Resumo com exercícios sobre expressões numéricas simples – Matemática Básica

Veja agora as regras e como resolver questões de adição, subtração, divisão e multiplicação. Uma expressão numérica é um conjunto de números sofrendo várias operações. Comece pelo resumo gratuito e depois faça a série de exercícios para praticar!

Se você vai prestar o Enem e não sabe por onde começar a estudar Matemática, chegou no lugar certo! Veja um resumo com lista de exercícios sobre expressões numéricas simples. É a primeira aula da Série “Matemática Básica” do Curso Enem Gratuito.

O professor Lucas Borguezan vai te ensinar de uma forma simples os principais conteúdos que você precisa saber para o Enem. É a partir deles que você vai conseguir estudar assuntos mais complexos.

Exercícios de Expressões Numéricas

Para aprender polinômios, por exemplo, você precisa aprender álgebra antes. Mas, para aprender álgebra, você já precisa conhecer as regras dos números negativos, e assim por diante. É o caminho para dominar a Matemática Básica.

Publicidade

É por isso que vamos iniciar nossa série com uma aula sobre a ordem das expressões numéricas. Esse conteúdo consiste numa regra de prioridade nas operações.Ordem de operações nas expressões numéricasUm erro na ordem da resolução dos cálculos de uma expressão numérica frequentemente leva a uma alternativa incorreta. Então, guarde bem: primeiro você resolve o que está entre parênteses. Depois o que está entre colchetes e só depois é que resolve o que está entre chaves.

Então, não deixe de assistir agora à videoaula de introdução ao tema das expressões numéricas com o professor Lucas. E, logo depois, tem a lisa de exercícios para você resolver no final do post!

Como resolver expressões numéricas simples

Agora, resolva a lista de exercícios. É hora de resolver expressões numéricas para gabaritar matemática no Enem.

Exemplos

1) Este exercício é igual ao primeiro que fiz no vídeo. Tente visualizar mentalmente a ordem das expressões numéricas e, em seguida, é só seguir as prioridades:

3 + 5 x 8 – 2 =

3 + 40 – 2 =

41.

2) Neste exercício temos os radicais, que são prioridades acima das multiplicações e divisões. Para resolver é só seguir como fiz no vídeo:

52 – √16 + 8 + (3-1) x 2 =

52 – √16 + 8 + 2 x 2 =

25 – 4 + 8 + 2 x 2=

25 – 4 + 8 + 4 =

21 + 12 =

33

3) Aqui, basta priorizar os parênteses antes de tudo, ou seja: operar primeiro o que está dentro dos parênteses. Vale lembrar: você não vai fazer 2+2 neste exercício:

(8 + 5) x 2 + 2 x (7 + 17) =

40 x 2 + 2 x 24 =

80 + 48 =

128

4) Antes a soma interna dos parênteses para depois as potências e, por fim, uma última multiplicação:

(3 + 5)2 x (2 + 3)2 =

82 x 52 =

64 x 25 =

1600

5) Se você pegou o jeito da ordem das expressões numéricas, esta questão vai fazer um efeito de contagem regressiva no cálculo:

36 ÷ 6 – 5 + 2 x 2 – 3 + 21 – 1 =

6 – 5 + 4 – 3 + 2 – 1 =

1 + 1 + 1 =

3

Exercícios sobre expressões numéricas

Depois de ver alguns exemplos, chegou a sua vez de resolver expressões numéricas. A seguir você encontra questões simples que já caíram em vestibulares e concursos. Mas, lembre-se: este é um conteúdo que vai ajudar você a entender outros mais complexos que caem no Enem. Pode ser que não apareça um exercício só sobre expressões numéricas, mas com certeza resolvê-las vai ser uma das etapas em várias questões.

.

Resumo sobre expressões numéricas simples

Depois de fazer os exercícios sobre expressões numéricas simples, vamos relembrar os principais pontos apontados pelo professor Lucas nos vídeos para você não se esquecer.

O que são expressões numéricas

Primeiramente, vamos relembrar qual é a definição de expressões numéricas e por que elas não são a mesma coisa que equações.

Expressão numérica é uma sentença escrita em linguagem matemática que envolve números, letras e operações indicadas entre eles. Enquanto isso, a equação apresenta uma relação de igualdade entre expressões, e possui pelo menos uma incógnita e operações matemáticas.

Desse modo, toda equação é uma expressão numérica, mas nem toda expressão numérica é uma equação. No nosso Instagram já fizemos um post explicando esta diferença:

Ordem das operações

Para você chegar no resultado correto de uma expressão numérica, deve resolver as operações matemáticas na seguinte ordem:

  1. Operações entre parênteses
  2. Potências e raízes
  3. Multiplicação e divisão
  4. Adição e subtração

Dicas sobre resolução de expressões numéricas

Por fim, separamos as dicas do professor Lucas para você não ficar confuso quando estiver realizando os cálculos. É importante manter uma organização na resolução de expressões numéricas principalmente em exercícios longos.

Lembre-se que no Enem e nos vestibulares você tem pouco espaço de rascunho e não tem tempo de sobra. Assim, algumas dicas podem ajudar em sua organização.

  • Escreva a resolução dos cálculos de cima para baixo, e não da esquerda para a direita. Dessa maneira, você consegue visualizar melhor qual número é resultado de qual operação. Isso porque o resultado de uma operação vai estar logo abaixo dela.
  • Resolva só um tipo de operação em cada linha. Se você for resolver parênteses, por exemplo, espere pela próxima linha para resolver as potências e raízes.
  • Destaque os resultados de cada expressão numérica. Assim, quando você bater o olho no rascunho você já vai encontrar o valor buscado.

Bons estudos!

Sobre o(a) autor(a):

Lucas Borguezan é matemático formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ministra aulas de matemática para turmas desde os 18 anos de idade e tenta sempre encontrar métodos atualizados e alternativos de se ensinar matemática usando tecnologia.

Compartilhe: