A degradação dos biomas brasileiros é um dos tópicos mais importantes da Geografia do Enem e dos vestibulares. Veja agora no resumo gratuito.
A biodiversidade do Brasil está em risco pela degradação dos biomas, pois a diversidade é composta pela grande quantidade de ecossistemas que o país abriga. Estes ecossistemas estão espalhados pelos seis biomas, que nada mais são que a paisagem formada pela formação vegetal característica de cada região com características geográficas definidas.
Dessa forma, entender a degradação dos biomas brasileiros é de fundamental importância para conseguirmos proteger nossa biodiversidade.
egundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), o Brasil possui seis biomas delimitados, sendo eles: Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Amazônia, Caatinga e Campos Sulinos.
Introdução aos Biomas Brasileiros
Para iniciar esta revisão, veja agora com a professora de biologia Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem gratuito, quais são os biomas brasileiros e as características de cada um deles!
Apesar de possuírem características bastante diferenciadas, a degradação é algo que vem cada vez mais se agravando em todos eles.
A degradação dos biomas brasileiros
A degradação dos biomas acontece no país por diversos fatores, entre eles os que mais colocam em risco a preservação das formações vegetais são: o desmatamento, as queimadas, a mineração e a construção de grandes empreendimentos.
Figura 1: Imagem do desastre causado pelo rompimento da barragem construída pela Vale em Brumadinho (MG).
Degradação dos biomas e o desmatamento
O desmatamento é uma forma de degradação que atinge quase todos os biomas brasileiros. Entre suas consequências destaca-se a perda da biodiversidade, tanto de espécie vegetais como animais, modificação do ciclo hidrológico na região e consequentemente, mudanças climáticas locais.
Muitas vezes, o desmatamento está ligado às queimadas, já que estas auxiliam a intensificar o processo de desmatamento, acelerando a “limpeza” da área desejada.
Atualmente, o bioma mais ameaçado pelo desmatamento é o Cerrado. Apesar de possuir uma composição vegetal de espécies rasteiras, a região do Cerrado brasileiro abriga uma das maiores biodiversidades do mundo. Porém, com o crescimento da agropecuária no Brasil, esta região passou a ser tomada pela monocultura e pela pecuária extensiva.
Aproximadamente 60% do bioma Cerrado é ocupado pela pecuária e 6% pelo plantio de soja. As técnicas de plantio de soja são responsáveis pela contaminação do solo e dos corpos d’água na região, devido ao uso abusivo de agrotóxicos e fertilizantes.
A Mata Atlântica é um bioma que quase foi extinto pelo desmatamento. A degradação da Mata Atlântica iniciou-se com o intuito de utilização da área para agricultura também. Mas, como sua área de abrangência não possuía um relevo muito favorável, a ameaça passou a ser as indústrias de celulose. Atualmente, a maior parte da Mata Atlântica é secundária, já grande parte da vegetação primária foi devastada.
A região da floresta amazônica vem sofrendo cada vez mais com a degradação dos biomas também. Tendo em vista que esta é uma região de alto interesse econômico e apesar de abrigar a maior bacia hidrográfica do mundo e uma biodiversidade única, a fiscalização na região não é frequente.
Mineração
A mineração é outro fator de grande risco para os biomas, já que provocam a poluição da água e aceleram o processo de erosão dos solos. Em muitas regiões, a mineração leva ao desmatamento também, já que para a realização da extração de minerais do solo é necessária a retirada da cobertura vegetal.
Casos como os rompimentos de barragem em Mariana (MG) e Brumadinho (MG) comprovam os danos ambientais que podem ser causados pela mineração e por grandes empreendimentos mal elaborados.
As barragens construídas para contenção dos rejeitos da mineração no estado de Minas Gerais, ao se romperem devido a falta de manutenção, causaram danos irreparáveis para região. Além de devastar a formação vegetal, os corpos da água foram contaminados, carregando rejeito por um trajeto de aproximadamente 850 km.
Construção de rodovias e hidrelétricas
Além das barragens de contenção construídas para a mineração, outros grandes empreendimentos podem oferecer risco para os biomas brasileiros, como a construção de hidrelétricas e a abertura de rodovias. Estes grandes empreendimentos colocam em risco os biomas tendo em vista a necessidade de retirada da vegetação nativa para sua instalação.
Falta de áreas de preservação
Grande parte dos problemas relacionados à degradação dos biomas diz respeito à pequena quantidade de áreas de preservação da vegetação brasileira, além da falta de investimentos na fiscalização e monitoramento ambiental. Na tabela abaixo é possível analisar a porcentagem de unidades de conservação em relação à área de abrangência do bioma.
Questões sobre a degradação dos biomas brasileiros
Agora, responda às questões abaixo e verifique se você realmente aprendeu tudo sobre a degradação dos biomas, suas causas e consequências para o meio ambiente.
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNITAU SP/2019)
Conservar a Amazônia é questão ambiental, social e econômica
A Amazônia é única. É a maior extensão de floresta tropical e o único lugar onde a própria floresta controla seu clima interno, impactando o mundo todo. Com sua biodiversidade ímpar, a Amazônia possibilita a manutenção de serviços ecossistêmicos e limpa a atmosfera do planeta. Porém, para que haja um desenvolvimento social sustentável na região, é necessária uma forte base científica capaz de subsidiar políticas públicas que atendam questões relacionadas à população, à biodiversidade, ao meio ambiente e à economia.
“É preciso ver a Amazônia a partir de vários aspectos diferentes. Ela não é um jardim botânico, pois não tem um funcionamento ou um impacto linear, e é chave para as mudanças climáticas globais”, afirma o cientista Paulo Artaxo, professor da Universidade de São Paulo (USP). O funcionamento biológico da Floresta Amazônica regula o clima sobre a região. “A floresta controla o balanço de energia, o fluxo de calor latente e sensível, o vapor d’água e os núcleos de condensação de nuvem que vão intensificar o ciclo hidrológico. E isso só é possível se houver uma extensão muito grande de floresta. Quando ela é fragmentada, deixa de ter essa propriedade”, explica Artaxo. Um exemplo do impacto da floresta está na sua capacidade de armazenar carbono da atmosfera, questão fundamental para as mudanças climáticas.
Adaptado de Agência Fapesp.Sobre essa temática ambiental e sobre suas implicações, assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Faculdade São Francisco de Barreiras BA/2019)
O cerrado está ameaçado
Por uma grande ocupação
Onde máquinas e equipamentos
Estão entrando em ação
Expandindo a monocultura
Sem nenhuma preocupaçãoMas o solo é muito frágil
E não suporta a exploração
Surge então as voçorocas
Que comprometerá a produção
Indicando que os métodos utilizados
Precisam de correção.A análise dos versos e os conhecimentos sobre o cerrado e sua ocupação permitem afirmar:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FATEC SP/2018)
(…) segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2 036 448 km², cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua (…) resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.
Considerado como um dos *hotspots mundiais de biodiversidade (…) Além dos aspectos ambientais, esse bioma brasileiro tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiros e vazanteiros (…) Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estimase que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, este é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.
Nas três últimas décadas, esse bioma vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira.
http://www.mma.gov.br/biomas Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.*hotspots são áreas de elevada riqueza natural em termos de biodiversidade e que carecem de uma urgente conservação
A principal atividade econômica que ameaça o bioma citado no texto é a
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEG GO/2018)
Em virtude de suas características físico-naturais, o Cerrado brasileiro permaneceu distante dos interesses econômicos do país por muito tempo. Somente a partir do ano de 1970 esse domínio morfoclimático foi totalmente integrado ao processo produtivo e inserido no contexto da produção agrícola do país. O principal elemento natural que impediu a sua incorporação imediata à economia do país foi
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUC SP/2018)
O texto abaixo deve ser lido como apoio para responder a questão.
A imensa riqueza social e natural do Cerrado está ameaçada de se perder. No ritmo atual de devastação, o bioma como tal pode desaparecer para sempre já em 2030.
As consequências socioambientais desse processo são dramáticas e ainda serão mais, como diversos analistas e organizações sociais vêm alertando, caso não seja feito um esforço articulado para impedir que essa expansão para a produção de commodities continue nos moldes de violência, predação e empobrecimento que a tem caracterizado.
(Le Monde Diplomatique
Brasil, março de 2018, nº
128, suplemento especial)O texto apresenta uma enorme preocupação com o 2º maior bioma em área do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta de forma explícita fatos, características e tendências que podem ser identificados de forma implícita no texto.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
Alguns dos mais importantes rios do Brasil – Xingu, Tocantins, Araguaia, São Francisco, Parnaíba, Jequitinhonha, Paraná e Paraguai, dentre outros – nascem no Cerrado. Trata-se da única savana do planeta dotada de rios perenes. A rápida conversão do Cerrado em pastagens e lavouras e o manejo inadequado das áreas preservadas coloca em risco esse formidável recurso natural. Além disso, a destruição do Cerrado constitui uma perda inestimável em termos de biodiversidade, pois, na microescala, esse bioma, que pode apresentar 35 espécies diferentes de plantas por metro quadrado, é mais rico em flora e fauna do que a floresta tropical.
Disponível em: http://agencia.fapesp.br/2586. Acesso em março de 2018. Adaptado de “Uma vez degradado, o Cerrado não se regenera naturalmente” divulgado em 20 de Fevereiro de 2018, pela Agência FAPESP.Sobre o Cerrado, assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(PUC GO/2017)
12
Deolinda, a professora, era esguia, circunspecta, o nariz afilado sustentando os pequenos óculos, e muito respeitada. Os meninos travessos sofriam nas mãos dela. Cumpria com rigor os princípios cristãos e foi a primeira professora da cidade, quando nada existia aos desbravadores, senão os sonhos.
Não havia sala de aula e ela, num puxado coberto de palmeiras, ou debaixo de alguma frondosa árvore, já ensinava as primeiras letras. De poucos risos, cantava as lições com uma velha régua de madeira. Era respeitada e amada e, como não devia de ser, odiada.
Quase todos os filhos dos desbravadores, vindos de todas as partes do país, passaram por suas mãos e palavras corretivas. Tão severa era e austera, que as línguas maledicentes diziam, às escondidas, que o diabo da mulher era homem. Coitado do pobre marido! Devia sofrer muito nas mãos dela…
Por sua vez, havia a parte boa. Não era fácil ensinar aos filhos de gente gananciosa, cujo propósito era devorar a Amazônia. Esses desbravadores pouco estavam ligando se os filhos iam bem ou não na escola. Estavam sequiosos por fortunas rápidas. Cada árvore era um cifrão. Aqueles meninos sonhavam com caminhonetes luxuosas, roupa da moda e viagens. Menos com estudos. Dinheiro, mano velho, faz coisas!
(GONÇALVES, David. Sangue verde. Joinville: Sucesso Pocket, 2014. p. 121. Adaptado.)O texto relata o processo de educação de jovens pertencentes a famílias que acabam de se mudar para a Floresta Amazônica, ansiosas por se enriquecer. Acerca das características físicas, bem como do processo de ocupação da Amazônia, analise as alternativas a seguir:
I. A Região Amazônica é marcada por relevo plano, em geral rebaixado, em decorrência da estabilidade tectônica e do processo de sedimentação.
II. Uma das grandes preocupações acerca da ocupação da Região Amazônica é a função desempenhada pela floresta na absorção de oxigênio e liberação de dióxido de carbono.
III. Além do Brasil, outros países fazem parte da Região Amazônica, tais como o Peru, o Chile, a Colômbia e a Argentina.
IV. A Região Amazônica tem sido palco de frequentes tensões envolvendo índios, garimpeiros e, mais recentemente, agricultores, com a chegada da fronteira agrícola.Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFRGS/2017)
O rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, em novembro de 2015, considerado o maior desastre ambiental do Brasil, causou uma enxurrada de lama com rejeitos, na região de Mariana (MG).
Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências desse desastre.
I. O impacto ambiental do rompimento, que vazou 35 bilhões de litros de rejeitos de minérios, atingiu a vida aquática, as faixas de matas ciliares, bem como o litoral do Espírito Santo.
II. A lama contaminada, oriunda da barragem, abalou o abastecimento de água de várias cidades ao longo da bacia do Rio Doce.
III. A lama contaminada modificou a composição do solo, ao longo de 650 km do Rio Doce e seus afluentes, tornando-o improdutivo naqueles locais em que houve a deposição dos sedimentos.Quais estão corretas?
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM/2017)
Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.
HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC GO/2016)
Queimada
À fúria da rubra língua
do fogo
na queimada
envolve e lambe
o campinzal
estiolado em focos
fenos
sinal.
É um correr desesperado
de animais silvestres
o que vai, ali, pelo mundo
incendiado e fundo,
talvez,como o canto da araponga
nos vãos da brisa!Tambores na tempestade
[…]
E os tambores
e os tambores
e os tambores
soando na tempestade,
ao efêmero de sua eterna idade.[…]
Onde?
Eu vos contemplo
à inércia do que me leva
ao movimentode naufragar-me
eternamente
na secura de suas águas
mais à frente!Ó tambores
ruflai
sacudi suas dores!Eu
que não me sei
não me venho
por ser
busco apenas ser somenos
no viver,nada mais que isso!
(VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade.
Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 164, 544, 552.)O texto faz referência a queimadas, que, quando realizadas de maneira não controlada são maléficas ao ambiente florístico e faunístico de qualquer bioma. Levando-se em conta o clima, o relevo e a vegetação, o território brasileiro é constituído de diferentes e diversificados mosaicos paisagísticos. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que melhor correlaciona as regiões brasileiras e os biomas nelas predominantes:
Marque a alternativa correta.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22