Revise nesta aula os principais conceitos geográficos sobre os elementos e os fatores que influenciam no clima. Resumo de Geografia para o Enem e para os vestibulares!
O que é o clima? Como ele se forma e por que varia de uma região para outra? Tempo e clima não são a mesma coisa? Leia a aula a seguir e fortaleça seus conhecimentos sobre climatologia pra arrebentar no Enem! Vamos lá?
Primeiramente, é fundamental sabermos diferenciar clima e tempo. O tempo depende da variação dos fenômenos atmosféricos em determinado momento. Já o clima é o conjunto das variações das condições do tempo no decorrer do ano em certa região, determinado após rigorosa análise.
O que é o clima?
O clima é formado principalmente pela junção de duas características de uma região específica: a temperatura e a pluviosidade. A temperatura média é medida em graus Celsius, já a média de pluviosidade é medida por milímetros (a pluviosidade de 1mm equivale ao volume de 1L de água de chuva acumulada sobre uma superfície de área 1m²).
Porém, há muitos fatores que influenciam em uma região e que resultam na caracterização de sua temperatura e pluviosidade.
Além de temperatura e umidade, outro elemento importante a ser considerado é a pressão atmosférica, que é a razão entre o peso do ar sobre uma superfície (força exercida pelo ar sobre uma região) – sendo medida em milibares (mb).
Regiões com temperaturas mais baixas têm a pressão atmosférica mais elevada, devido à concentração das moléculas do ar (quanto menor a temperatura, menos as moléculas vibram e ficam mais juntas, aumentando a densidade de um corpo).
Climatologia
Isso é regra exceto em casos de altitude elevada, que combinam temperaturas frias com pressão menor, devido ao fato de o ar ser rarefeito (ou seja, menos partículas de gases por volume). Sendo assim, ao nível do mar o ar se encontra mais denso e concentrado, apresentando maior pressão atmosférica que em altitudes maiores. Se a temperatura for baixa, a pressão será maior, e no caso de temperatura alta, menor será a pressão.
Como você pode ver, são diversos os fatores responsáveis pela constituição do clima de uma região, influenciando a dinâmica de seus elementos e, portanto, devemos sempre considerá-los no momento de análise.
Fatores responsáveis pelo clima
Latitude
Nas baixas latitudes (mais próximo à Linha do Equador), entre os trópicos de Câncer a Capricórnio (Zona Intertropical), estão as regiões de temperatura mais elevada e menor variação anual. Quanto mais altas as latitudes em direção aos polos, menores serão as temperaturas, devido à menor incidência de luz e calor solares.
Nas Zonas Polares temos climas muito frios e nas Zonas Temperadas uma variação grande ao longo do ano, com estações bem definidas.
Representação das Zonas Climáticas do Planeta Terra. Fonte: Atlas Geográfico Escolar. São Paulo: IBEP, 2012
Altitude
Conforme aumenta a altitude, diminui a temperatura. A cada 1.000m, a temperatura cai cerca de 6°C. Isso ocorre devido à rarefação do ar, que faz com que o calor se dissipe ao encontrar baixa concentração de moléculas.
Por exemplo: La Paz, na Bolívia, está em uma latitude aproximada de Brasília, no Brasil. No verão, em Brasília temos temperaturas alta. Já em La Paz, que está a 3640m acima do nível do mar, as temperaturas são muito mais amenas. Nas montanhas que cercam a cidade, com mais de 5000 metros, há inclusive, a formação de neves eternas.
A disposição do relevo
Além da altitude, o relevo influencia as diferentes regiões de outras maneiras, como a posição das vertentes em relação ao Sol e a disposição de cadeias montanhosas ou outras elevações do relevo, que podem facilitar ou dificultar a circulação dos ventos e, logo, a troca de calor e umidade entre as regiões.
Vegetação
Nesse caso, podemos considerar o exemplo da Amazônia, que com suas florestas influi nas condições climáticas regulando o volume de chuvas e as médias de temperatura.
Localização em relação ao mar
A maritimidade (proximidade em relação ao mar) e a continentalidade (distância em relação ao mar) de uma região provocam mudanças na dinâmica climática de uma região.
As localidades mais próximas dos oceanos apresentam menor amplitude térmica, pois a água leva muito mais tempo para se aquecer e resfriar. Já em áreas mais interioranas dentro dos continentes, a amplitude térmica é mais elevada.
É por isso que, por exemplo, nas regiões desérticas (de baixíssima umidade) faz muito calor durante o dia e muito frio durante a noite.
Correntes marítimas
As correntes frias sofrem menor evaporação e podem ocasionar a queda na temperatura de regiões costeiras sob sua influência, bem como podem influenciar na formação de climas mais secos, como semiárido e árido.
Já no caso das correntes quentes, o oposto se verifica. Devido à maior evaporação, o ar torna-se mais úmido nas áreas litorâneas próximas e tende a ter sua temperatura elevada.
Massas de ar e a circulação geral da atmosfera
As diferenças de pressão fazem com que o ar esteja em constante movimento na atmosfera e decorrem das distintas temperaturas que predominam nas diferentes regiões, por conta dos níveis desiguais de energia solar que chega às localidades.
O ar acaba por deslocar-se das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão. O movimento de rotação da Terra também influencia a atmosfera que se movimenta no sentido oposto a ele. Uma massa de ar vai sempre circular carregando características de sua região de origem, alterando as condições do tempo nas áreas que estão no seu caminho. Mas ao se deslocar, a massa de ar também perde aos poucos suas características de temperatura, pressão e umidade.
Frentes
Nos seus deslocamentos, as massas de ar se encontram sem se misturar, entrando numa espécie de disputa em que uma empurra a outra. O
resultado desse “conflito” é que aquela que avança com mais força obriga a outra a voltar, forçando a hegemonia momentânea de suas características. A zona de contato entre duas massas recebe o nome de Frente. Quando uma massa de ar frio avança, fazendo o ar quente retroceder, chamamos de Frente Fria. Já a Frente Quente é quando uma massa de ar quente obriga o ar frio a recuar.
A relação entre as frentes tem tudo a ver com a dinâmica das chuvas, que são as precipitações que ocorrem quando a atmosfera em determinada região atinge seu grau de saturação em termos de vapor d’água.
Ação antrópica
A formação de grandes cidades, o desmatamento e queimadas, a queima de combustíveis fósseis pelas indústrias e meios de transporte, dentre outras atividades antrópicas, são fatores que alteram sensivelmente o microclima em diferentes regiões do planeta.
Uma quantidade expressiva de cientistas também defende a teoria de que a intensificação do efeito estufa e o aquecimento global têm sido causados pela intensa emissão de gases poluentes à atmosfera por conta das atividades humanas.
Videoaula sobre climatologia
Revise os principais conceitos de climatologia e prepare-se ainda mais com a aula do prof. Carrieri:
Exercícios sobre climatologia
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFPE/2017)
Em relação aos fatores climáticos atuantes no Brasil, são feitas as seguintes afirmações.
I. A baixa altitude do território resulta em temperaturas elevadas em grande parte do país.
II. A variação latitudinal pouco influencia a dinâmica climática brasileira.
III. A maritimidade torna as temperaturas mais estáveis nas localidades litorâneas.
IV. A continentalidade provoca maiores variações de temperatura em localidades do interior.
V. As correntes marítimas quentes pouco contribuem para a existência das elevadas temperaturas do país.
Estão CORRETAS apenas as afirmações
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM/2017)
O ganhador do Prêmio Nobel, Philip Fearnside, já alertava em estudos de 2004 que, como consequência do desmatamento em grande escala, menos água da Amazônia seria transportada pelos ventos para o Sudeste durante a temporada de chuvas, o que reduziria a água das chuvas de verão nos reservatórios de São Paulo. SERVA, L. Para ganhador do Prêmio
Nobel, cheias no Norte e seca no Sudes-
te estão conectadas. Disponível em: www1.
folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2014.
O fator apresentado no texto para o agravamento da seca no Sudeste está identificado no(a):
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNIRG TO/2017)
Na cultura brasileira, o termo deserto é comumente utilizado para se referir a ambientes vazios, muito embora, cientificamente, não se aplique a nenhum ambiente no território brasileiro. Acerca das regiões desérticas, seus fatores condicionantes e suas características ambientais, marque a alternativa correta.
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UDESC SC/2017)
Sobre os fatores climáticos que interferem na formação de desertos pelo globo, assinale a alternativa correta.
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFCE/2016)
Os fatores climáticos são elementos naturais, ou não, que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Um ou mais fatores climáticos podem interagir, influenciando temperatura, umidade, pluviosidade e deslocamento de ar. Os principais são latitude, altitude, urbanização, relevo, vegetação etc.. Sobre esse tema, é correto afirmar-se que
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNITAU SP/2016)
Os fatores climáticos governam o clima, ao passo que os elementos climáticos o descrevem. São exemplos de fatores e de elementos do clima, respectivamente,
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFMT/2016)
Com até 41 º C, registrado nos termômetros da região central, Cuiabá tem uma sequência de dias quentes e com umidade do ar chegando a 10 e 12 %, com grande incidência de incêndios. Considerando os fatores climáticos e os riscos de incêndios nessa região, identifique a alternativa INCORRETA.
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Unievangélica GO/2016)
Um problema ambiental e climático que vem ocorrendo em várias partes do mundo refere-se ao processo de desertificação. No Brasil, estima-se que 31 milhões de pessoas vivam em áreas sujeitas à desertificação, especialmente no Nordeste brasileiro.
Em linhas gerais, o processo de desertificação refere-se à
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(CEFET MG/2015)
Leia o trecho abaixo.
O território brasileiro possui algum grau de suscetibilidade aos processos erosivos devido a uma série de fatores tais como: diferentes classes de solos, com suas respectivas propriedades físico-químicas; tropicalidade dos climas; tipo de cobertura vegetal; forma, declividade e comprimento das encostas e, finalmente, o uso e manejo inadequado dos solos.
Fonte: CUNHA, S.B. e GUERRA, A.J.T.
Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
Nesse contexto, é correto afirmar que a suscetibilidade do território brasileiro aos processos erosivos pode ser acentuada pela presença de
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC RJ/2015)
No território brasileiro, os climas são diversos e causados por variados fatores. Assinale a seguir um fator determinante dos climas.
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia geral e do Brasil, volume único. São Paulo: Saraiva, 2014.
TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2013.
Sobre o(a) autor(a):
João Marcelo Vela - O texto acima foi preparado pelo professor João Marcelo Vela para o Curso Enem Gratuito. João é licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dá aulas de Geografia e Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2015, além de atuar como articulador de Ciências Humanas. E-mail para contato: [email protected]
Gostou? Compartilhe!
Continue lendo:
Aqui vão 2 publicações relacionadas que talvez você goste:
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.