Exercícios sobre tabela periódica e classificação dos elementos químicos

Preparamos um simulado especial sobre a tabela periódica e a classificação dos elementos químicos. Teste seu conhecimento!

Cada elemento químico é singular, suas propriedades e características são únicas. No entanto, existem grupos de elementos que se comportam de maneira semelhante. Isso proporcionou o agrupamento dos elementos em famílias, dando origem à Tabela Periódica. Você está por dentro desse conteúdo de Química? Faça o simulado e descubra!

Nasceu assim, a classificação periódica dos elementos, a principal via de acesso à Química, que permitiu ao ser humano identificar, experimentar e utilizar cada elemento químico de acordo com as suas propriedades e aplicações práticas, visando o desenvolvimento científico, econômico e social.

De todas as tentativas de classificação dos elementos químicos, a mais meticulosa foi a feita por Dimitri Ivanovitch Mendeleyev, em 1869.

Esse cientista ordenou cerca de 60 elementos químicos conhecidos em sua época em 12 linhas horizontais, em ordem crescente de massas atômicas e tomando o cuidado de colocar na mesma vertical os elementos de propriedades químicas semelhantes.

Além de mais completa, a Classificação Periódica de hoje apresenta os elementos químicos dispostos em ordem crescente de número atômico, conceito esse estabelecido em 1913 por Henry G.J.Moseley (1887 – 1915), ao verificar que esse valor caracterizava melhor um elemento químico do que a sua massa atômica.

Uma linha vertical ou coluna corresponde a uma família ou grupo de elementos químicos que apresentam uma regularidade na variação de propriedades físicas e químicas e, no caso dos grupos 1,2,13,14,15,16,17 e 18, a última camada com o mesmo número de elétrons.

A numeração tradicional das dezoito colunas é 1A, 2A, 3B…. Mas, atualmente, a IUPAC recomenda a numeração 1,2,3,4….

Dos mais de cem elementos químicos conhecidos, noventa têm ocorrência na natureza e os demais são artificiais, ou seja, produzidos pelo ser humano.

Confira algumas dicas sobre a tabela periódica:

Propriedades periódicas são propriedades que se repetem em alguns períodos e quem evidencia isso é a tabela periódica. Existem 5 propriedades principais: raio atômico, eletropositividade, eletronegatividade, eletroafinidade e energia de ionização.

Raio Atômico. Se pensarmos no átomo como uma circunferência, a distância entre seu núcleo e uma das extremidades é seu raio, que mostra o quão grande é o átomo. Na tabela periódica, essa propriedade vai crescer da direita para a esquerda, de cima para baixo.

A eletropositividade diz quanto o elemento é metálico. Numa ligação química, o elemento metálico tem a tendência de perder elétrons. Assim como o raio atômico, a eletropositividade, na tabela periódica, vai crescer da direita para a esquerda, de cima para baixo.

A eletronegatividade é a propriedade que um átomo de um elemento tem de atrair elétrons da ligação quando combinado com outro átomo. O átomo que atrai esses elétrons com mais força é mais eletronegativo. A ordem, na tabela periódica, é de baixo para cima, da esquerda para a direita.

A eletroafinidade (de baixo para cima, da esquerda para a direita) é a quantidade de energia que um átomo libera ao ganhar um elétron. A quantidade de energia liberada pelo átomo será maior quanto mais fortemente o elétron atraído se ligar no átomo.

A energia de ionização é a energia que o átomo absorve para poder perder um elétron. A ordem dela é a mesma da eletronegatividade. A primeira energia de ionização (EI1) é aquela requerida para remover o primeiro elétron de um átomo isolado no estado gasoso, a energia para remover o segundo elétron é chamada de segunda energia de ionização (EI2) e assim por diante.

A primeira energia de ionização é sempre menor que a segunda, que por sua vez é sempre menor que a terceira. Isso ocorre porque, com a perda de elétrons, o íon fica cada vez mais positivo e, portanto, passa a atrair os elétrons com mais força.

Videoaula

Simulado sobre a tabela periódica

Agora que você refrescou a memória sobre a tabela periódica, vamos resolver o simulado? Confira o gabarito no final para saber se você domina o assunto ou precisa estudar mais para se dar bem no Enem! Boa sorte!

.

Compartilhe: