Empirismo – Exercícios de Filosofia

Confira como estão seus conhecimentos sobre Bacon, Locke e Hume com exercícios de Filosofia! São 10 questões sobre empirismo para treinar para o Enem e vestibulares!

O empirismo é uma corrente filosófica que tem Francis Bacon e David Hume como alguns de seus principais pensadores. E eles sempre caem no Enem e vestibulares! Então confira nosso resumo e exercícios sobre empirismo!

Resumo sobre empirismo

O empirismo é uma corrente filosófica pautada na noção de que todo conhecimento válido só pode ser obtido única e exclusivamente da experiência. Seus principais expoentes foram David Hume, Francis Bacon e John Locke. Entretanto, suas origens podem ser retomadas desde Aristóteles.

O pensamento empirista pressupõe que o conhecimento sobre o mundo se dá a partir da captação do mundo externo, através dos sentidos, descartando as verdades apriorísticas e inatas.

Publicidade

Francis Bacon

Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo britânico considerado pai do empirismo inglês. Uma de suas principais contribuições foi a elaboração de um método científico. Ele defendia que, para conhecer o mundo, devemos observá-lo e, a partir disso, criar regras universais para seu entendimento.

De acordo com Bacon, nós somos capazes de observar o mundo de duas maneiras. A primeira é pela antecipação, ou seja, sem a necessidade de experimentos. Dessa forma não há a exigência de amostras práticas para que o conhecimento seja verdadeiro.

A segunda maneira se dá pela observação e interpretação, isto é, utilizando um método para realizar experiências. Assim, podemos observar o mundo em busca de verdades gerais. Para Bacon, o conhecimento válido é aquele que pode ser repetido. Desta forma, o filosofo aplica o que chamamos de método indutivo.

David Hume

David Hume (1711-1776) nasceu em Edimburgo, atual Escócia. Ele pode é considerado um empirista por defender a validação do conhecimento científico com base nas experiências. Assim como Adam Smith, criticou a intervenção estatal na economia, como é exemplificado em nosso texto sobre liberalismo econômico.

Sua principal obra é o “Tratado sobre a natureza humana”. Hume também pode ser compreendido como um cético. Acreditava que o ser humano estava limitado pelos sentidos e que nem sempre as mesmas causas produziriam os mesmos efeitos.

Vídeo

Antes de partir para os exercícios sobre empirismo, confira o momento do aulão do professor Alan em que ele fala sobre essa corrente filosófica:

Exercícios sobre empirismo

Por fim, teste seus conhecimentos sobre o empirismo com as questões a seguir:

.

Compartilhe: