Teste seus conhecimentos sobre diagrama de fases com nossa lista de exercícios! São 10 questões do Enem com gabarito e um resumo para você revisar!
As mudanças de estado (ou fases) da matéria é um conteúdo que cai com muita frequência no Enem. Por isso, preparamos um resumo e uma lista de exercícios sobre diagrama de fases. Prepare-se para as questões de Física com a gente!
Resumo sobre calor latente e diagrama de fases
Quando você coloca um cubo de gelo no seu refrigerante, esse gelo vai começar a derreter até virar completamente líquido. Mas o que ocorre durante essa transformação de estado físico?
Quando fornecemos energia para um objeto, suas moléculas se agitam tanto que podem ocasionar uma mudança de estado físico. O calor envolvido nesse processo se chama calor latente. Ele vai atuar somente quando houver mudança de estado físico (quando não houver, o calor que atuará será o calor sensível).
A quantidade de calor (Q) necessária para fazer um objeto mudar de fase vai depender da sua massa (m) e do calor latente (L). Pode ser calculado, portanto, pela fórmula:
Q = m.L
Quando a quantidade de calor for positiva, o objeto estará absorvendo calor. Em contrapartida, quando a quantidade de calor for negativa, o objeto estará perdendo calor.
Agora vamos analisar um diagrama de fases que ilustra o comportamento da temperatura de certa quantidade água. Observe no gráfico que a água inicialmente se encontra em fase sólida. Ela é aquecida sob pressão constante de 1 atm. Lembrando que para substâncias puras, a temperatura durante a mudança de fase permanece constante.
As linhas horizontais do gráfico são chamadas de patamares. Nesses setores, observamos que a substância recebe calor, mas a sua temperatura permanece constante.
Cada patamar corresponde, portanto, a uma mudança de fase onde coexistem duas fases da substância: no primeiro, sólido e líquido e, no segundo, líquido e vapor. Ou seja, nesses patamares existe, por exemplo, tanto gelo e água a 0°C no primeiro caso, e tanto água e vapor a 100°C no segundo caso.
Há também os casos inversos de resfriamento das substâncias, ou seja, os casos de perdas de calor.
Videoaula
Antes de partir para os exercícios sobre diagrama de fases, confira a videoaula do professor Marcelo:
Exercícios sobre diagrama de fases
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2021)
Considere a tirinha, na situação em que a temperatura do ambiente é inferior a temperatura corporal dos personagens.
WATTERSON. B. Disponível em: https://novaescola.org.br. Acesso em: 11 ago. 2014.
O incômodo mencionado pelo personagem da tirinha deve-se ao fato de que, em dias úmidos,
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
A água sofre transições de fase sem que ocorra variação da pressão externa. A figura representa a ocorrência dessas transições em um laboratório.
Tendo como base as transições de fase representadas (1 a 4), a quantidade de energia absorvida na etapa 2 é igual à quantidade de energia
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Antes da geração do céu, teremos que rever a natureza do fogo, do ar, da água e da terra.
Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.
PLATÃO, Timeu (c. 360 a.C.).
Buscando compreender a diversidade de formas e substâncias que vemos no mundo, diversas culturas da Antiguidade elaboraram a noção de “quatro elementos” fundamentais, que seriam terra, água, ar e fogo. Essa visão de mundo prevaleceu até o início da Era Moderna, quando foi suplantada diante das descobertas da química e da física.
PLATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECh, 2011.
Do ponto de vista da ciência moderna, a descrição dos “quatro elementos” feita por Platão corresponde ao conceito de
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
Alguns fenômenos observados no cotidiano estão relacionados com as mudanças ocorridas no estado físico da matéria. Por exemplo, no sistema constituído por água em um recipiente de barro, a água mantém-se fresca mesmo em dias quentes.
A explicação para o fenômeno descrito é que, nas proximidades da superfície do recipiente, a
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condensação do líquido libera energia para o meio.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.
PLATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECH, 2011.
Do ponto de vista da ciência moderna, os “quatro elementos” descritos por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria. As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica.
Excetuando-se a fase de plasma, essas transformações sofridas pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2009)
O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
Disponível em: http://www.keroagua.blospot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).
A transformação mencionada do texto é a
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2009)
Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases na atmosfera – sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – emitidos em quantidade excessiva através da queima de combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo.
SANTILI, M. Mudança climática global. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo, 2007 (adaptado).
Suponha que, ao invés de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura, resfriando-se como uma era glacial, nesse caso
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2009)
A água apresenta propriedades físico-químicas que a coloca em posição de destaque como substância essencial à vida. Dentre essas, destacam-se as propriedade térmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporização. Esse calor latente refere-se à quantidade de calor que deve ser adicionada a um líquido em seu ponto de ebulição, por unidade de massa, para convertê-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da água é isolada a 540 calorias por grama.
A propriedade físico-química mencionada no texto confere à água a capacidade de
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM MEC/2009)
A Constelação Vulpécula (Raposa) encontra-se a 63 anos-luz da Terra, fora do sistema solar. Ali, o planeta gigante HD 189733b, 15% maior que Júpiter, concentra vapor de água na atmosfera. A temperatura do vapor atinge 900 graus Celsius. “A água sempre que está lá, de alguma forma, mas às vezes é possível que seja escondida por outros tipos de nuvens”, afirmaram os astrônomos do Spitzer Science Center (SSC), com sede em Pasadena, Califórnia, responsável pela descoberta. A água foi detectada pelo espectrógrafo infravermelho, um aparelho do telescópio espacial Spitzer.
Correio Braziliense, 11 dez. 2008 (adaptado).
De acordo com o texto, o planeta concentra vapor de água em sua atmosfera a 900 graus Celsius. Sobre a vaporização infere-se que
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2009)
Entende-se por ciclo hidrológico a movimentação que a água, em seus três estados, sólido, líquido e gasoso, realiza entre os três grandes reservatórios existentes na Terra, a atmosfera, os oceanos e os continentes. O sol fornece a energia para proporcionar essa movimentação, uma vez que tal energia aumenta as demandas por evaporação da água líquida ou por derretimento quando em seu estado sólido. O aquecimento global, que está ocorrendo por causa do aumento dos gases causadores do efeito estufa, tem provocado:
I. derretimento do gelo das geleiras nas regiões polares;
II. aumento da umidade na atmosfera em aproximadamente 6% para cada grau de aumento na temperatura média da Terra;
III. mudanças no regime climático das várias regiões, algumas ficando mais áridas, e outras, mais quentes, e, ainda, o aumento de tempestades em outras regiões.
OLERIANO, E.S.; DIAS, H.C.T. A dinâmica da água em microbacias hidrográficas reflorestadas com eucalipto. Anais I Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul: o Eucalipto e o Ciclo Hidrológico, Taubaté, Brasil, 07-09 novembro 2007, IPABHi, p. 215-222. Disponível em: http://www.agro.unitau.br/serhidro/doc/pdfs/215-222.pdf. Acesso em: 25 jun. 2008 (adaptado).
O aquecimento global está
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