Conjunções subordinadas

Conheça as conjunções subordinadas. Não perca esta revisão para ter sucesso na interpretação das questões de Espanhol do Enem!

Conjunções são palavras invariáveis que ligam duas orações ou termos semelhantes de uma mesma oração. Em se tratando de conjunções subordinadas, temos duas ideias ligadas, sendo que uma delas é dependente da outra a partir de uma lógica.

As relações lógicas como a causa, a consequência, a concessão, a comparação e a finalidade são o que vão definir a categoria à qual pertence determinada conjunção.

conjunções subordinadas - exemplo
Exemplo de uso da conjunção MIENTRAS. Fonte: https://pensamientoscelebres.com/frase/lapalabraprogresonotieneningunsentidomientrashayaninosinfeli/1

Observe abaixo as conjunções subordinadas, suas traduções, particularidades e exemplos.

– Conjunções Consecutivas

LUEGO (logo), TAN QUE (tão que), ASÍ QUE (assim que), POR (LO) TANTO (portanto), DE MANERA QUE (de maneira que), CONQUE (logo, portanto), PUES BIEN (pois bem). Estas conjunções são usadas quando a ação subordinada é uma consequência da ação principal. Exemplos:

Pienso, LUEGO existo.
(Penso, logo existo.)
Es TAN alto QUE alcanza el techo.
(É tão alto que alcança o teto).

– Conjunções Causais

PORQUE, A CAUSA DE (por causa de), VISTO QUE, ES QUE (é que), QUE, COMO, EN VISTA DE QUE, PUES (pois), DADO QUE, PUESTO QUE (posto que), YA QUE. Serve para estabelecer uma causa, uma explicação. Exemplos:

No me sorprendió lo dicho, PUESTO QUE y alo sabía.
(Não me surpreendeu o que foi dito, posto que eu já sabia.)
Lo hace PORQUE quiere.
(O faz porque quer.)

– Conjunções Finais

PARA QUE, A FIN DE QUE, DE MANERA QUE, PORQUE, etc. São usadas para indicar um propósito, um objetivo.

Exemplos:
Estudia PARA QUE puedas sacar buena nota.
(Estude para que possas tirar boa nota.)
Practico deportes PORQUE me gusta.
(Pratico esportes porque gosto.)

– Conjunções Temporais

CUANDO, HASTA QUE (até que), ASÍ QUE, NO BIEN (nem bem), A MEDIDA QUE, MIENTRAS (enquanto), TAN PRONTO COMO (tão logo). Faz referência ao tempo ou momento em que ocorre a ação principal. Exemplos:

CUANDO leia, le temblaban las manos.
(Quando lia, tremiam suas mãos.)
Te llamo MIENTRAS almuerzo.
(Te telefono enquanto almoço.)

ATENÇÃO: a conjunção MIENTRAS É muito comum em questões de provas. Tanto de Enem como de Vestibular. Fique atento(a) ao seu uso!

– Conjunções Concessivas

AUNQUE (ainda que, mesmo que), DE MANERA QUE, APESAR DE QUE, POR MÁS QUE, POR MUCHO QUE, INCLUSO SI (inclusive se), AUN CUANDO (mesmo quando). Indicam que há uma dificuldade que não impede a ação. Exemplos:

Iré AUNQUE llueva.
(Irei mesmo que chova.)
POR MÁS QUE me duela, no te quiero más.
(Por mais que me doa, não te quero mais.)

– Conjunções Condicionais

SI (se), CON TAL QUE (desde que), SIEMPRE (sempre), CUANDO (quando), EN CASO DE QUE (em caso de que), A MENOS QUE, COMO. Indica uma condição para que a ação ocorra. Exemplos:

SI todo sale bien, seré millonario.
(Se tudo correr bem, serei milionário.)
Le diré eso SIEMPRE que me escuche.
(Direi-lhe isso, sempre que me escute.)

– Conjunções de modo

COMO, SEGÚN (segundo), SEGÚN QUE, COMO QUE, TAL COMO, etc. Indicam o modo em que se realiza a ação.

Exemplos:
Hazlo COMO quieras. (Faça-o como queiras.)
Llene la solicitud SEGÚN las instrucciones.
(Preenchi a solicitação segundo as instruções.)

– Conjunções de lugar

A DONDE, DONDE, POR DONDE. Indicam o lugar onde ocorre a ação. Exemplos:
Iré DONDE me digas.
(Irei onde me digas.)
Me iré por DONDE he venido.
(Irei por onde vim.)

– Conjunções Comparativas

COMO…SI, YA…QUE, MÁS…QUE, MENOS…QUE, TAN…COMO, etc. Estabelece comparação entre a ação principal e a subordinada. Exemplos:

Escribe MEJOR QUE Aníbal.
(Escreve melhor que Aníbal.)
Carla és MÁS alta QUE yo.
(Carla é mais alta que eu.)

conjunções subordinadas - exemplo 2
Exemplo de subordinada AUN CUANDO. Fonte: https://www.ejemplode.com/12-clases_de_espanol/4763-ejemplo_de_conjunciones_subordinantes.html

 

Agora assista a este vídeo do nosso canal do YouTube e fixe ainda mais este tema:

Em seguida, resolva a estas questões. Bom estudo!

TEXTO: 1 – Comum à questão: 1

conjunções subordinadas - exercício
Disponible en: <https://gdtmujersomamfyc.
wordpress.com/2015/11/24/dia-internacional
-contra-la-violencia-de-genero-2015/>.
Acceso en: 17 jun. 2017

01 – (FM Petrópolis RJ/2018) El discurso de la mujer en la tira se construye teniendo como base un/una:

a) tiempo
b) continuidad
c) causalidad
d) concesión
e) condición

02 – (UNIOESTE PR/2014) En el fragmento “Hoy ha acabado de hacerse añicos, a pesar de que las manifestaciones no fueron tan multitudinarias…” el vocablo destacado brinda a la oración a la que se liga una idea de:

a) confirmación.
b) concesión.
c) conclusión.
d) reiteración.
e) negación.

GABARITO

01) E
02) B

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto

Compartilhe: