Saiba qual é a diferença entre círculo e circunferência e aprenda os cálculos mais comuns envolvendo essas figuras. No final, tem exercícios para você praticar!
O círculo e a circunferência são figuras que aparecem com muita frequência nas questões de Matemática do Enem. Por isso, são tema da sexta aula da nossa série “Aprenda geometria de uma vez por todas”. Você vai estudar as figuras circulares da geometria plana, o círculo e a circunferência, além de ver uma breve apresentação do número π (pi).
É muito comum utilizarmos as palavras “círculo” e “circunferência” como se fossem sinônimos. Mas, essas duas figuras possuem uma diferença importante. Quando falamos em circunferência, estamos nos referindo à parte externa, somente o contorno, ou a “casca”.
Já quando nos referimos a círculos, falamos sobre toda a área interna a essa casca. Assim, enquanto a circunferência é um comprimento, o círculo é uma área. Veja na imagem:
Atenção: o círculo é a área interna. Ele não precisa necessariamente estar hachurado ou pintado. A indicação pode ser feita através do comando da questão.
Podemos identificar a diferença facilmente no elemento visual acima. A circunferência é a parte externa, o traço preto, formando um comprimento. Enquanto isso, o círculo é a parte interna, colorido de roxo, formando uma área.
Com essas distinções postas, fica mais claro focar na resolução dos exercícios para os exames. Observe que exercícios envolvendo circunferências vão exigir que você faça cálculos envolvendo comprimentos, enquanto exercícios envolvendo círculo vão exigir que você faça cálculos envolvendo áreas.
Elementos do círculo e da circunferência
Agora que já sabemos as diferenças, vamos ver quais são os elementos principais que formam tanto o círculo quanto a circunferência. Esses elementos estão presentes em ambas as figuras e são importantes para os cálculos envolvendo-as.
Primeiramente, podemos atentar ao centro. Intuitivamente sabemos quem é o centro. Mas, matematicamente, dizemos que o centro é um ponto dentro da figura que tem a mesma distância de todos os pontos da circunferência. Para o círculo essa definição ainda é válida, mas usamos de referência a menor circunferência que engloba o círculo.
O segundo elemento a ser apresentado é o raio. O raio é a distância entre o centro e qualquer ponto da circunferência. É ele quem define o tamanho da circunferência ou do círculo. Adicionalmente, também temos o diâmetro, que é o dobro do raio. O diâmetro pode ser representado por um segmento que vai de um lado da circunferência até o outro, passando pelo centro.
Veja na imagem estes três elementos:
Mas, antes de falar sobre as fórmulas e do cálculo em si, precisamos apresentar um elemento essencial no estudo de círculos e circunferências.
O número π
O número π (lê-se pi) é um número irracional próximo de 3,14. Por ser um número irracional, ele não pode ser representado através de uma dízima periódica. Portanto, suas casas decimais exatas são uma sequência infinita de número sem um padrão.
No fim das contas, isso significa que não podemos usar o π de forma não simbólica e exata (isto é, sem usar a letra e sim a forma numérica). Sempre que trabalharmos com π numericamente, faremos o uso de aproximações. As aproximações para este número mais utilizadas no Enem são o 3,14 e o 3, dependendo da questão. Por isso, ler as instruções das questões é muito importante.
Mas, você pode estar se perguntando por que, dentre todos os números, os matemáticos “escolheram” o π. Bom, a verdade é que não teve uma escolha, o π é um número que aparece quando se faz a divisão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência. Por ter relação fundamental com essas medidas, o π não poderia deixar de aparecer na fórmula do cálculo da circunferência, da área do círculo, dentre outras tantas fórmulas.
Cálculo do comprimento da circunferência
O cálculo do comprimento da circunferência pode ser feito utilizando a seguinte fórmula:
c = 2.π.r
Onde r é o valor do raio da circunferência. Como a circunferência é uma grandeza de comprimento, a unidade de medida resultante será a mesma que o exercício forneceu para o raio.
Exemplo: calcule o comprimento de uma circunferência com raio 8 m.
Basta substituir os dados fornecidos na fórmula:
c = 2.π.r
c = 2.π.8
c = 16 πm
Agora fica a pergunta: essa resposta com π é adequada? Depende da questão! Como o exemplo não pede para usarmos π como uma aproximação, a resposta final com o símbolo π está totalmente certa. Mas, e se a questão pedisse para usar uma aproximação? Vamos ver como fazer.
Primeiramente, recomendo que você faça a questão normalmente, usando π de forma simbólica até o fim. Quando você chegar ao fim da questão substitua π pelo valor indicado.
Se a questão pedir para usar π = 3:
c = 16 . 3 m
c = 48 m
Se a questão pedir para usar π = 3,14:
c = 16 . 3,14 m
c = 50,24 m
Dicas sobre questões de comprimento de circunferência
Se a questão não indicar uma aproximação, mas não existe alternativa com uma resposta simbólica, é convencionado que a aproximação adequada é π = 3,14.
Antes de passarmos para o próximo assunto, vamos só atentar a mais uma coisa sobre circunferências. Algo interessante a se notar, e também que aparece bastante em questões do Enem, é que o comprimento da circunferência é o mesmo valor da distância percorrida quando um objeto circular completa uma volta.
Vamos explicar através de um exemplo: imagine uma bicicleta percorrendo um caminho reto, sem deslizar e com duas rodas de mesmo tamanho. Se você medir o quanto de distância essa bicicleta percorrerá quando sua roda completar uma volta, será exatamente igual ao comprimento de circunferência de sua roda.
A mesma coisa acontece, por exemplo, em um carrossel ou em uma roda-gigante. Quando eles completam uma volta, sabemos que os seus ocupantes se deslocaram uma distância igual ao comprimento de circunferência do brinquedo.
Cálculo da área do círculo
O cálculo da área do círculo pode ser feito utilizando a seguinte fórmula:
A = π . r²
Onde r é o valor do raio do círculo. Como estamos trabalhando com áreas, sabemos que a unidade de medida resultante será igual ao quadrado da unidade de medida fornecida para o raio.
Exemplo: calcule a área de um círculo de raio 5 cm.
Mais uma vez, basta substituir o valor dado na fórmula:
A = π . r²
A = (5 cm)² . π
A = 25 πcm²
Esse é um resultado adequado para uma questão sem aproximações. Com aproximações, teríamos:
Se a questão pedir π = 3:
A = 25 . 3 cm²
A = 75 cm²
Por fim, se a questão pedir π = 3,14:
A = 25 . 3,14 cm²
A = 78,5 cm²
Dica: para diferenciar a fórmula da circunferência e do círculo, lembre-se que a fórmula que usa r² é para uma medida de área, e a fórmula que usa somente r é para uma medida de comprimento.
Videoaula
Para finalizar sua revisão, não deixe de assistir ao 6º episódio da série “Aprenda geometria de uma vez por todas” com o professor Lucas!
Exercícios sobre círculo e circunferência
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
Um ciclista A usou uma bicicleta com rodas com diâmetros medindo 60 cm e percorreu, com ela, 10 km. Um ciclista B usou outra bicicleta com rodas cujos diâmetros mediam 40 cm e percorreu, com ela, 5 km.
Considere 3,14 como aproximação para π.
A relação entre o número de voltas efetuadas pelas rodas da bicicleta do ciclista A e o número de voltas efetuadas pelas rodas da bicicleta do ciclista B é dada por
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2015)
A figura é uma representação simplificada do carrossel de um parque de diversões, visto de cima. Nessa representação, os cavalos estão identificados pelos pontos escuros, e ocupam circunferências de raios 3 m e 4 m, respectivamente, ambas centradas no ponto O. Em cada sessão de funcionamento, o carrossel efetua 10 voltas.
Quantos metros uma criança sentada no cavalo C1 percorrerá a mais do que uma criança no cavalo C2, em uma sessão? Use 3 como aproximação para π.
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2011)
O atletismo é um dos esportes que mais se identificam com o espírito olímpico. A figura ilustra uma pista de atletismo. A pista é composta por oito raias e tem largura de 9,76 m. As raias são numeradas do centro da pista para a extremidade e são construídas de segmentos de retas paralelas e arcos de circunferência. Os dois semicírculos da pista são iguais.
BIEMBENGUT, M. S. Modelação Matemática como método de ensino-aprendizagem de Matemática em cursos de 1.° e 2.° graus. 1900. Dissertação de Mestrado. IGCE/UNESP, Rio Claro, 1990 (adaptado).
Se os atletas partissem do mesmo ponto, dando uma volta completa, em qual das raias o corredor estaria sendo beneficiado?
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2002)
As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6370 km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito, voando em média 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2014)
Uma empresa que organiza eventos de formatura confecciona canudos de diplomas a partir de folhas de papel quadradas. Para que todos os canudos fiquem idênticos, cada folha é enrolada em torno de um cilindro de madeira de diâmetro em centímetros, sem folga, dando-se 5 voltas completas em torno de tal cilindro. Ao final, amarra-se um cordão no meio do diploma, bem ajustado, para que não ocorra o desenrolamento, como ilustrado na figura.
Em seguida, retira-se o cilindro de madeira do meio do papel enrolado, finalizando a confecção do diploma. Considere que a espessura da folha de papel original seja desprezível.
Qual é a medida, em centímetros, do lado da folha de papel usado na confecção do diploma?
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
Em uma plataforma de exploração de petróleo, localizada no mar, ocorreu um vazamento. A equipe técnica de operação dessa plataforma percebeu que a mancha de óleo espalhado na superfície do mar tinha formato circular e estimou, visualmente, que a área atingida era de aproximadamente 100 km2.
Utilize 3 como aproximação para π.
O valor inteiro mais próximo do raio da mancha de óleo formada, em km, é
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
Tradicionalmente uma pizza média de formato circular tem diâmetro de 30cm e é dividida em 8 fatias iguais (mesma área). Uma família, ao se reunir para o jantar, fará uma pizza de formato circular e pretende dividi-la em 10 fatias também iguais. Entretanto, eles desejam que cada fatia dessa pizza tenha o mesmo tamanho (mesma área) de cada fatia da pizza média quando dividida em 8 fatias iguais.
Qual o valor mais próximo do raio com que deve ser feita a pizza, em centímetro, para que eles consigam dividi-la da forma pretendida?
Use 2,2 como aproximação para √5.
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2012)
Uma pizzaria oferece, no cardápio, duas opções de tamanhos e preços:
Pizza média (6 fatias): R$ 24,00
Pizza grande (8 fatias): R$ 32,00
Um grupo de jovens estava prestes a decidir o tipo de pizza com melhor custo-benefício, quando um dos amigos questionou ao garçom a respeito do diâmetro de cada uma das pizzas. A informação obtida foi de que os diâmetros das pizzas média e grande eram, respectivamente, 30 cm e 40 cm. Considerando que os dois tamanhos e preços das pizzas atendem o grupo e que não haverá desperdício, iniciou-se um debate entre eles:
Alan: A pizza grande tem melhor custo-benefício, pois a área de sua fatia é superior à área da fatia da pizza média.
Breno: A pizza média tem melhor custo-benefício, pois, como é dividida em menos fatias, cada fatia tem uma maior quantidade de pizza.
Cleber: As duas apresentam a mesma relação custo-benefício, já que cada fatia custa R$ 4,00, independentemente da escolha do tamanho.
Davidson: Como a razão entre os diâmetros e os preços das pizzas é a mesma, nenhuma das pizzas tem melhor custo-benefício que a outra.
Eric: A pizza grande possui melhor relação custo benefício, pois, independentemente do diâmetro, ela é dividida em um número maior de fatias.
Qual jovem apresentou o melhor argumento para a escolha da pizza?
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM MEC/2004)
Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa grande, a empresa produz 4 tampas médias e 16 tampas pequenas.
As sobras de material da produção diária das tampas grandes, médias e pequenas dessa empresa são doadas, respectivamente, a três entidades: I, II e III, para efetuarem reciclagem do material. A partir dessas informações, pode-se concluir que
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2015)
Uma empresa de telefonia celular possui duas antenas que serão substituídas por uma nova, mais potente. As áreas de cobertura das antenas que serão substituídas são círculos de raio 2 km, cujas circunferências se tangenciam no ponto O, como mostra a figura.
O ponto O indica a posição da nova antena, e sua região de cobertura será um círculo cuja circunferência tangenciará externamente as circunferências das áreas de cobertura menores.
Com a instalação da nova antena, a medida da área de cobertura, em quilômetros quadrados, foi ampliada em
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Sobre o(a) autor(a):
Essa aula foi preparada pelo professor Inácio Ávila. Inácio Ávila é graduando em matemática-licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.
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