Exercícios sobre gênero e a construção social do sexo

O conceito de gênero refere-se à construção social do sexo biológico. Teste o que você sabe sobre esse importante tema com o nosso simulado!

Todos sabem que as vidas de homens e mulheres são diferentes em muitos aspectos: comportamento, carreira, vida pessoal e por aí vai. Muitos acreditam que essas diferenças entre homens e mulheres são inatas, ou seja, naturais: homens são de um jeito, mulheres de outro, e ponto final. A teoria de gênero busca derrubar essa concepção.

Para a Sociologia, o conceito de gênero refere-se à construção social do sexo biológico. Em outras palavras, significa que a maneira de ser homem e de ser mulher é orientada pela cultura de determinada sociedade, ou seja, que homens e mulheres são moldados de uma determinada forma desde crianças de acordo com o ambiente em que estão inseridos.

Existem diferenças de comportamento entre mulheres de diferentes países, por exemplo. Do mesmo modo, os homens de séculos atrás não se expressavam da mesma maneira que hoje. Tais diferenças seriam impossíveis se o comportamento de homens e mulheres fosse uma característica inata.

A maneira como homens e mulheres se comportam em sociedade corresponde a um intenso aprendizado sociocultural que nos ensina a agir conforme as prescrições de cada gênero. Desde cedo, as crianças aprendem que há comportamentos e brincadeiras diferentes de meninos e meninas.

Há uma grande expectativa social em relação à maneira como mulheres e homens devem agir, andar, falar, sentar, mostrar seu corpo, brincar, dançar, namorar, ter relações sexuais, cuidar do outro, amar etc.

Em decorrência do gênero, há também modos e locais específicos de trabalho e de circulação, além de expectativas sobre quais atividades devem ser desempenhadas.

Por exemplo, ainda são raros homens que trabalham como empregados domésticos, cuidadores de crianças, manicure, etc. Do mesmo modo, ainda são minoria as mulheres caminhoneiras, trabalhadoras da construção civil, pescadoras, políticas, etc.

Com a frase “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, a pensadora francesa Simone de Beauvoir não está se referindo ao sexo biológico, mas à construção social do gênero: não existe nenhum fator natural que determine os papéis sociais que a mulher deve representar.

Pelo contrário, a mulher é ensinada desde pequena que deve agir conforme as expectativas de gênero impostas pela sociedade.

Enquanto o sexo de uma pessoa está relacionado às suas características físicas e biológicas (como a genitália), a identidade de gênero tem a ver com a maneira que ela se percebe: pode ser homem, mulher ou transgênero / transexual.

Já a orientação sexual se refere a qual(is) gênero(s) uma pessoa sente atração sexual e/ou romântica. Uma pessoa homossexual sente atração por pessoas do mesmo gênero; heterossexual, por pessoas do gênero oposto; e bissexual por ambos os gêneros.

LGBTfobia no Brasil

Simulado sobre gênero e construção social do sexo

Agora que você revisou o conteúdo, vamos para o simulado? Responda 10 questões sobre gênero e construção social do sexo. O gabarito sai na hora!

.

Compartilhe: