Escola de Frankfurt – Exercícios de Filosofia

Confira como estão seus conhecimentos sobre Adorno, Horkheimer, Benjamin e Habermas com exercícios de Filosofia! São 10 questões sobre a Escola de Frankfurt para treinar para o Enem e vestibulares!

Os representantes da Escola de Frankfurt estão entre os pensadores que mais caem nas questões de Ciências Humanas no Enem. Por isso, você não pode deixar de conferir o nosso resumo e lista de exercícios sobre a Escola de Frankfurt!

Resumo sobre Escola de Frankfurt

A Escola de Frankfurt é como ficou conhecido o Instituto de Pesquisa Social, criado por um grupo de pensadores na Alemanha do século XX. Seus integrantes mais conhecidos foram Theodor Adorno e Max Horkheimer.

A escola tinha como seu alicerce o pensamento marxista, juntamente com as teorias de Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. A partir disso, os pesquisadores do instituto desenvolveram a chamada Teoria Crítica. Resumidamente, essa teoria interpreta de forma materialista a sociedade industrial e os fenômenos contemporâneos.

Publicidade

Vídeo sobre a Escola de Frankfurt

Antes de partir para o próximo tópico e para os exercícios sobre Escola de Frankfurt, confira o resumo em vídeo no nosso canal:

Indústria cultural

Um dos principais conceitos criados na Escola de Frankfurt é o de indústria cultural. Adorno e Hokheimer, tiveram que fugir da Alemanha durante a ascensão do nazismo, e foram para os EUA, onde havia um capitalismo bastante avançado.

Assim, puderam desenvolver uma análise voltada aos meios de comunicação. Eles observaram como a cultura e os meios de comunicação começaram a produzir um tipo específico de conteúdo: os produtos de massa. Esse conteúdo extrapola o sentido da arte e se relaciona à ideologia dominante.

Com isso, os bens culturais se tornam mercadorias e a cultura se massifica, sendo altamente distribuída. Esse processo é chamado de massificação da cultura que, por sua vez, gera homogeneização das pessoas, do conteúdo, da reflexão.

O conteúdo disseminado por esses meios de comunicação visam produzir no espectador a aceitação da cultura dominante em vez de gerar pensamento crítico. O capitalismo, através da massificação dos bens culturais, faz com que o trabalhador, em seu momento de lazer, sofra um processo de alienação. O lazer torna-se, desse modo, prolongamento do trabalho.

Exercícios sobre Escola de Frankfurt

Por fim, treine para as provas com a lista de questões:

.

Exercícios sobre a Escola de Frankfurt
Núcleo fundador da Escola de Frankfurt que cunhou o termo indústria cultural

Compartilhe: