Atualmente, o globo terrestre é dividido em 24 fusos horários demarcados pelos meridianos e adaptados em cada país. Entenda como os fusos funcionam!
Para entender o que são fusos horários do Brasil é importante relembrar e compreender as coordenadas geográficas. As coordenadas geográficas são uma rede de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, traçadas sobre o globo e que tem como finalidade permitir a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
Paralelos e meridianos
O paralelo máximo é a linha do Equador, que divide a Terra em duas porções iguais: o hemisfério norte e o hemisfério sul. Sobre cada um desses hemisférios, podemos traçar infinitas linhas paralelas ao Equador.
Essas linhas são identificadas por sua distância em relação ao Equador, medida em graus. Essa distância é o que chamamos de latitude, que pode variar de 0º a 90º, tanto para norte quanto para sul.
Já os meridianos são todas as semicircunferências traçadas de forma a ligar os dois polos da Terra. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho e qualquer um deles pode ser utilizado para se dividir o planeta em duas porções iguais: hemisfério ocidental (a oeste) e hemisfério oriental (a leste). Seu ponto central e de referência é chamado Meridiano de Greenwich.
Resumo de latitude e longitude
Para facilitar a sua compreensão sobre como se organizam os quatro fusos horários no Brasil, faça uma pausa agora aqui para ver o resumo do professor Eduardo sobre latitude e longitude:
Como você aprendeu agora no vídeo, os meridianos podem ser identificados por sua distância, medida também em graus, em relação ao meridiano de Greenwich. Essa distância é o que chamamos de longitude e varia de 0º a 180º, tanto para leste quanto para oeste.
Como funcionam os fusos horários
Devido ao seu movimento de rotação (movimento da Terra ao redor de um eixo imaginário, que a atravessa de um polo a outro, no sentido Oeste para Leste), a Terra apresenta dias e noites. Como resultado, diversos pontos da superfície terrestre apresentam diferenças de horários.
A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360º, e de que a rotação terrestre dura 24 horas. Com isso, conclui-se que esse é o tempo necessário para que todos os meridianos que “cruzam” o planeta passem, num determinado momento, frente ao Sol.
Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora – e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.
No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário. Essa padronização do tempo ocorreu no século 19, num momento em que o Reino Unido era a principal potência econômica e militar do planeta. Por isso, o meridiano que passava no observatório de Greenwich, então nos arredores de Londres (hoje, dentro da cidade), foi considerado o meridiano zero.
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15º, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação.
O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando “média”).
Os quatro fusos horários do Brasil
Para ajudar você a compreender como o Brasil tem quatro fusos horários, acompanhe esta introdução com o professor Raphael Carrieri.
O Brasil, como sabemos, é um país de dimensões continentais e, por isso, possui muitas variações ao longo de seu território. Uma delas é referente aos fusos horários, a demarcação oficial das horas nas diferentes partes do espaço geográfico nacional.
O problema é que, com as diferentes mudanças ao longo do tempo, muitos ficam na dúvida: afinal, quais são os fusos horários atuais do Brasil?
Hoje em dia, o Brasil possui quatro fusos horários, mas não foi sempre assim. Inicialmente, apenas um único fuso cobria todo o território nacional, o que mudou em 1913, quando o decreto de lei nº 2.784 – sancionado pelo então presidente Hermes da Fonseca – determinou quatro fusos horários.
Foi uma solução para organizar melhor a distribuição dos horários com base no Meridiano de Greenwich, criado algumas décadas antes.
A configuração dos fusos horários foi a seguinte:
1º Fuso: 2 horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich. Envolvia apenas algumas ilhas vulcânicas e a Zona Econômica Especial do Brasil no Oceano Atlântico.
2º Fuso: 3 horas de atraso em relação a Greenwich. Envolvia as regiões Sudeste, Norte, Sul, além de metade do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e a capital, Brasília.
3º Fuso: 4 horas de atraso em relação a Greenwich. Envolvia a metade oeste do estado do Pará, além de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do Amazonas.
4º Fuso: 5 horas de atraso em relação a Greenwich. Envolvia uma pequena parte oeste do Amazonas e o estado do Acre.
Essa configuração nos fusos horários do Brasil permaneceu inalterada por 95 anos. Isto é, até o ano de 2008 – isso se não considerarmos as mudanças territoriais e políticas dos estados do país.
Fuso horário do Pará
Em 2008, o 4º fuso foi excluído depois da aprovação de uma proposta feita pelo Senado. Além disso, o estado do Pará não permaneceu mais dividido em dois horários, passando a estar totalmente integrado ao 2º fuso horário do país. No entanto, essa foi uma proposta polêmica, principalmente em relação à população do Acre.
Boa parte da população era favorável ao novo horário. O principal motivo era porque, no horário de verão – que não é adotado na região –, a diferença de tempo em relação ao horário oficial de Brasília aumentava para 3 horas. Os que eram contrários à modificação argumentavam, entre outras coisas, que o tempo deveria seguir o ciclo natural do dia e não a questões políticas.
Por isso, em 2010 fez-se um plebiscito para que a população escolhesse a melhor opção. Após uma disputa ligeiramente apertada, com 56,8% da população do Acre e do oeste do Amazonas, houve o retorno do fuso horário antigo, duas horas atrasado em relação a Brasília. Por isso, o projeto de 2008 foi totalmente derrubado e retornou-se para as configurações de 1913.
Mas, esqueceram-se de um detalhe: o oeste do Pará, que também participaria da mudança, não participou do plebiscito! Por isso, a então presidenta Dilma Rousseff vetou a alteração.
Em 2013 o projeto foi novamente enviado para a presidente. Então, apenas as áreas consultadas no plebiscito tiveram seus fusos alterados, permanecendo o estado do Pará totalmente integrado em um horário só.
Exercícios sobre fusos horários
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUC RS/2017)
Os relógios de uma cidade localizada na América do Norte, a 80º Oeste e a 33º Norte, marcam 13 horas no horário de verão. Que horas marcariam se fossem acertados pelo Sol, hora verdadeira, desconsiderando o horário de verão?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFRR/2017)
A diferença de horários em vários pontos do globo é consequência do movimento de rotação do nosso planeta, pois graças a ele o Sol ilumina diferentes lugares durante a rotação, que é de, aproximadamente, vinte e quatro horas. Essas diferenças de horários criaram a necessidade de se estabelecer uma forma comum de se marcar a hora local. Assim, foi definido um sistema de 24 fusos horários. No Brasil, no que se refere ao Sistema de Fusos Horários, podemos afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(IFSP/2016)
Sobre Greenwich e os fusos horários, é correto o que se afirma em:
I. Os fusos horários estão estabelecidos no planeta com base em uma linha longitudinal de referência que é a do meridiano de Greenwich.
II. Ao todo são vinte e quatro fusos horários ao todo.
III. Ao todo são vinte e seis fusos horários ao todo.
IV. Greenwich é o meridiano que divide o globo terrestre em dois hemisférios: oriental e ocidental.
V. Greenwich é o meridiano que divide o globo terrestre em dois hemisférios: norte e sul.
VI. Greenwich é o nome de uma cidade que está localizada na Inglaterra e no meio do planeta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIC MT/2016)
Os conhecimentos sobre coordenadas geográficas e fusos horários permitem afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNITAU SP/2015)
O Brasil é um país continental, atualmente, com quatro fusos horários. Além disso, sua biodiversidade é bastante ampla, contemplando os seguintes biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Pampas, entre outros.
Sem considerar o avanço de horas devido ao “horário de verão”, assinale a alternativa que relaciona os fusos horários com os biomas brasileiros.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UESB BA/2015)
Considerando-se os conhecimentos sobre projeções, coordenadas geográficas e fusos horários, é correto afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIRG TO/2014)
Considere os fusos horários do Brasil e de algumas localidades representativas das zonas de horas legais. Quando em Palmas for 24h de 31 de dezembro de 2013, sábado, em Fernando de Noronha (PE), Campo Grande (MS) e Manaus (AM), serão, respectivamente:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNCISAL AL/2014)
Os fusos horários foram criados, em outubro de 1884, por meio de uma reunião de 24 países, na cidade de Washington. Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, percorrendo os 360º de sua circunferência, aproximadamente 24 hora s (23 horas, 56 minutos e 4 segundos).
CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César. Leituras cartográficas e
interpretações estatísticas I. Natal, RN. EDUFRN, c2008. 248 p. (adaptado).
Sabendo que duas cidades distam entre si 105° de longitude, a distância entre elas, em horas, é de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
A República do Sudão do Sul é o mais novo país do mundo. Tendo declarado sua independência que ocorreu em 9 de julho de 2011, passou a integrar a ONU e a União Africana, respectivamente, 5 (cinco) e 19 (dezenove) dias, após sua emancipação. Sua capital, Juba, possui as seguintes coordenadas geográficas: 04º85′N e 31º57′L, distando aproximadamente 9.000 (nove mil) quilômetros da cidade de São Paulo, que possui as seguintes coordenadas geográficas: 23º32′S e 46º38’O.
Sabendo que o fuso horário do Sudão do Sul é determinado exclusiva e estritamente por sua localização geográfica e que o fuso horário adotado em São Paulo é UTC-3: é correto afirmar que um passageiro de um voo saindo de São Paulo, no dia 20 de setembro de 2016, às 11h em horário local, com duração de 10 (dez) horas,
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
Assunção, capital do Paraguai, fica a aproximadamente 1.150 quilômetros de distância, em linha reta, da cidade de São Paulo-Brasil. Suponha que um piloto da FAB, utilizando um avião supersônico, com a capacidade de alcançar até 1.700 km/h, faça um voo partindo às 9 horas da capital paulista, com destino a Assunção, com uma velocidade média de 1.150 km/h. Considere, para avaliação das assertivas a seguir, que o fuso horário em São Paulo é UTC-3; e em Assunção, é UTC-4.
Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade