Interpretação de Canções no Enem: veja resumo com simulado

Veja um resumo divertido sobre a música brasileira e depois teste o seu nível sobre Interpretação de Canções no Enem. Todo caem questões assim. Confira agora!

Interpretação de textos é o que mais cai nas provas do Enem. Cai em Literatura e nas outras matérias da prova de Linguagens também. Inclusive nas cinco questões de Idioma Estrangeiro a maioria das questões é de interpretação de texto. E, a Interpretação de canções no Enem está cada vez mais frequente.

Canções no Enem

Antes de responder ao simulado veja estes resumos sobre Interpretação de Textos e sobre Interpretação de Canções no Enem.

Primeiro, veja coma professora Camila Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, como lidar com o tema das Canções Populares, que sempre caem nas provas:

Publicidade

Para conseguir responder a esse tipo de questão, é importante saber o contexto histórico no qual estão inseridas essas composições.

Na aula acima a prof Camila te conduz em uma viagem pela história da música brasileira, iniciando pelo samba e chegando à jovem guarda 😀

As canções e as fases da sociedade

Na década de 50, o Brasil estava vivendo uma série de mudanças impulsionadas pelo governo do presidente Juscelino Kubitscheck (anos JK), assim como suas consequências.

O samba, que nasceu na periferia, vai se expandindo para outras partes da cidade e ganha grande repercussão. Cartola foi um artista marcante desse ritmo. Nesta época, em 1958, explode a bossa-nova, ritmo genuinamente brasileiro que se consagrou no exterior e contribuiu para a disseminação de uma imagem idealizada e romantizada do Brasil. Nomes importantes da bossa-nova: João Gilberto, Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

O contexto que se seguiu ao golpe militar de 1964 permitia músicas com a temática da bossa nova, mas censurava as letras e  várias outras produções. Nesse contexto, surgem as canções de protesto. Entra em ascensão o cantor e compositor Chico Buarque.

 Fique ligado (a) porque o Enem já cobrou músicas do Chico Buarque, porém nem sempre são as canções dos anos 60, 70. Confere aí no vídeo um exemplo de como essas músicas apareceram na prova

Outro nome importante na canção de protesto durante a ditadura foi Geraldo Vandré. Caetano e Gil surgem com outra pegada, chamada Tropicália. Confere lá no vídeo!

 Outro ritmo importante, considerado “tipo importação”, é o iê-iê-iê, que nasceu com a Jovem Guarda. Assemelha-se ao rock’n roll dos EUA, demonstrando a inserção cultural presente nesse estilo.

Como Interpretar canções no Encceja e no Enem

Confira agora com a pro. Camila as dicas para você mandar bem nas questões de interpretação de canções no Enem e nas provas do Encceja também.

As Dicas da Camila:

Samba, MPB, rap etc… Todos os rítmos e estilos podem cair nas provas!

. Além de estar presente nos seus fones de ouvido, a música costuma estar presente em vários vestibulares, inclusive no Encceja.

Outra dica boa é você ver esta aula sobre o uso de trechos de músicas na Redação do Enem.

Veja no resumo acima como acertar as questões de Interpretação de canções no Enem e no Encceja.

Simulado sobre Canções no Enem

.

Compartilhe: