A guerra do Vietnã foi um dos conflitos mais marcantes da Guerra Fria. De um lado, o bloco capitalista, do outro, o socialista. Venha entender nesta aula!
Durante o período da Guerra Fria, formado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial até 1991 com o colapso da União Soviética, o mundo dividiu-se em polos regidos principalmente por ideologias político-econômicas, que geraram conflitos ao redor do mundo, como a Guerra do Vietnã.
Na polarização de ideologias estavam, de um lado os Estados Unidos liderando o dito Bloco Capitalista, e do outro, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, representando o Bloco Socialista.
Essas duas superpotências não só encabeçavam as duas ideologias, mas também ramificavam sua influência por diversos países, no intuito de impedir que a ideologia oposta prosperasse. A Guerra Fria leva este nome, porque justamente estes dois personagens do conflito não efetivaram um combate direto, mas investiram e patrocinaram países periféricos para que o fizessem.
A Guerra do Vietnã
A Guerra do Vietnã foi um momento icônico deste período e durou cerca de vinte anos, de 1955 até 1975. O conflito envolveu Camboja, Laus e Vietnã. Geograficamente o Vietnã, principal envolvido, era dividido entre Norte e Sul.
O Vietnã do Norte, ou a República Democrática do Vietnã, era principalmente apoiado pelos Estados Unidos e outros países que compunham o Bloco Capitalista. Já o Vietnã do Sul, ou República do Vietnã, era patrocinado pela URSS e outros países do Bloco Socialista, como China e Coréia do Norte.
Aprofunde seus conhecimentos com o vídeo do canal Nerdologia:
Essa divisão entre norte e sul se deu principalmente após a independência do Vietnã, Laos e Camboja. Essa região, conhecida como Indochina, anos antes estava sob domínio francês e após a independência se fragmentou entre os dois blocos.
Esse processo de independência e separação geopolítica é considerado o início do conflito, entretanto uma outra possibilidade de inauguração da Guerra do Vietnã foi o ano de 1959, no qual guerrilheiros comunistas, os vietcongues, organizaram um ataque ao Vietnã do Sul, com a liderança de Ho Chi Minh.
A Ofensiva de Tet
Dado início à Guerra, o momento crucial do conflito foi a Ofensiva de Tet. A ofensiva leva este nome por ter ocorrido no Tết Nguyên Đán, dia do ano novo lunar e feriado mais importante para o Vietnã. Uma trégua havia sido firmada entre o Vietnã do Sul e do Norte, entretanto em um ataque inesperado, a parte Sul foi conquistada em larga escala pelos Vietcongues comunistas.
Até então, os Estados Unidos encaravam o conflito como algo passageiro e simples. Entretanto, a ofensiva veio mudar o caráter estadunidense sobre a Guerra. Um outro detalhe veio tornar a situação ainda mais crítica aos olhos do Bloco Capitalista. O
embate foi amplamente televisionado, e a medida que várias cidades do Vietnã do Sul, como Hué, Khe Sahn e Saigon, iam sendo conquistadas a opinião pública ia se colocando cada vez mais contra o conflito.
Seguido disto a tomada da Embaixada dos Estados Unidos no Vietnã do Sul tratou de jogar querosene na fogueira. A partir deste momento da Guerra do Vietnã, os Estados Unidos deixaram de enfrentar unicamente os Vietcongues e agora precisavam enfrentar os protestos de sua própria população, que criticava os custos materiais e humanos da guerra.
Críticas à Guerra do Vietnã
Mesmo controlando a Ofensiva posteriormente, os Estados Unidos receberam um baque forte da opinião pública. O gigante bélico do Bloco Capitalista, no fim, obteve a vitória, mas proporcionalmente foi derrotado, já que o Vietnã do Norte era um nanico frente ao poderio militar norte-americano.
Não é à toa que a produção cultural da época e de períodos posteriores utilizou muito o cenário de guerra, tanto em campo de batalha quanto no escopo político-social, para confrontar as atitudes do governo estadunidense e reforçar o antimilitarismo.
Um exemplo é a banda Beatles, que sempre pregou a paz e o amor em suas letras, evocando o clássico discurso do movimento hippie antimilitarista. Embora não se declarassem especificamente contra a guerra em suas músicas, a mensagem nas entrelinhas e a postura do grupo fora dos palcos determinava seu pensamento pacifista.
Outras expressões sobre a guerra apareceram através de outras bandas e até filmes, entretanto nem todos evocavam as clássicas críticas contemporâneas ao período.
O filme “First Blood”, no Brasil “Rambo: Programado para Matar”, de 1982, por exemplo, surgiu da memória de sensação de derrota humilhante do conflito vietnamita. No filme o personagem principal, John Rambo, torna-se prisioneiro das forças vietnamitas da região norte e retorna, após uma escapada épica, aos Estados Unidos munido de diversos traumas psicológicos.
Embora o primeiro filme da franquia carregue uma certa quantidade de críticas ao conflito e os resultados catastróficos da guerra nos soldados norte-americanos, os que o seguem acabam exagerando no heroísmo e nas super-habilidades do ex-soldado.
A Guerra do Vietnã caracterizou uma onda de críticas antimilitaristas. Não só no conflito em si, mas para a sociedade estadunidense em um modo geral e em suas relações internacionais futuras. A crítica reverberou na produção cultural e nas futuras ações políticas dos Estados Unidos e durante anos fez parte do imaginário popular sobre o período da Guerra Fria.
Questões sobre a Guerra do Vietnã
Para terminar, responda às questões sobre a Guerra do Vietnã selecionadas pela equipe do Curso Enem Gratuito!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNESP SP/2018)
A participação norte-americana na Guerra do Vietnã, entre 1961 e 1973, pode ser interpretada como
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UERJ/2018)
O CAMINHO DO VIETNÃ, DE INIMIGO DOS E.U.A. A PARCEIRO COMERCIAL
1975 O Vietnã do Norte invade Saigon, e os últimos americanos e alguns aliados fogem em helicópteros.
1976 O país se unifica.
1992 A nova Constituição consolida as reformas econômicas.
1994 Suspensão do embargo econômico norte-americano.
1995 Retomam-se as relações diplomáticas.
2001 Assina-se o primeiro tratado comercial bilateral.
2004 O primeiro voo comercial partindo dos E.U.A. pousa no aeroporto de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, desde o fim da guerra.
2005 O primeiro-ministro do Vietnã, Phan Van Kai, faz a primeira visita oficial de um governante vietnamita aos E.U.A., desde o fim da guerra.
2007 O Vietnã é aceito na Organização Mundial do Comércio (OMC), culminando um esforço de doze anos para entrar plenamente no mercado mundial.
Adaptado de revistaepoca.globo.com, 09/02/2007.Os conflitos e aproximações entre os governos dos E.U.A. e do Vietnã, nas últimas décadas, indicam mudanças expressivas nas relações internacionais contemporâneas.
Nesse contexto geo-histórico, o ingresso do Vietnã na OMC associou-se ao seguinte aspecto da economia global:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FPS PE/2017)
O movimento Hippie, formado por jovens que proclamavam a arte, a paz e o amor, como solução para os conflitos da humanidade, desenvolveu-se em um tempo designado historicamente como o da Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a, então, União Soviética
1.lutaram pela obtenção da hegemonia religiosa e comercial, em diversos territórios europeus e asiáticos.
2.disputaram palmo a palmo os avanços tecnológicos nas conquistas espaciais.
3.intrometeram-se em guerras regionais, relevando-se as da Coreia e do Vietnã.
4.procuraram dividir o mundo em dois pólos ideológicos distintos – o capitalista e o socialista.
5.romperam com o Tratado de Versalhes, impondo severas punições à Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial.Estão corretas apenas:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2016
“Depois que a Guerra do Vietnã demonstrou que o mais caro, mais avançado e mais destrutivo aparato militar que o mundo já vira era inteiramente incapaz de dobrar a vontade de um dos povos mais pobres da Terra, o governo norteamericano perdeu temporariamente a maior parte, senão toda a sua credibilidade como vigilante do mundo livre. O resultado foi um vazio de poder, que as forças locais, em conluio franco ou tácito com a União Soviética e seus aliados, exploraram prontamente, de várias maneiras: para completar o processo de libertação nacional dos últimos resíduos do colonialismo europeu, para guerrear entre si na tentativa de reorganizar o espaço político das regiões circunvizinhas e para expulsar do poder os governos que eram clientes dos Estados Unidos.”
Giovanni Arrighi. O longo século XX.
Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Unesp, 1996, p. 333. Adaptado.A partir do que afirma o texto, pode-se dizer que a derrota militar dos Estados Unidos no Vietnã provocou, entre outros efeitos diretos ou indiretos,
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UESB/2017)
A história mostra que a guerra faz parte da vida humana desde tempos imemoriais, apesar do enorme cortejo de sofrimento e miséria e do elevado preço, em mortos, feridos, mutilados, desalojados, refugiados, etc., que invariavelmente arrasta consigo. Embora isso possa desagradar-nos, é possível, como alguns autores sugerem, que a guerra seja inerente à natureza humana e que, apesar dos esforços recentes da comunidade internacional, por meio, por exemplo, da Carta das Nações Unidas, para limitar — e até erradicar —, ela continue a existir ainda por muito tempo.
Devido ao seu caráter violento e aos enormes efeitos na vida das pessoas e das sociedades, a guerra é uma fonte óbvia de questões de natureza moral. A mais importante dessas questões é a de saber se a guerra pode em alguma circunstância ter justificação ou se, pelo contrário, é sempre incorreta. Outras questões importantes são também as de saber como deve ser travada e o que se deve fazer uma vez terminada a guerra. São três as principais teorias que tentam responder a estas questões: o realismo, o pacifismo e a teoria da guerra justa. (A GUERRA. 2016).Dentre as razões apontadas para as origens de várias guerras, segundo historiadores, os interesses motivantes da
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNESP SP/2016)
Entre os eventos políticos e culturais que marcaram a década de 1960, podem-se citar:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFRS/2016)
O período posterior à Segunda Guerra Mundial ficou conhecido como Guerra Fria, em que as duas maiores potências mundiais EUA e URSS travaram uma disputa por áreas de influência, a fim de propagar suas respectivas ideologias, o capitalismo e o comunismo.
São eventos originados neste contexto.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(USP/2015)
A Guerra do Vietnã, ocorrida entre 1955 e 1975 e um dos mais longos e sanguinários conflitos internacionais da segunda metade do século XX,
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEA AM/2014)
Corações e mentes é um filme sobre a Guerra do Vietnã, realizado por Peter Davis, e premiado com o Oscar de melhor documentário em 1974. O filme emprega amplo material visual e sonoro produzido durante o conflito, o que demonstra que a Guerra do Vietnã foi
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UECE/2012)
As experiências guerrilheiras na Venezuela (1962-1970), na Colômbia (1964-1996), no Peru (1961-1964), no Brasil (1968-1969), na Argentina (1969) e no Uruguai (1968-1973) foram influenciadas pelo(a)
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Guilherme Silva é formado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de História em escolas da Grande Florianópolis desde 2016.