Veja a Classificação dos Átomos: Isóbaros, Isótonos e Isótopos

Confira como vai sua performance na Química do Enem. Veja a Classificação dos Átomos quanto ao Número Atômico e ao Número de Massa. Resumo com Simulado.

Veja a Classificação dos Átomos para ajudar você a entender as características e as propriedades mais relevantes. Ela funciona como um lembrador para você sobre o Número Atômico e sobre o Número de Massa. Veja os tipos de Átomos:

Isótopos – o mesmo número de Prótons, o número atômico (Z), pois pertencem ao mesmo elemento químico, mas com diferentes números de massa (A).

Isóbaros – têm diferentes números atômicos (Z), mas mesmo número de massa (A)

Publicidade

Isótonos – têm o mesmo número de Nêutrons (n), mas diferentes números atômicos (Z) e de massa (A).

Através do modelo atômico de Rutherford foi possível concluir que o átomo é formado de partículas subatômicas chamadas de próton (p), com carga positiva, de nêutron (n), eletricamente neutros, e ainda por elétron (e), de carga negativa.

Veja a Classificação dos Átomos

Com base nessas informações, foram definidos alguns conceitos diretamente relacionados a essas partículas, suas cargas e seus números, que servem para identificar os átomos, como o número de massa (A) e o número atômico (Z).

Na aula de hoje, o prof Sobis te mostra como reconhecer o número atômico e o número de massa e a importância disso na identificação dos elementos químicos. Veja a classificação dos Átomos.

Muito bom este resumo do professor Sobis. Têm mais aulas dele no canal do Curso Enem Gratuito.

Veja a Classificação dos Átomos na descrição:

Na aula acima do professor Sobis você encontra a explicação sobre as partículas que existem dentro do átomo. Ele é dividido em duas partes: núcleo e eletrosfera.

No núcleo, estão os prótons e os nêutrons; na eletrosfera, os elétrons.  A carga dos prótons é positiva, a dos nêutrons é neutra e a dos elétrons é negativa. Somente o próton e o nêutron possuem massas significativas e, por isso, são eles quem determinam a massa de um átomo.

Como representar essas partículas do Átomo?
  1. A letra A simboliza o número de massa atômica (prótons + nêutrons).
  2. A letra Z simboliza o número atômico (somente prótons).
  3. O número de prótons é igual ao de elétrons (quando o átomo for neutro).

O valor da massa é aproximado, pois a massa dos prótons e nêutrons não são exatamente iguais. É muito comum encontrarmos átomos de um mesmo elemento químico com números de massa diferentes.

Quando isso acontece, significa que os núcleos apresentam a mesma quantidade de prótons, mas diferem quanto a quantidade de nêutrons.

Simulado sobre a Classificação dos Átomos

WpProQuiz 383]

.

=

Como foi o seu resultado no Simulado sobre A Classificação dos Átomos? Se você não conseguiu acertar pelo menos sete questões “de primeira” é hora de mergulhar mais fundo. Veja aqui um resumo completo sobre a classificação dos átomos.

Compartilhe: