Aprenda sobre as civilizações mais ricas em cultura e desenvolvimento na América antes da chegada dos colonizadores europeus. Revise História para o Enem!
Você sabia que antes dos europeus chegarem nas Américas havia por aqui grandes civilizações com desenvolvimento tecnológica e culturas ricas e complexas? Estima-se que viviam no continente americano mais de 5 milhões de pessoas. Nesse post entenderemos mais sobre as três principais civilizações pré-colombianas: os Astecas, os Maias e os Incas.
O que eram as civilizações pré-colombianas
Quando os europeus aportaram ao continente americano pela primeira vez encontraram aqui civilizações com culturas riquíssimas. As civilizações pré-colombianas tinham cidades complexas, povoados que haviam desenvolvido conhecimentos de matemática, astronomia, arquitetura e agricultura, com seus próprios sistemas de escrita, produziram calendários precisos que os ajudaram em seu desenvolvimento e prosperidade.
É importante destacar que a diversidade dos povos que viviam em nosso continente era muito mais rica do que os três povos que aprofundaremos nesse texto. Só no Brasil se estima que haviam mais de 20 povos indígenas diferentes antes da chegada de Pedro Alvares Cabral, que falavam mais de 180 línguas, com práticas culturais distintas entre eles.
Astecas, Maias e Incas se destacaram por serem sociedades com produção agrícola excedente, ou seja, o desenvolvimento agrícola desses povos propiciou a eles a possibilidade de se dedicarem a outras atividades, levando à construção de grandes centros urbanos com sociedades complexas, divisão do trabalho hierarquizada e produção de conhecimento.
Os Maias
Os Maias são mais conhecidos pelo seu calendário que teria determinado o fim do mundo, como retratado no filme “2012” do diretor Roland Emmerick. Como o mundo não acabou, vamos aprender mais sobre esse povo que viveu na Península de Yucatán, no sul do atual México, assim como os territórios dos países da América Central, Belize e Guatemala.
Os maias se organizaram através de uma estrutura política descentralizada, tendo suas cidades autonomia na organização.
Eles surgiram por volta do ano 1000 a.C., mas seu auge foi entre os anos de 200 d.C. e 900 d.C. Na agricultura desenvolveram sistema rotativo de culturas, o que possibilitava que produzissem diversos cultivos com melhor aproveitamento do solo, entre eles estavam o milho, base da sua alimentação, o algodão, o cacau e o agave, planta que era utilizada para alimentação, mas também na produção de sisal.
Curiosidade: o Agave tem 183 espécies diferentes, sendo algumas delas usadas na produção de bebidas alcoólicas como a Tequila e o Mescal.
Os maias construíram conhecimentos matemáticos e astronômicos avançados, seu sistema de contagem numérica era baseado em unidades vigesimais e utilizavam o número “zero” nas suas contas matemáticas. A observação dos astros foi importante para criarem um calendário anual bastante próximos dos utilizados atualmente.
A ideia que deu origem ao mito do fim do mundo no ano de 2012, se baseia no calendário cíclico criado pelos maias. Na crença deles, a cada 52 anos haveria uma renovação orquestrada por seus deuses, o que coincidia com o reinicio na contagem de seu calendário.
Eles eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Sua arquitetura é cheia de monumentos e construções erguidos para fins religiosos, como os sacrifícios, cerimônia que tinha por objetivo agradar os deuses.
Por algum motivo, que não foi possível ser determinado por arqueólogos e estudiosos da área, a civilização maia entrou em colapso por volta do séc. XIII levando ao desaparecimento deste povo.
Os Astecas
Os astecas foram um povo que construiu um império na Mesoamérica, conquistou e assimilou a cultura de diversos povos como os Mexicas, Olmecas, Zapotecas, entre outros.
Edificaram a cidade mais esplendorosa da América Pré-colombiana, a cidade de Tenochtitlán, em uma ilha no lago Texcoco, na atual Cidade do México. A escolha do local onde eles se estabeleceram envolve um mito representado na bandeira do México.
Segundo o mito, ao chegarem no lago Texcoco, os astecas viram uma águia comendo uma serpente em cima de um cacto, o que representava que eles teriam um grande futuro naquele lugar.
No auge de sua história, os astecas dominavam mais de 500 cidades e seu império abrigava mais de 15 milhões de habitantes. Em uma sociedade hierarquizada onde o conflito tem um papel importante, a elite era composta por militares, sendo seu líder o chefe maior dos exércitos. Tinham conhecimento de metalurgia, o que os ajudou a desenvolverem armas e ferramentas que auxiliaram no crescimento do império.
Outra atividade de extrema importância era a agricultura. Sua alimentação era baseada no consumo do milho e produtos derivados, mas eles cultivavam também cacau, tabaco, algodão, abóbora, feijão, pimenta e tomate.
Com o crescimento de Tenochtitlán e a indisponibilidade de terras para o plantio dos alimentos necessários, os astecas desenvolveram o sistema de chinampas. Eles construíram ilhas artificiais, as chinampas, nas terras alagadas, aproveitando a lama fértil do fundo do lago para aumentar a área de cultivo de seus produtos agrícolas.
Assim como os maias, eles criaram sistema de escrita, um calendário próprio e tinham rituais religiosos de sacrifício aos deuses, incluindo o sacrifício humano.
Os astecas deixaram de existir após a chegada dos espanhóis, que fizeram acordo com os povos dominados pelos astecas para atacar Tenochtitlán e acabar com o Império Asteca.
Os Incas
Os incas construíram império na cordilheira dos Andes na América do Sul. Se estabeleceram primeiro na região de Cuzco devido às condições geográficas e por volta do século XV expandiram seus domínios entre os planaltos das montanhas dos Andes e o litoral do pacífico.
Seu líder era conhecido como “Sapa Inca”, tido como descendente do deus sol Inti Raymi. As terras do império eram divididas em três espaços distintos: as terras do Inca, destinadas ao rei; as terras do deus-sol, controladas pelos sacerdotes; e as terras da população.
A agricultura tinha técnicas avançadas para conseguir cultivar diversos alimentos em um território tão acidentado. Plantavam amendoim, milho, batata, feijão, tomate, abóbora, mandioca, algodão, cacau e pimenta. Os camponeses eram organizados em grupos familiares conhecidos como ayllu, onde cada ayllu tinha um líder conhecido como curaca, que organizava o trabalho agrícola e o serviço militar.
A religião inca tinha nos elementos da natureza objetos de adoração, como o sol, a lua, o raio e a terra. Assim como maias e astecas, o sacrifício era ritual religioso necessário para que os deuses presenteassem o povo com boas colheitas e vitórias em batalhas.
O mais impressionante de seu legado foram as construções. Em território acidentado os Incas construíram templos, palácios, fortificações e estradas que interligavam as cidades em cima da cordilheira do Andes. Suas ruínas hoje são pontos turísticos visitados por pessoas do mundo todo.
No século XVI, quando os espanhóis chegaram a região, o Império Inca sofria com diversos conflitos internos. Aproveitando-se dessa instabilidade, os colonizadores espanhóis empreenderam uma violenta dominação que subordinou o povo inca. O último líder Inca Tupac Amaru I é lembrado na história peruana como símbolo da resistência indígena.
Videoaula
Questões sobre civilizações pré-colombianas
Para terminar, responda às questões abaixo e verifique se você realmente aprendeu tudo sobre as civilizações pré-colombianas!
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FURG RS/2002)
Leia o cântico quéchua abaixo:
“Apu Inca Atahualpaman
(…)
Já ficou gelado o grande coração
de Atahualpa.
O pranto dos homens das Quatro Regiões
afogando-o.
As nuvens do céu já estão
ficando negras;
a mãe Lua, angustiada, com o rosto enfermo,
torna-se pequena.
E tudo e todos se escondem, desaparecem,
padecendo.
(…)
Sob estranho império, acumulados os martírios,
e destruídos;
perplexos, extraviados, negada a memória,
sozinhos;
morta a sombra que protege,
choramos;
sem ter a quem ou aonde nos voltar,
estamos delirando.
Suportará teu coração,
Inca,
nossa errante vida
dispersada,
pelo perigo sem conta
cercada, em mãos alheias,
pisoteada?”
Reproduzido em FERREIRA, Jorge Luiz. Incas e Astecas. São Paulo: Ática, 1991, p. 58-61.
Este cântico reproduz as angústias da civilização inca diante da morte de seu imperador. Este fato está associado:
I. à conquista espanhola dos incas, empreendida por Francisco Pizarro, a qual culminou com a morte de Atahualpa em 29 de agosto de 1533;
II. à penetração européia, que, pelo uso da força e violência, desorganizava culturalmente as comunidades aldeãs do altiplano andino;
III. à importância do Inca, o Filho do Sol, como catalisador da coesão social e como centro carnal do Universo no imaginário coletivo dos Andes Centrais.
Assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FGV/2001)
O “ayllu” como núcleo fundamental da civilização Incaica representa:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ACAFE SC/2016)
Os povos pré-colombianos, habitantes do continente americano, formaram sociedades complexas com diversas características sociais.
Sobre esses povos é correto afirmar, exceto:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNESP SP/2009)
Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas. No momento em que foram conquistadas,
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNIUBE MG/2016)
Leia com atenção o texto a seguir:
O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a Conquista. Um mistério continua ligado à conquista: trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando algumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros?
(TODOROV, Tzvetan. 1996. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, p. 51.)
O fragmento trata do “choque de civilizações” ocasionado pelo processo de conquista da América pelos espanhóis, no século XVI. Considerando esse processo, os principais mecanismos que tornaram possível a conquista do México foram:
I. A superioridade bélica, com a utilização de armas de fogo, espada de metal e do cavalo.
II. A disseminação de doenças e epidemias, que contribuíram para a drástica redução demográfica das populações nativas.
III. O sincretismo religioso, fundamentado no princípio da tolerância, que viabilizou o enraizamento dos valores cristãos por meio da evangelização.
IV. O estabelecimento de alianças bélicas com outros povos nativos, favorecido pelas rivalidades com os astecas, que contribuiu para fortalecer o contingente militar espanhol.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FATEC SP/2017)
As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEL PR/2016)
A espécie humana, no decorrer do seu percurso histórico, produziu inúmeras obras materiais e imateriais que vieram a se tornar monumentos, considerados expressão de suas diversas culturas. O esforço empreendido na criação dessas obras representou uma ordenação peculiar do mundo segundo a especificidade da cultura que construiu os monumentos, procurando estender temporalmente sua ordenação.
Sobre a contextualização histórica da obra e sua respectiva cultura, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(IFSC/2015)
Os habitantes da América foram chamados de índios pelos europeus passando a ideia de que era um povo único e homogêneo. Acontece que os diversos povos précolombianos são muito diferentes uns dos outros variando desde a civilização Asteca até os Jês do Brasil. Os antropólogos adotam critérios para classificar as tribos de acordo com alguns elementos culturais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNIFOR CE/2015)
No século XII, na região da atual Cordilheira dos Andes, em especial nos territórios da Bolívia e Peru, diversos grupos quíchuas se reuniram, construindo a cidade de Cuzco. De qual civilização pré-colombiana o texto acima se refere?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIOESTE PR/2014)
Os espanhóis, ao chegarem ao Novo Mundo, depararam-se com as populações nativas, e muito se impressionaram com o nível de civilização de algumas delas.”
In: WASSERMAN, Cláudia; GUAZZELLI, Cesar Barcellos. História da
América Latina: do descobrimento a 1900. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1996 p.37.
Sobre as populações que viviam na América, à época da chegada dos conquistadores europeus, é CORRETO afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Pedro Cristiano de Azevedo é formadoa em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como professor de História em escolas da Grande Florianópolis desde 2010.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade