Eras Geológicas e a evolução do planeta Terra

Você sabe o que são as Eras Geológicas e qual a importância do seu entendimento? Venha revisar mais esse conteúdo de Geografia para a prova do Enem

O planeta Terra possui aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Para entendermos melhor os processos que ocorreram ao longo destes anos e as mudanças pelas quais o planeta Terra passou, na ciência dividimos as “fases” da Terra ou “estágios” em Eras Geológicas.

cordilheira dos andes (dobramento moderno nas eras geologicas)
Figura 1: Cordilheira dos Andes (Dobramento Moderno) vista do Deserto de Atacama.

 

As Eras Geológicas

As Eras Geológicas não são nada mais do que a divisão dos momentos de evolução da Terra. Isso nos ajuda a entender melhor quais foram as modificações pelas quais o planeta passou tanto do ponto de vista geográfico, como também do biológico.

Na tabela abaixo, podemos identificar quais foram estas eras e as principais mudanças que vieram a ocorrer dentro do período delimitado por meio de tópicos.

divisão das eras geológicas e seus períodos
Figura 2: Tabela de divisão das Eras Geológicas e seus períodos.

 

É importante ressaltar que eras e períodos são coisas diferentes. As eras são os grandes marcos compostos pelo conjunto de períodos que delimitam os principais eventos de modificação do planeta. Podemos tomar como exemplo então a era Pré-Cambriana, delimitada pelos períodos Arqueano e Proterozóico.

Para facilitar o entendimento do que de fato ocorreu em cada era vamos dividir aqui o conteúdo por ordem cronológica das eras geológicas, iniciando então pelo primeiro momento chamado de Pré-Cambriano.

Pré-Cambriana

A era Pré-Cambriana é o primeiro momento da evolução do planeta Terra, sendo datado de 4,6 bilhões de anos à 2,3 bilhões. Dentro da era Pré-Cambriana, temos a divisão em três períodos, sendo eles: Azóico, Arqueozóico e Proterozóico.

Período Azóico: O período Azóico, constitui-se pelo primeiro momento da Terra, quando esta ainda era uma grande massa de magma sem estrutura sólida ainda consolidada.

Com a alta temperatura do planeta, a evaporação dos seus componentes era constante, causando um período de chuvas subsequentes. Essas chuvas nunca chegavam a encostar na superfície da Terra, pois ao chegarem perto, já evaporavam e formavam novas nuvens.

A partir do momento em que o planeta Terra inicia seu resfriamento, essas chuvas, que duraram milhões de anos, começaram a cair sobre a superfície terrestre, ajudando no seu resfriamento e na sua solidificação.

Período Arqueozóico: Esse período, que se inicia com o processo de solidificação da superfície terrestre, foi onde surgiram as primeiras estruturas Geológicas, sendo elas os Maciços Antigos ou Escudos Cristalinos. Estas são as estruturas geológicas mais antigas do planeta Terra e consequentemente, as que mais passaram por processos de desgaste (erosão).

Período Proterozóico: No Proterozóico, com a presença dos Escudos Cristalinos, temos então a continuidade dos processos erosivos e também o início da formação das Bacias Sedimentares. As Bacias Sedimentares passaram a surgir nas áreas de deposição de sedimentos, acontecendo geralmente (mas não sempre) nas partes mais baixas do relevo.

Este foi o período mais longo e ocorreu de aproximadamente 2,5 bilhões de anos à 542 milhões de anos atrás.

Paleozóica

A era Paleozóica é subdividida em seis períodos, sendo eles: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.

Para o estudo escolar e para a preparação para provas como o Enem e os vestibulares, não há a necessidade de aprofundamento em cada uma das subdivisões das Eras Geológicas, pois estas subdivisões possuem maior utilidade para pesquisas científicas e acadêmicas.

Deste modo, resumidamente, os principais eventos da era Paleozóica são a intensificação dos processos de formação de Bacias Sedimentares e também o surgimento do carvão mineral no período Carbonífero.

Mesozóica

Esta era divide-se em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. É na era Mesozóica que temos a formação dos Dobramentos Modernos.

A formação dos Dobramentos Modernos, inicia-se a partir do momento da movimentação das placas tectônicas, responsável pela separação dos continentes. Nas zonas de convergência de placas, temos em então a formação de cadeias montanhosas, como a cordilheira dos Andes.

Cenozóica

A era Cenozóica é a era mais atual e divide-se em período Terciário e Quaternário. Nessa era não temos a formação de novas estruturas geológicas, somente a modificação daquelas que já haviam se consolidado.

Como a movimentação de placas é constante e continua intensa até os dias de hoje, temos a modificação das formas de relevo e também as mudanças causadas por agentes externos, como por exemplo, os processos de intemperismo e de erosão. Na era Cenozóica temos também a intensificação do processo de formação dos Dobramentos Modernos.

Na imagem abaixo podemos observar a cronologia da formação das estruturas geológicas e de relevo.

estruturas geologicas nas eras geologicas
Figura 3: Cronologia da formação de estruturas geológicas e de relevo.

 

Obs.: A era Paleo-mesozóica caracteriza-se como um período de transição entre as eras Paleozóica e Mesozóica.

Este foi um resumo sobre as Eras Geológicas da Terra para facilitar seus estudos para o Enem. Para descobrir mais sobre a movimentação das placas tectônicas, assista nossa videoaula!

Questões

(UNIOESTE PR/2013)

As eras e períodos geológicos são fundamentais para a compreensão da história da Terra e de sua evolução física, refletindo-se também na configuração geológica do Brasil. Sobre esse assunto, aponte a alternativa INCORRETA.

a) A formação da Terra iniciou-se há 500 milhões de anos.

b) Os dinossauros viveram durante a era Mesozoica, que é composta pelos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

c) Os escudos cristalinos e a serras do Mar e da Mantiqueira são as formações geológicas mais antigas do Brasil.

d) A era Cenozoica é a era geológica mais recente. Atualmente, estamos no período Quaternário da era Cenozoica.

e)  As bacias sedimentares cobrem a maior parte do território brasileiro.

Gabarito: A.

(UEM PR/2010)

O tempo geológico costuma ser dividido em eras, períodos e épocas geológicas, cada um caracterizado por eventos biológicos e geológicos marcantes, dos quais alguns ficaram registrados em rochas e em fósseis. Sobre isso, assinale o que for correto.

I. A era Paleozóica é a era mais curta na divisão da escala de tempo geológico, com duração aproximada de 500 mil anos.

II. O aparecimento dos primeiros primatas e da espécie humana atual ocorreu em períodos distintos da era Cenozóica.

III. Os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo da era Mesozóica caracterizam-se, respectivamente, pelo aparecimento, apogeu e extinção dos dinossauros.

IV. Os fósseis revelam que os insetos e os aracnídeos conquistaram o ambiente de terra firme antes que os anfíbios.

V. Quando a espécie humana atual surgiu no planeta, a América do Norte estava fisicamente ligada com a Europa.

Gabarito: II, III e IV.

(UFAM/2006)

A Geologia divide o tempo de existência da Terra em eras geológicas, que por sua vez se subdividem em períodos. A Era Mesozóica está dividida em três períodos, denominados:

a) Triássico, Cretáceo e Carbonífero.

b) Triássico, Jurássico e Cretáceo.

c) Devoniano, Carbonífero e Permiano.

d) Triássico, Jurássico e Quaternário.

e) Cambriano, Ordoviciano e Siluriano.

Gabarito: B

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Blog do Enem. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22