Com as funções quadráticas você pode garantir muitas questões no Enem e no vestibular. É isso mesmo! Estude com o Curso Enem Gratuito e treine com a lista de exercícios!
Um dos estudos mais importantes nas ciências exatas é o estudo da função quadrática ou de 2º grau e sua parábola. Esse tema é questão certa na prova de matemática dos vestibulares e do Enem. Veja como resolver com a Fórmula de Bhaskara
O que é uma função de 2º grau
Podemos dizer que uma função de 2º grau ou função quadrática é a função que obedece a seguinte formação:
Um exemplo dessa função é
A Fórmula de Bhaskara – Como resolver Função de 2º grau
Confira agora com o professor Lucas Borguezam, do canal do Curso Enem Gratuito, como você pode resolver de maneira simples e rápida uma questão de Funções de 2º grau com a Fórmula de Bhaskara:
Os gráficos das funções
Esse tipo de função tem um gráfico chamado parábola que tem algumas características que precisamos entender bem.
Os principais pontos para o estudo gráfico da parábola são:
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- Sinal do coeficiente a: se o sinal desse coeficiente for positivo a concavidade da parábola estará voltada para cima. Se o coeficiente a for negativo, a concavidade estará voltada para baixo.
- Raízes da função: obtemos as raízes fazendo f(x) = y = 0. Neste caso definimos os pontos onde a parábola intercepta o eixo x.
- Para o cálculo das raízes usamos a fórmula de Bhaskara:
- Vértice da parábola: o vértice é definido pelas seguintes fórmulas:
- Intersecção com o eixo y: neste caso o valor de x é igual a zero e y = c.
- Imagem: seu estudo está relacionado à concavidade da parábola e se o vértice será um ponto de máximo (concavidade voltada para baixo) ou ponto de mínimo (concavidade da parábola voltada para cima).
Como representadas nas figuras abaixo:Representação gráfica de uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Fonte: Autora (2018) com Geogebra
Agora, veja com a parábola invertida:Parábola em vermelho com concavidade voltada para cima. Fonte: Autora (2018) com Geogebra
Confira com o professor Sërgio Sarkis outra explicação sobre a Fórmula de Bhaskara:
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Estudo do sinal do gráfico da função de 2º grau ou função quadrática:
Para analisarmos os sinais desse tipo de função é preciso verificar os intervalos do domínio onde tem a imagem positiva, negativo ou igual a zero.
Além disso, não podemos esquecer de ver o sinal do coeficiente a e do valor do delta.
Veja o resumo abaixo caso a caso:Quadro resumo com desenhos das parábolas em vermelho e com seus sinais. Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/3229257/11
Como analisar essa tabela:
Se tivermos:
- os valores menores que x1 e os valores maiores que x2 o sinal será positivo. Entre x1 e x2 o sinal será negativo.
- O sinal será positivo sempre.
- e o sinal será positivo para menores que x1 e maiores que x2.
- o sinal será positivo entre x1 e x2.
- o sinal será negativo sempre.
- o sinal será negativo fora do lado externo da concavidade.
Lembramos que delta é dado através da fórmula:
Agora que já mostramos todas as regras para você, que tal um exemplo prático?
Vamos a ele:
Vamos ao estudo da função da forma
Se quisermos construir uma parábola precisamos definir os seguintes itens:
a) Os coeficientes dessa função:
b) Calcular as raízes dessa função:
Fazendo os cálculos temos:
Então temos os dois pontos onde a parábola irá cortar o eixo x. Os pares ordenados são B ( 2, 0) e C (-1, 0).
c) Precisamos calcular o Vértice da parábola:
Simplificando as frações temos:
Como a parábola tem concavidade para cima, o vértice é um ponto de mínimo.
d) A imagem da função é dada pelo valor de y para o vértice, então o conjunto imagem será:
Já podemos também definir o ponto onde a parábola irá cortar o eixo y: nesse caso x = 0 e y = c, isto é, y = – 4. E o par ordenado será dado por A (0, – 4).
Colocando todos os pares ordenados no plano cartesiano temos:Parábola construída com os pares ordenados calculados no exemplo. Fonte: Autora (2018) com Geogebra
Videoaula sobre função de 2º grau
Agora é com você! Simule vários gráficos de outras funções de 2º grau no app Geogebra. É um software livre de fácil entendimento e você visualiza a construção do gráfico através dos pares ordenados ou da função. Vai lá, instala em seu smartphone, tablet, IOS ou PC.
Exercícios
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UEG GO/2019)
Em um jogo de futebol, um jogador chuta uma bola parada, que descreve uma parábola até cair novamente no gramado. Sabendo-se que a parábola é descrita pela função y = 20x – x², a altura máxima atingida pela bola é
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNICAMP SP/2019)
Sejam a e b números reais positivos. Considere a função quadrática f (x) = x (ax + b), definida para todo número real x. No plano cartesiano, qual figura corresponde ao gráfico de y = f (x)?
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFT TO/2019)
Ao realizar o estudo de sua produção diária, uma cozinheira que faz e vende pamonhas, descobriu que o lucro em reais é calculado pela função onde x é o número de pamonhas feitas e vendidas. Com base nestas informações, é CORRETO afirmar que o lucro máximo diário da cozinheira é:
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Faculdade Santo Agostinho BA/2018)
Um fabricante vende, mensalmente, x unidades de um determinado artigo. O lucro desse fabricante foi modelado, matematicamente, através da função f, dada por f (x) = –x2 + 16x – 7. Quantas unidades desse artigo devem ser vendidas, mensalmente, para que o lucro do fabricante seja máximo?
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(FPS PE/2018)
A frequência máxima de batimento cardíaco de um indivíduo, FCmax, em batimentos por minuto, depende da idade, x, do indivíduo, dada em anos. Um estudo concluiu que a relação entre FCmax e x é dada por uma função quadrática:
FCmax = 163 + 1,16x – 0,018x2
Admitindo a veracidade do estudo, para qual idade temos que FCmax assume seu maior valor? Indique o valor inteiro mais próximo do valor obtido, em anos.
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
Sobre o gráfico da função definida no conjunto dos números reais por f(x) = 2x2 – 4x – 6, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Mackenzie SP/2018)
Se f (x) = ax2 + bx + c é tal que f (2) = 8, f (3) = 15 e f (4) = 26, então a + b + c é igual a
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Em um terreno, deseja-se fazer uma cerca retangular usando-se tela em três lados do retângulo. Sabendo-se que são necessários 500 metros de tela para cercar o terreno, a função que representa a área A a ser cercada em função da medida x do lado será dada por:
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Universidade Iguaçu RJ/2018)
Um forno autoclave é pré-aquecido e mantém sua temperatura constante. Admitindo-se que a temperatura de pré-aquecimento, em graus centígrados, é dada por F(t) = 25 + 20t, se 0 t < 5 e F(t) = t2 + 10t + 50, se 5 ≤ t ≤ 15, em que o tempo t é dado em minutos, é correto afirmar que o tempo necessário para que o autoclave passe de 85ºC para 194ºC é de
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM/2018)
Um projétil é lançado por um canhão e atinge o solo a uma distância de 150 metros do ponto de partida. Ele percorre uma trajetória parabólica, e a altura máxima que atinge em relação ao solo é de 25 metros.
Admita um sistema de coordenadas xy em que no eixo vertical y está representada a altura e no eixo horizontal x está representada a distância, ambas em metro. Considere que o canhão está no ponto (150; 0) e que o projétil atinge o solo no ponto (0; 0) do plano xy.
A equação da parábola que representa a trajetória descrita pelo projétil é
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Referências bibliográficas
IEZZI, Gelson. Matemática, Ciência e Aplicações. São Paulo. Ed. Saraiva. 2010.
MACHADO, Antonio. Volume Único: Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2012.
TINANO, Marilene. Matemática 9º ano – Belo Horizonte: Ed. Educacional, 2015.
Sobre o(a) autor(a):
A professora Wania Maria de A. Pereira é graduada em Física e Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e é Psicopedagoga com enfoque em Gestão de Pessoas (UNC) e especialista em Educação a Distância (SENAC- SC). Atuou na rede particular, estadual e municipal por 26 anos no Estado de Santa Catarina. Autora de diversos materiais didáticos para universidades públicas e privadas na área de Matemática, Metodologia de Ensino de Matemática e Psicopedagogia. Atualmente trabalha na área de Projetos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/wmariaap/.