Balanceamento das equações de oxirredução

Relembre como fazer o balanceamento das equações de oxirredução. Estude Química para o Exame Nacional do Ensino Médio com o Curso Enem Gratuito!

O balanceamento ou acerto dos coeficientes de uma equação química é indispensável para que esta tenha um significado quantitativo.

As reações de oxirredução são aquelas em que ocorre transferência de elétrons de uma espécie química para outra, sendo que o átomo ou íon que recebe elétrons tem a sua carga ou número de oxidação (Nox) diminuido, e dizemos que ele sofreu uma redução. Por outro lado, a espécie que perde os elétrons, sofre oxidação, tendo o seu Nox aumentado.

Para balancear uma reação de oxirredução, devemos tornar o número de elétrons cedidos pelo redutor igual ao número de elétrons recebidos pelo oxidante.

Observe abaixo a equação:

equações de oxirredução 1

Veja que a contabilidade do número total de elétrons cedidos pelo redutor e recebidos pelo oxigênio está respeitada, pois:

– Se 1 átomo de Al perde 3 elétrons, então 2×2 = 4 átomos de Al perderão 4×3 = 12 elétrons;
– Se 1 átomos de O ganha 2 elétrons, então 3×2= 6 átomos de O ganharão 6×2=12 elétrons.

Assim, a partir da quantidade de elétrons cedidos e recebidos numa equação de oxirredução, podemos acertar os coeficientes.

Vamos balancear a equação:

P4 + Cl2 → PCl2

1. Primeiramente o que você deve fazer é determinar o Nox de todos os elementos que sofrem oxirredução e as variações desses Nox. Essas variações irão indicar o número de elétrons que cada átomo irá ganhar ou perder:

equações de oxirredução - 2

2. Determine a variação total (∆) do Nox do oxidante e do redutor, que é igual à variação do Nox vista acima multiplicada pelo número de átomos do elemento na molécula considerada.

Para P4: ∆ = 3×4=12
Para Cl2: ∆=1×2 =2

3. O ∆ do oxidante será o coeficiente do redutor e vice-versa. Isso garante a igualdade do número total de elétrons cedidos e recebidos.

∆=12 →12 Cl2           ∆=2 → 2P4

4. Os coeficientes restantes são acertados pela contagem normal dos átomos. Em nosso caso, cantamos o número de átomos de P (ou Cl) e acertaremos o coeficiente do PCl3:

equações de oxirredução - 3

Dividindo-se todos os coeficientes por 2, teremos:

P4 + 6Cl2 → 4PCl3

Saiba mais sobre balanceamento das reações de oxirredução assistindo a este vídeo do Descomplica:
Que tal testar seu conhecimento? Você consegue resolver este exercício?

1) Sais de ferro podem ser oxidados por vários oxidantes. Uma dessas reações pode ser representada por essa equação não balanceada

FeSO4 + H2O2 + H2SO4 → Fe2(SO4)3 + H2O

A soma dos menores coeficientes inteiros que acertam essa equação é

a) 7.
b) 8.
c) 10.
d) 13.

Resposta: a

Faça o Simulado

Sobre o(a) autor(a):

Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC.