atletismo. Fonte da imagem: Getty Images.

As provas de corrida são divididas de acordo com a distância percorrida. Elas vão de 100 metros à 10.000 metros em pista, ou 42 km (maratona) em percurso aberto. As distâncias percorridas nas corridas com barreiras e obstáculos vão de 100 metros à 3.000 metros.

Corrida de 100 metros

A prova de 100 metros ganhou destaque após o atleta Usain Bolt bater o recorde de maior velocidade e o título de homem mais rápido do mundo. Usain completou a prova em apenas 9 segundos e 58 milésimos.

Corridas com barreiras

Nas corridas com barreiras, os atletas precisam correr a distância da prova, saltando sobre obstáculos, como na imagem a seguir:

Corrida com obstáculos - atletismoEm uma das modalidades de atletismo, os/as atletas correm em uma pista com barreiras. Fonte da imagem: DenisKuvaev.

Maratona

Uma das provas de corrida mais clássicas do atletismo é a maratona. Essa prova consiste em correr uma distância de 42 km e geralmente ocorre em percurso aberto. Por isso é considerada uma das modalidades mais desgastante dos esportes em geral.

Revezamentos

Os revezamentos são provas onde vários atletas revezam a distância percorrida na corrida. Elas se dividem em duas categorias: 4×100 e 4×400.

No revezamento 4×100, quatro atletas se dividem para correr a distância de 400 metros, sendo que cada um corre 100 metros. No 4×400 a regra é a mesma, mas cada um dos quatro atletas corre 400 metros.

Revezamento - atletismoFotografia de uma prova de revezamento 4X100 feminino mostrando a passagem do bastão.

Provas de salto

Existem quatro provas de saltos no atletismo. São elas: salto com vara, salto triplo, salto em altura e salto em distância.

Salto com vara

No salto com vara, os atletas usam uma vara flexível para tentar alcançar a maior altura em um sarrafo delimitado.

Salto com vara - atletismoFotografia da atleta Fabiana Murer, uma das maiores atletas brasileiras do salto com vara.

Salto triplo

No salto triplo, precede-se uma corrida de aceleração, e após um ponto demarcado, o atleta tem direito a três saltos (todos com uma perna só, alternando as pernas) e aterrissa em uma caixa de areia.

Salto triplo - atletismoMontagem mostrando as etapas do salto triplo.

Salto em altura

No salto em altura, o atleta deve saltar sobre uma barra em determinada altura, sem derrubá-la. Esse salto sofreu muitas alterações em sua técnica no decorrer dos anos com o objetivo de otimizar o movimento para se saltar o mais alto possível. Atualmente, o salto é feito de costas, como na imagem abaixo:

Salto em altura - atletismoFotografia de uma atleta realizando um salto em altura.

Salto em distância

No salto em distância, o atleta tem direito a uma fase de corrida para a aceleração e, após um ponto determinado na pista, deve realizar um salto no maior comprimento possível, aterrissando com os dois pés em uma caixa de areia.

Salto em distância Fotografia de uma atleta realizando o salto em distância.

Provas de arremessos e lançamentos

Os arremessos e lançamentos são quatro: disco, dardo, peso e martelo.

Lançamento de disco

No lançamento de disco, o atleta deve segurar em uma de suas mãos um disco, que pesa em torno de 2 kg. O atleta pode girar sobre o seu corpo em área delimitada e arremessar o disco na maior distância possível.

Arremesso de disco - atletismoAtleta da Estônia realizando o lançamento de disco.

Lançamento de dardos

O lançamento de dardos faz referência à caça de nossos antepassados. A prova consiste em lançamento de um dardo de 2,2 metros para mulheres e 2,6 metros para homens. Após uma fase de aceleração com corrida, deve lançar o dardo na maior distância possível.

Arremesso de dardo - atletismoFotografia de uma atleta brasileira realizando o lançamento de dardo.

Lançamento de peso

No lançamento de peso, deve-se lançar uma bola de metal com uma das mãos na maior distância possível. O peso da bola é de 7,2 kg para homens e de 4 kg para mulheres.

Arremesso de pesoAtleta brasileiro realizando o lançamento de peso.

Arremesso de martelo

No arremesso de martelo, o atleta deve arremessar uma bola de metal presa a um arame com uma alça na extremidade. Na prova, o atleta pode girar o implemento três vezes sobre a cabeça e depois três vezes seu próprio corpo, lançando-o na maior distância possível.

Lançamento de marteloFotografia de uma atleta brasileira realizando o lançamento de martelo.

Brasil no atletismo olímpico

O Brasil é um país que recebe certo destaque no atletismo mundial. Nos Jogos Olímpicos, conquistou 17 medalhas, sendo 5 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze.

Dentre as modalidades com medalhas estão os saltos triplo, salto em altura, salto com vara, salto em distância, corrida de 200 e 800 metros, a maratona e o revezamento 4×100 metros.

Um dos nomes de grande destaque do atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos é de Maurren Maggi. Maurren foi a primeira mulher brasileira a ter conquistado medalha nas provas individuais dos jogos.

Maurren levou ouro após saltar 7,04 metros nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. O recorde brasileiro e sul americano de salto em distância também é dela, sendo de 7,26 metros.

Devido às suas conquistas, Maurren recebeu por duas vezes o prêmio de melhor atleta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Outro grande nome do atletismo brasileiro é o de Adhemar Ferreira da Silva, conquistando duas medalhas de ouro. Suas medalhas foram conquistadas nas olimpíadas de Helsinque (1952) e de Melbourne (1956).

João Carlos de Oliveira, conhecido como “João do Pulo”, também deixou grande legado para o nosso atletismo. João conquistou duas medalhas de bronze em olimpíadas e foi três vezes campeão mundial.

Por 10 anos, João do Pulo foi dono do recorde mundial no salto triplo, saltando uma distância de 17,89 metros.

Videoaula

Para um conhecimento mais amplo sobre o esporte e suas modalidades, assista ao vídeo do Esporte Interativo e, em seguida, responda as questões.

Exercícios

1- (EBSERH – 2015)

O atletismo é composto por diversas modalidades de pista e campo. Essas modalidades são definidas por

A) provas de corridas, saltos, arremessos e lançamentos.

B) provas de jogos, saltos e exercícios de corridas.

C) provas de resistência, velocidade e força.

D) provas com atividades cognitivas, físicas e sociais.

E) provas de corridas longas, saltos curtos e lançamentos.

2- São modalidades do atletismo, exceto:

A) Salto triplo;

B) Lançamento de peso;

C) Levantamento de peso;

D) Maratona;

C) Salto com vara.

3- Explique como ocorre as provas de revezamento, especificando as modalidades.

Gabarito:

  1. A
  2. C
  3. No revezamento, existem duas modalidades, o 4X100 e 4×400. Já no 4×100, 4 atletas revezam a distância de 400 metros, sendo que cada um corre 100m. No 4×400, o princípio é o mesmo, e os atletas revezam a distância de 1600 metros com cada um correndo 400m.

Sobre o(a) autor(a):

O texto foi escrito pela professora Milena Boeng, Bacharela em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Compartilhe: