Exercícios sobre a vida em sociedade

Sabe tudo sobre a vida em sociedade? Que tal testar o seu conhecimento com o simulado que preparamos! São 10 questões e você confere o resultado na hora!

Você está afiado sobre a vida em sociedade? O principal objeto de estudo da sociologia são as relações sociais. Sabemos que as pessoas vivem juntas, ou seja, em sociedade, mas o que significa viver em sociedade? Por que as pessoas de uma mesma sociedade são, em geral, parecidas?

Como a diferença entre os indivíduos de uma mesma sociedade é tratada pelo coletivo? Quais fatores diferenciam os grupos sociais? Para responder a essas e a outras perguntas, convido você a mergulhar neste texto comigo. Vamos lá?

Os primeiros pensadores da sociologia, Comte e Durkheim, viam a sociedade como o objeto de estudo da sociologia e, por muito tempo, ninguém questionou essa afirmação. Eles pensavam desta forma, pois viam a sociedade como algo externo ao indivíduo, como um todo que era diferente das partes – os indivíduos – e possuía vida própria.

Com o desenvolvimento do pensamento sociológico, alguns autores e algumas autoras começaram a perceber que a sociedade não tem vida própria e que para compreender a vida em sociedade é necessário estudar as relações sociais entre os indivíduos, pois são elas que fazem a sociedade.

relações sociais - diversidade
Diversidade
Fonte: https://bit.ly/2N8qNGT

Se por um lado temos um senso de obrigação moral que nos impele a ser, agir, pensar e sentir de determinada forma, por outro, vivemos em um mundo onde as relações sociais são vivas, elas se transformam, nem sempre podemos prevê-las; por isso, para compreender a vida em sociedade precisamos investigar a forma como as pessoas se relacionam no dia a dia.

As relações sociais, assim como a sociedade, são construídas e reconstruídas a partir da experiência. Podemos dizer que as relações sociais, embora sigam determinados padrões culturais, não são fixas, mas sim móveis e adaptáveis.

Traduzindo: o modo como nos relacionamos dentro da nossa sociedade está diretamente ligado ao modo como as outras pessoas se relacionam na mesma sociedade que nós, mas não pode ser determinado por este modo.

As relações Culturais

Para saber mais sobre as diferenças entre o senso comum e o pensamento sociológico sobre as relações culturais e  conhecer as origens do preconceito, da discriminação e da xenofobia, veja este resumo da professora Heloísa:

Simulado sobre a vida em sociedade

Agora que você revisou este conteúdo, responda às perguntas que preparamos sobre a vida em sociedade. O gabarito sai na hora. Boa sorte!

.

Compartilhe: