Como fazer uma boa conclusão na redação do Enem

A conclusão na redação do Enem não deve ser composta somente pela proposta de intervenção. Veja os elementos obrigatórios para você finalizar o texto com qualidade.

A conclusão é uma parte muito importante do texto dissertativo-argumentativo. Nela, além de você garantir os 200 pontos da proposta de intervenção, você também deve finalizar suas ideias para concluir seu texto de maneira coesa e coerente.

Por isso, nesta aula, vamos aprender como fazer uma boa conclusão na Redação para o texto dissertativo do Enem e ainda ver exemplos de conclusões de bons textos.conclusãoImagem 1: Como finalizar o texto dissertativo. Fonte: https://bit.ly/35L31ez

De maneira geral, não há uma regra com elementos obrigatórios para uma boa conclusão, mas vamos te mostrar uma forma que pode deixar a finalização do seu texto bem completa. Para não haver erro, busque escrever o último parágrafo do seu texto com os seguintes componentes:

conectivo conclusivo + retomada do que foi abordado no texto + proposta de intervenção.

A primeira palavra a aparecer no seu parágrafo de conclusão deve necessariamente ser um conectivo de conclusão, pois isso auxiliará na coesão do texto. São exemplos de conectivos que você pode utilizar: portanto, dessa forma, dessa maneira, desse modo, logo, em suma…

Depois do conectivo, você deve retomar o que foi abordado no texto. Essa é uma parte que muitos candidatos acabam esquecendo por achar que o texto pode se tornar repetitivo, mas ela é muito importante na conclusão na redação, pois te ajuda a garantir a linearidade textual e, consequentemente, a coesão e coerência do texto.

Então, antes de apresentar a proposta de intervenção, busque retomar o objetivo dos parágrafos de desenvolvimento (os mesmos que você apresentou na introdução) para mostrar que você apresentou os objetivos, os discutiu e os concluiu, além de abordar bem o tema e, portanto, teve um texto completo.conclusãoImagem 2: Elementos essenciais da proposta de intervenção

Resumindo, mesmo que não seja a única, a forma mais clara de apresentar a conclusão do texto, o esquema a seguir garante que você tenha um parágrafo completo da conclusão na redação.conclusãoFigura 3: Estrutura da conclusão do texto dissertativo

Agora sim, vamos ver como exemplos de conclusões que tiveram nota máxima no Enem de 2018, o qual tinha como tema a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

O primeiro texto, da aluna Gabriela Andrade, criticou o tema adjetivando-o como perigoso por criar uma realidade antidemocrática, a qual foi a abordada no primeiro parágrafo de desenvolvimento, e por facilitar a propagação de fake news, o que foi abordado no segundo parágrafo de desenvolvimento. A conclusão da aluna foi a seguinte:

Portanto, a manipulação comportamental através do controle de dados na internet é perigosa porque é antidemocrática e facilita a propagação de fakenews. Por isso, para combater tal manipulação, é necessário que o Ministério da Educação, com o auxílio das escolas, promova saraus e campanhas, em diversas mídias de massa, que mostrem a importância dos jovens buscarem fontes variadas de informações, por meio do incentivo à leitura de jornais, livros e sites confiáveis, com a finalidade de criar uma população com grande senso crítico, podendo discernir notícias falsas, variando-as e, consequentemente, beneficiando o regime democrático.

 

Veja como a conclusão acima seguiu exatamente o esquema apresentado nesta conclusão na redação:

Conectivo: portanto

Retomada: a manipulação comportamental através do controle de dados na internet [tema] é perigosa [objetivo do texto] porque é antidemocrática [objetivo do primeiro desenvolvimento] e facilita a propagação de fake news [objetivo do segundo desenvolvimento]

Proposta de intervenção: para combater tal manipulação, é necessário que o Ministério da Educação [agente], com o auxílio das escolas, promova saraus e campanhas [ação], em diversas mídias de massa, que mostrem a importância dos jovens buscarem fontes variadas de informações [detalhamento], por meio do incentivo à leitura de jornais, livros e sites confiáveis [modo], com a finalidade de criar uma população com grande senso crítico [efeito], podendo discernir notícias falsas, variando-as e, consequentemente, beneficiando o regime democrático [detalhamento].

Aulas Gratuitas: A Conclusão & a Linguagem correta da Redação no Enem

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira aprofundar esta questão tão importante para a sua redação, veja a aula abaixo:

Muito boa esta aula de Redação com a professora Daniela Garcia. Têm mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito no Youtube. Confere lá.

A Linguagem para a Conclusão da Redação do Enem

Agora, confira como você pode aproveitar as orientações da professora Daniela para fazer o uso corretoda linguagem:

Agora é com você.

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Daniela Cristina Garcia para o Curso Enem Gratuito. Daniela é formada em Letras (Língua portuguesa e literaturas) pela Universidade Federal de Santa Catarina e é mestre em Linguística (também pela UFSC). Dá aulas de Língua Portuguesa, com ênfase em redação, em escolas e cursos pré-vestibular de Florianópolis e possui experiência em correção de redação de vestibulares e exames.

Compartilhe: