Exercícios sobre o Efeito do Íon Comum

Teste seus conhecimentos com um simulado de química sobre o efeito do íon comum!

Quando o equilíbrio de um sistema é perturbado, acontece o efeito do íon comum, que vai agir para minimizar essa ação e tentar voltar para a sua estabilidade. Para que isso ocorra, é necessário que haja um deslocamento, mas para ele ser um íon comum então a constante deve se manter inalterada.

Para saber tudo sobre esse efeito, lembre-se do que seria um sistema em equilíbrio. Esse é o efeito provocado pela alteração de qualquer um dos fatores de equilíbrio de uma reação química é regido pelo Princípio de Le Chatelier.

Então podemos definir o íon comum dessa forma: quando temos uma reação em equilíbrio, e acrescentamos um íon que já esteja contido em algum composto de reagentes ou de produtos, teremos o efeito do íon comum, é ele quem pode determinar as mudanças no equilíbrio da reação.

A reação do íon comum

Quando adicionamos uma substância que contenha em sua composição um dos íons presentes na reação química, que são comuns ao equilíbrio, ocorre uma perturbação nesse equilíbrio, e assim ela é caracterizada como o efeito do íon comum.

O grau de ionização, ou seja, a porcentagem de quanto do ácido se separa, irá diminuir, pois o equilíbrio se desloca para a esquerda e favorece a união do composto e não a sua separação. Por isso é possível afirmar que o efeito do íon comum é caracterizado pelo íon que se desloca para a esquerda.

Sendo assim a sua constante (Ka) se mantém, pois o que altera é a temperatura.

Assista a uma videoaula com o professor Felipe Sobis para saber mais sobre os tipos de íons:

E agora que você já aprendeu um pouco mais sobre essa matéria, que tal testar os seus conhecimentos? Resolva o simulado que preparamos, com 10 questões, e confira os seus resultados na hora! Boa sorte e bons estudos!

.

Compartilhe: