Espaço rural brasileiro – Aula com Simulado de Geografia

A população que vive no campo é declinante no Brasil, mas a força econômica do Espaço Rural Brasileiro é cada vez maior. Veja no resumo com Simulado de Geografia.

Hora de rever uma síntese com aula gratuita sobre o Espaço Rural Brasileiro. O Brasil era um país agrário até nas primeiras décadas do século XX. Mas, após o governo de Getúlio Vargas o país inicia um processo de urbanização progressiva.

Até 1940 as pesquisas demográficas mostravam que 69% dos brasileiros viviam no campo, e 31% nas áreas urbanas. Porém, já no censo populacional de 1960 a maioria dos habitantes já estava em área urbana. Em 2010 o indicador para população urbana alcancou 84%.

Mas, o esvaziamento populacional do campo no Brasil não significou o declinio da força econômica das atividades agrícolas no país. O agronegócio é o setor mais dinâmico da economia exportadora, e é o grande responsável pelo superátivit da balança comercial externa.

Aula Gratuita: O Espaço Rural Brasileiro

Confira com o professor Rafael Carrieri um resumo simples e rápido com os destaques de Geografia para o tema do setor agrícola Brasileiro:

Exelente este resumo. Têm mais aulas do professor Carrieri no canal do Curso Enem Gratuito no Youtube.

Nesta aula do professor Carrieri você encontra as informações essenciais para entender as transformações  do setor rural brasileiro causadas pelo avanço de técnicas agrícolas sofisticadas, pela introdução de intensos processos de mecanização.

Deste modo vemos que os ambientes rurais também estão, na sua grande maioria, se tornando urbanizados a partir do momento em que são instaladas infraestruturas em busca de aumento da produção e principalmente exportação.

O Problema dos Agrotóxicos no Brasil

No Brasil, o termo “agrotóxico” foi definido pela Lei Federal n.º 7.802 de 11 de julho de 1989 e se refere a produtos voltados à agricultura que tenham por finalidade alterar a composição da fauna ou da flora, para preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados prejudiciais.

O uso desses insumos agrícolas gera divergentes opiniões por conta de seus danos ao meio ambiente e à saúde humana. Aqui no país, vários tipos de agrotóxicos são pulverizados por aviões, e, quando aplicados sem os devidos cuidados, acabam sendo levados para perto de casas, animais e nascentes de rios.

Veja um documentário gratuito do canal do Curso Enem Gratuito sobre o problema dos Agrotóxicos.

Gostou do vídeo. Leia abaixo o conteúdo relacionado:

Além disso, conforme dados da Organização Mundial da Sáude e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cerca de 20 mil trabalhadores rurais morrem a cada ano por exposição aos agentes químicos. De acordo o Atlas Geográfico do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia, o Brasil consome cerca de 20% de todo agrotóxico comercializado no mundo.

Além disso, mais da metade do volume de agrotóxicos comercializados no país é destinada às plantações de soja, que correspondeu, em 2016, a 10,44% das exportações. Em 2019, o Ministério da Agricultura registrou 63 novos agrotóxicos, totalizando 325 o número de pesticidas registrados.

De todos os ingredientes ativos utilizados no Brasil, 30% são proibidos na União Europeia. Um exemplo é o agrotóxico mais utilizado no país, o glifosato, que vem sendo avaliado pela ANVISA desde 2008 e que, por apresentar evidências cancerígenas e outros prejuízos à saúde, será banido da França a partir de 2022.

Vale ressaltar que são inúmeros os pesticidas que não possuem nem legislação de quantidade máxima permitida no Brasil. Neste episódio da série de Atualidades, explicamos as consequências do uso de agrotóxicos e seus impactos na saúde e no meio ambiente, além de levantar alternativas a esses pesticidas poderiam ser implementadas no Brasil.

Afinal, é sempre bom pensar na proposta de intervenção, quando o assunto é redação do Enem, né? Para auxiliar você a compreender essas explicações, conversamos com o Engenheiro Agrônomo e ativista da agricultura urbana Marcos José de Abreu (Marquito).

Responda agora ao Simulado sobre o Espaço Rural Brasileiro

.