Exercícios sobre a peste negra e a crise do século XIV na Europa

Teste o seu conhecimento sobre a peste negra e a crise do século XIV que impactou a Europa. Bons estudos!

A Peste Negra, também chamada de peste bubônica, juntamente com a fome e a Guerra dos Cem Anos, provocou uma crise no século XIV e alterou o rumo da história na Europa.

A Baixa Idade Média começou com um grande desenvolvimento comercial e urbano na Europa, mas terminou com uma crise econômica, social e sanitária. Entenda como a fome, a peste negra, rebeliões e a Guerra dos Cem Anos provocaram a crise do século XIV e o fim da Idade Medieval.

Acredita-se que a peste bubônica tenha chegado à Europa em 1347 num navio genovês que atracou na Itália após ter feito uma viagem ao Oriente. Entre os seus tripulantes havia ratos contaminados que espalharam a doença.

No mesmo ano, já foram registrados casos em locais bem distantes da cidade italiana, como a Península Ibérica e a Inglaterra. Logo, a epidemia tomou conta do continente.

A peste bubônica é uma doença bacteriana transmitida pela picada de pulgas de ratos infectados. As péssimas condições sanitárias da época facilitaram a proliferação da doença.

Quem a contraía manifestava sintomas como manchas escuras pelo corpo, pústulas (pequenos tumores na pele com pus), vômito, febre alta, dores intensas e confusão mental. Muitos dos infectados morriam em até três dias.

Estima-se que 30 milhões de pessoas morreram pela peste, o que representa cerca de um terço da população europeia da época. As pessoas começaram a fugir das cidades, onde os corpos se acumulavam. Muitas comunidades ficaram completamente abandonas pelo alto número de vítimas ou porque os camponeses fugiam com medo de serem infectados.

Como se a fome e a peste negra não bastassem, a crise do século XIV teve mais um motivo: a Guerra dos Cem Anos. Apesar do nome, o conflito durou 116 anos (1337 a 1453) e foi a guerra mais longa de toda a Idade Medieval.

Naquela época, os Estados nacionais ainda não estavam formados. Os conflitos ocorriam entre reis, príncipes e outros membros da nobreza que disputavam um título ou o domínio sobre determinado território.  Neste caso, os embates iniciaram porque o rei da Inglaterra possuía feudos no norte da França.

Após várias idas e vindas, tentativas de tratados de paz, um casamento entre as nobrezas dos dois países e disputas sucessórias, a guerra terminou em 1453. No fim, os franceses venceram a última batalha em Bordeaux e ficaram com o território disputado.

Videoaula sobre a crise do século XIV

Assista a uma aula com o professor Felipe de Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, para revisar detalhes da crise do século XIV na Europa.

Simulado sobre a peste negra e a crise do século XIV

.

Compartilhe: