Conceito de Paisagem

Você sabia que o seu jeito de ver determinada paisagem é diferente do de outras pessoas? Vamos entender este conceito e revisá-lo para a prova do Enem!

A Geografia é a ciência que estuda a espacialização dos fenômenos na superfície terrestre, ou seja, tanto os fenômenos físicos como humanos. Para isso a Geografia utiliza de cinco conceitos-chave para seu entendimento. São eles: espaço, território, lugar, região e paisagem. Nesta aula vamos entender um pouquinho melhor à que diz respeito o conceito de paisagem.

aula de conceito de paisagem exemplo
Figura 1: Exemplo de paisagem.

 

Conceito de Paisagem na Geografia

Os conceitos-chave utilizados na Geografia nos ajudam a ter uma compreensão melhor do espaço geográfico, entre eles temos o conceito de paisagem. Muitos pensam que a paisagem trata somente do que o nosso campo de visão é capaz de alcançar. Mas, não é bem assim.

Para a Geografia, a paisagem é composta pelos aspectos que cada individuo é capaz de perceber em determinada parte do espaço geográfico. Ou seja, a percepção do mundo pelo meio dos sentidos de cada um, a visão, o paladar, o olfato.

Estamos acostumados a pensar que a paisagem é somente caracterizada pelo que vemos. Isso porque quando falamos em percepção dos sentidos, a visão é o que nos atinge primeiro. Porém os cheiros, sabores, sons e outros aspectos como os sentimentos são responsáveis por formar nosso olhar sobre determinado recorte de espaço.

Na paisagem temos o reflexo de características políticas, culturais, econômicas, características sociais em um geral. Porém torna-se perceptível também os aspectos físicos, as construções, a vegetação, o tipo de relevo. Afinal, é a interação dos aspectos físicos e sociais, que compõe o espaço geográfico.

É possível perceber analisando uma paisagem também, que esta apresenta aspectos tanto do tempo presente, como do passado, que por sua vez podem se encontrar em um mesmo recorte do espaço geográfico.

Quando por exemplo trabalhamos com a paisagem do centro histórico de uma cidade, podemos ver construções preservadas do passado interagindo com os elementos do tempo presente. Estes elementos do passado, Milton Santos veio a intitular de “rugosidades”.

Elementos de uma paisagem

Analisando uma paisagem, ou a fotografia de uma paisagem, certos elementos nos chamam mais atenção do que outros. E, a partir da combinação destes elementos, temos a caracterização daquela paisagem. É por isso que cada indivíduo possui a sua percepção sobre determinada paisagem, pois os elementos que se destacam naquele recorte, são diferentes para cada um.

Deste modo, a paisagem é composta por elementos naturais como também por aspectos sociais. Se determinado recorte de análise é formado apenas por elementos da natureza, chamamos de paisagem natural. Porém quando ela apresenta modificação humana, chamamos de paisagem cultural, ou “paisagem humanizada”.

Se temos por exemplo, uma área composta por floresta, corpos d’água e presença de animais selvagens, esta será caracterizada como uma paisagem natural. Enquanto se analisarmos um recorte de uma cidade grande, temos um exemplo de paisagem humanizada ou cultural.

exemplo de paisagem natural
Figura 1: Exemplo de paisagem natural. Na imagem vemos uma árvore retorcida em primeiro plano, a frente de uma planície com gramíneas. Ao fundo, um morro. A paisagem é característica de savana. Fonte: https://brazilianpost.online

 

fotografia urbana
Figura 2: Fotografia de uma rua de Florianópolis, Santa Catarina. Nela vemos uma rua em meio aos prédios. Há carros e pessoas na rua. Em destaque temos um grafite na lateral de um prédio, retratando o escritor Franklin Cascaes, de Valdi Valdi. Exemplo de paisagem cultural. Fonte: deolhonailha.com.br

 

Para aprender mais sobre o conceito de paisagem, veja a videoaula do nosso canal:

Questões sobre o conceito de paisagem

(UniRV GO/2015) “A paisagem é um dos conceitos básicos da ciência geográfica e suas modificações ocorreram ao longo da História. Ela existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, contudo coexistindo na atualidade.”

(SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo. 2ª. ed. São Paulo, 1997).

De acordo com o texto, podemos afirmar:

a) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.

b) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.

c) A paisagem é uma representação do espaço, mas não é espaço, portanto, exibe as formas, mas esconde a essência de sua produção.

d) As paisagens refletem, sempre, as marcas das desigualdades sociais, por serem produzidas sob o modo de produção capitalista.

Gabarito: VFFV

(UECE/2014) “Paisagem e espaço não são sinônimos. A paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e natureza. O espaço são essas formas mais a vida que as anima.”

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo,
Razão e Emoção 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p. 66-68.

Considerando as diferenças entre esses dois conceitos geográficos, analise as afirmações a seguir, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   )  A paisagem se dá como um conjunto de objetos reais-concretos. Nesse sentido a paisagem é transtemporal, juntando objetos passados e presentes, uma construção transversal.

(   )  O espaço é um conjunto de mercadorias, cujo valor individual é função do valor que a sociedade, em um dado momento, atribui a cada pedaço de matéria, isto é, cada fração da paisagem.

(   )  No espaço, as formas de que se compõe a paisagem preenchem, no momento atual, uma função atual, como resposta às necessidades atuais da sociedade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V, V, V.

b) V, F, F.

c) F, V, F.

d) F, F, V.

Gab: A

(UEM PR/2013) Espaço, lugar, território e paisagem constituem conceitos dos estudos geográficos. Sobre o significado desses termos para a Geografia, assinale o que for correto.

01) O território constitui para a Geografia apenas o domínio político de um Estado dentro de um determinado espaço geográfico. Território e espaço, portanto, têm exatamente o mesmo significado.

02) O espaço geográfico, ou simplesmente espaço, é analisado levando em conta os lugares, as regiões, os territórios e as paisagens.

04) Tudo aquilo que vemos e que nossa visão alcança é a paisagem. A dimensão da paisagem é a dimensão da percepção, o que chega aos nossos sentidos.

08) A paisagem é o conjunto das formas construídas pelo homem moderno em função de recursos tecnológicos. O espaço é composto por essas formas e pela vida que as anima. Portanto paisagem e espaço são sinônimos, têm o mesmo significado.

16) O lugar é um espaço produzido ao longo de um determinado tempo. Apresenta singularidades, é carregado de simbolismo e agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.

Gabarito: 22

 

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22