Etnocentrismo e relativismo cultural – Simulado de Sociologia

Os Europeus se achavam o centro e a referência cultural do mundo durante séculos. Eles eram os colonizadores, e consideravam os demais povos como seres a serem moldados pela cultura europeia para que se tornassem dignos. Veja agora no resumo de Etnocentrismo e relativismo cultural, com simulado Enem

A melhor forma de você chegar com tudo em cima nas provas do Enem é sempre resolver exercícios depois de estudar um determinado conteúdo. Aproveite agora para testar o seu nível de conhecimentos sobre Etnocentrismo e Relativismo Cultural.

Etnocentrismo e Relativismo Cultural

Sabemos que as pessoas vivem juntas, ou seja, em sociedade. Mas, o que significa viver em sociedade? Por que as pessoas de uma mesma sociedade são, em geral, parecidas?

Aprenda agora com a professora Heloísa Helô, da matéria de Sociologia, do canal do Curso Enem Gratuito, como a diferença entre os indivíduos de uma mesma sociedade é tratada pelo coletivo.

Publicidade

Veja com a professora quais fatores diferenciam os grupos sociais. É o primeiro passo para você avançar mais uma casa no desafio de responder às perguntas do simulado sobre Etnocentrismo e relativismo cultural.

Mandou bem a professora Heloísa. Vale a pena ver de novo!

Cultura e Civilização

Complete agora o resumo sobre Etnocentristo e relativismo Cultural com o resumo sobre Cultura e Civilização. Este tema está presente em praticamente todas as provas do Enem. Cultura, em síntese, é o modo de viver de uma determinada população.

Até o século XIX não era bem assim. No mundo acadêmico europeu praticava-se o Etnocentrismo, que orientava para que a cultura europeia fosse a referência maior perante os demais povos. Eles entendiam a própria cultura como sinônimo de Civilização.

Os europeus tinham feito desde o Século XV feitos que entraram para a história, como as grandes navegações, as descobertas dos demais continentes, as conquistas científicas. Na prática, eles eram, para eles mesmos, o centro do mundo, e a referência de cultura. Eles eram os colonizadores.

Na linha do tempo a partir do Século XV os europeus tinham promovido as mudanças sociais profundas desde o final da Idade Média. Isto envolve os conhecimentos do Renascimento, do Enciclopedismo, do Método Científico, do Iluminismo, das rupturas provocadas pela Revolução Francesa, das novas formas de se organizar governos e sociedades, e a Revolução Industrial.

Confira agora no resumo com a professora Heloísa. Cultura e civilização são os temas associados que mais caem nas provas. E o Etnocentrismo e a Relativização Cultural caminham lado a lado nos estudos das ciências humanas.

Valeu pra você?

Agora é hora de colocar em prática. Responda às questões do simulado. Se você ainda quiser revisar mais um pouco, veja este complemento sobre o Etnocentrismo Europeu.

Simulado de Etnocentrismo e Relativismo Cultural

 

.

Compartilhe: