Na geometria espacial, os sólidos geométricos são objetos tridimensionais. Faça um simulado sobre esta matéria!
Na geometria espacial, os sólidos geométricos são os objetos que possuem comprimento, largura e altura, ou seja, são objetos tridimensionais. Eles são classificados em duas categorias, as quais são: poliedros e corpos redondos.
Os poliedros são figuras geométricas sólidas (não planas) formadas exclusivamente por figuras planas. São exemplos: o paralelepípedo, o cubo, o tetraedro e hexaedro. Podemos estudar também, os elementos dos poliedros. Você saber dizer um elemento do poliedro? São eles: aresta, vértice e face.
A nomenclatura dos poliedros é feita de acordo com a quantidade de faces.
Os poliedros ainda são separados em duas classes: prismas e pirâmides
Prismas: são poliedros que possuem duas bases. Suas faces laterais são formadas por paralelogramos ou retângulos. Podemos ainda classificar os prismas em oblíquos e retos.
Pirâmide: são poliedros que possuem uma única base. Suas faces laterais são formadas por triângulos.
Existem vários problemas que envolvem os poliedros e as pirâmides. Mas calma, não fique desesperado (a)! Temos um segredinho para você resolver esses probleminhas. Na verdade, é uma fórmula matemática. Ela é bem conhecida. Utilizamo-la na resolução da maioria dos problemas, principalmente, naqueles que caem em vestibulares, Enem e concursos. Já sabe de quem estou falando? É da relação de Euler.
A relação de Euler é uma equação que podemos determinar a quantidade de vértices, arestas e faces de um poliedro convexo e alguns não convexos. Entenda melhor:
V=número de vértices
A=número de arestas
F=número de faces
Videoaula sobre classificação de prismas
Para entender melhor a classificação dos prismas, acompanhe este vídeo do professor Sarkis:
Simulado sobre sólidos geométricos
Agora que você revisou o conteúdo, resolva o simulado que preparamos sobre os sólidos geométricos!
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2018)
Uma peça tem a forma de uma pirâmide reta, de base quadrada, com 15 cm de altura e é feita de madeira maciça. A partir da base dessa peça, foi escavado um orifício na forma de um prisma de base quadrada. A figura mostra a visão inferior da base da peça (base da pirâmide).
Esse orifício tem a maior profundidade possível, isto é, sem atravessar as faces laterais da pirâmide. O volume de madeira, em cm3, que essa peça contém é
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUC SP/2018)
Considere um cilindro reto de área lateral igual a 64π cm 2 e um cone reto, com volume igual a 128 π cm3, cujo raio da base é o dobro do raio da base do cilindro. Sabendo que a altura do cone é 2 cm menor do que a altura do cilindro, e que a altura do cilindro é um número inteiro, a área lateral desse cone é
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UDESC SC/2018)
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UDESC SC/2018)
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ESPM SP/2018)
A figura abaixo representa a planificação da superfície lateral de um prisma triangular reto, onde as medidas x, y, z e w são números inteiros consecutivos, nessa ordem.
Se a soma das medidas de todas as arestas desse prisma é 42 cm, podemos afirmar que seu volume é de:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FM Petrópolis RJ/2018)
A Figura mostra um retângulo ABCD cujos lados medem 7 cm e 3 cm. Um cilindro será formado girando-se o retângulo ABCD em torno da reta definida pelo seu lado AB.
A medida do volume desse cilindro, em centímetros cúbicos, é mais próxima de
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNCISAL/2018)
Os dados são objetos usualmente encontrados nos Laboratórios de Matemática, na forma de hexaedros, octaedros, dodecaedros e icosaedros. Os mais comuns são os hexaedros (cubos). Como desafio, um professor, não permitindo que os alunos utilizassem nenhum instrumento de medição, solicitou-lhes que resolvessem o seguinte problema: “Um cubo tem aresta x. Diminuindo-se 2 unidades de comprimento da aresta desse cubo, o seu volume diminui 98 unidades de volume. Calcule a área total do cubo de aresta x, em unidades de área (u.a)”. Para o problema solicitado pelo professor, o aluno que encontrou a resposta correta obteve como resultado
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNCISAL/2018)
A Geometria Espacial estuda as formas geométricas no espaço. Ela está presente nas abstrações da Matemática e no mundo cotidiano. Sobre essa temática, assinale a alternativa INCORRETA.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IBMEC SP Insper/2018)
A figura indica, em linha cheia, um prisma reto com faces, duas a duas, em planos perpendiculares ou em planos paralelos. Três de suas arestas medem 2x, 2x – 2 e x + 1, como indicado no desenho. O prisma está no sistema cartesiano XYZ, com uma face contida no plano XY e com arestas paralelas ao eixo x ou ao eixo y. Sabe-se, ainda, que P, Q, R, S, T, U e V são vértices do prisma, que O é a origem do sistema XYZ e que todas as medidas de comprimento da figura estão em centímetros.
Se os volumes do prisma, indicado na figura, e do paralelepípedo reto-retângulo MRSUNQTV, tracejado na figura, são, respectivamente, iguais a 1 264 cm3 e 80 cm3, então a medida de x, em centímetros, é um número
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