Colisões mecânicas – Exercícios de Física

O conteúdo de colisões tem grande chances de cair no Enem, pois trata de uma série de situações que vivenciamos em nosso cotidiano. Confira nosso resumo e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre colisões mecânicas!

Resumo sobre colisões mecânicas

As colisões ou choque mecânicos ocorrem quando há uma interação entre objetos que se tocam quando pelo menos um deles está em movimento. Ambos os objetos sofrem alterações no módulo, direção e/ou sentido de seus vetores de velocidade. É isso o que ocorre, por exemplo, num jogo de sinuca, ao bater um prego com um martelo, ou numa batida de automóveis.

As colisões entre corpos ocasionam trocas de forças que ocorrem em intervalos de tempo muito curtos e modificam as características iniciais dos objetos envolvidos. Nesses eventos é possível distinguir duas fases distintas: a deformação e a restituição.

A deformação inicia no momento em que os corpos entram em contato, quando deformam-se mutuamente. Nesse momento, a energia cinética que os corpos possuíam anteriormente à colisão pode ser transformada, totalmente ou parcialmente, em energia elástica.

No instante em que ocorre esta transformação de energia, os corpos que colidem param instantaneamente. Assim, a energia potencial elástica é armazenada, e convertida novamente em energia cinética na fase de restituição.

Na restituição, que pode ou não acontecer, há o retorno das dimensões originais. Em muitas batidas entre automóveis, por exemplo, a deformação é permanente e praticamente não há restituição.

Exercícios sobre colisões mecânicas

As colisões podem ser classificadas em elásticas, parcialmente elásticas ou inelásticas:

  • Elásticas: ocorre restituição total dos corpos e a energia mecânica do fenômeno é conservada.
  • Parcialmente elásticas: ocorre restituição parcial dos corpos e há perda de energia mecânica. Assim, ela é transformada em outras formas de energia (térmica, sonora, etc).
  • Inelásticas: nesse caso, não ocorre restituição e os corpos permanecem juntos após a colisão. A energia mecânica final é bem menor do que a inicial, também havendo transformação em energia térmica, sonora e outras.

Videoaula

Antes de partir para os exercícios sobre colisões mecânicas, confira a videoaula do nosso canal:

Exercícios sobre colisões mecânicas

.

Compartilhe: