Exercícios sobre a filosofia de Platão e o mundo das ideias

Revise a essência da Filosofia de Platão e o Mundo das Ideias, bem como a Alegoria da Caverna, para fazer o simulado!

A Filosofia de Platão e o Mundo das Ideias, assim como a Alegoria da Caverna, cai muito no Enem.

Platão foi aluno de Sócrates. Acredita-se que que Platão conheceu seu mestre por volta dos 30 anos de idade. Aliás, grande parte dos escritos deixados por Platão são os diálogos socráticos, isto é, uma espécie de contos no qual Sócrates é a personagem principal porta-voz das ideias de Platão.

Em razão disso, é um pouco complicado separar as teorias genuínas de Platão daquilo que tenha sido pensado por Sócrates.

Todavia, é fácil enxergar a importância e a influência de Sócrates na vida e nas obras de Platão.

Existe aí um modo característico de se filosofar que de Sócrates a Platão influenciou o desenvolvimento de ideias pioneiras nos campos da epistemologia, metafisica, ética, estética e política.

O nome Platão foi dado à Arístocles ainda em sua juventude por causa de seus atributos físicos. A palavra correspondente em grego, Platon, significa ombros largos, característica marcante desse pensador, sempre representado como um grande barbudo.

Uma dessas ideias revolucionárias é justamente a ideia de um “Mundo de Ideias”! Parece confuso, né? Para que você entenda os motivos que levaram Platão a desenvolver essa “parada” de Mundo das Ideias, devemos antes falar um pouquinho do pensamento pré-socrático.

Esse tal de Mundo das Ideias é o local onde estaria a essência de tudo, sejam conceitos ou coisas. No Mundo das Ideias encontramos as Ideias fixas e imutáveis (olha o Parmênides aqui) que geram essencialmente cada coisa que existe seja ela ser ou objeto.

Ora, o tal do Mundo Sensível, em oposição ao Mundo das Ideias, é a realidade do dia a dia, esse cotidiano que vive se transformando (olha o Heráclito aqui) e que experienciamos através de nossos sentidos (daí o nome sensível).

Para Platão o mundo sensível é uma realidade “fake”. A realidade não passa de uma ilusão e, como toda fakenews, nos leva ao erro. Portanto, por percebemos o mundo com nossos sentidos, enxergamos as aparências das coisas do mundo e não sua essência. Essa essência aí estaria em outro mundo, o das Ideias.

O mundo das Ideias está relacionado com a chamada teoria da alma. Num livro chamado a Republica, Platão vai afirmar que as pessoas possuem corpo e alma.

Podemos ver essa teoria de Platão ao longo de todas as suas obras. Essa ideia é pioneira no estabelecimento do conceito de idealismo pois, quando Platão criou seu Mundo das Ideias passamos a nos questionar a respeito da verdadeira essência em sua forma ideal, o que seria a verdade absoluta e imutável.

Videoaula sobre a filosofia de Platão

Saiba mais sobre Platão e o mito da caverna na videoaula do prof. Alan no nosso canal:

Simulado sobre a filosofia de Platão

Agora que você já revisou o conteúdo, faça o simulado! O gabarito sai na hora!

.

Compartilhe: