A industrialização mundial nada mais é do que os métodos de produção industriais que revolucionaram os processos produtivos ao redor de todo o globo.
A industrialização mundial nada mais é do que o processo pelo qual os métodos de produção industriais que revolucionaram os processos produtivos ao redor de todo o globo terrestre. Vale lembrar que esta matéria é vista a partir de um ponto de vista europeu (assim como a maior parte dos conteúdos escolares). A modernização destes processos industriais é propiciada a partir da implementação de novas tecnologias.
Os efeitos da industrialização mundial
Além da modernização dos processos, a industrialização causa intensas mudanças no espaço geográfico. Pois, ao se instalar uma indústria em uma região, os impactos são dos mais diversos.
As indústrias, além de possuírem toda uma logística que vai modificar a mobilidade de determinado recorte espacial, são grandes geradoras de emprego, movimentando também a economia local. O êxodo rural, por exemplo, foi propiciado pela modernização dos processos industriais que antes se baseavam na manufatura.
Tratando das indústrias em uma escala maior, os processos industriais alteram os índices econômicos das nações em um geral. Isso porque são elas que produzem tanto para o mercado consumidor interno, como (e principalmente) para o externo. Consequentemente alterando também as taxas de desemprego de acordo com a sua demanda de mão de obra para produção.
Quando falamos do processo de industrialização mundial, é importante ressaltar que o início deste processo ocorreu de forma desigual. Ou seja, algumas nações se industrializaram antes e outras tiveram a industrialização mais tardia, como é o caso do próprio Brasil.
Os países que iniciaram sua industrialização por meados do século XVIII, participaram do período intitulado de período da industrialização clássica. Enquanto os que se industrializaram somente no século XX, participaram do processo de industrialização tardia.
A Primeira Revolução Industrial
A Primeira Revolução Industrial, que introduziu a utilização de maquinário na produção fabril, ocorreu na Inglaterra. Antes disso, toda a produção era voltada aos produtos manufaturados, ou seja, manuais e artesanais, sem o uso de máquinas.
Deste modo, a Primeira Revolução Industrial ocorreu pela implementação de uso de máquinas à vapor, as quais a fonte de energia era o carvão. Esta primeira revolução, alterou completamente o espaço geográfico europeu, com destaque para a Inglaterra e a França. As cidades passaram a crescer de forma desenfreada, e a geração de empregos sofreu um grande aumento, acarretando na migração da população do campo para as cidades.
Segunda Revolução Industrial
Já na Segunda Revolução Industrial, com a evolução tecnológica, o petróleo se tornou a fonte de energia utilizada. A mão de obra que antes era mais barata e menos qualificada, foi ficando em baixo devido a maior complexidade de produção. Sendo assim, a busca pela mão de obra qualificada tornou-se o destaque neste processo.
A maior exigência da qualificação da mão de obra ocorreu entre diversos fatores. Especialmente pela modificação da energia do maquinário, que antes era à vapor e passou a ser elétrica, necessitando de maior conhecimento elétrico para manutenção das máquinas.
Os modelos de produção
O período marcado pela Segunda Revolução Industrial teve como modelo dominante de produção, o modelo fordista. O modelo fordista, criado por Henri Ford, era focado na produção em série e na utilização de esteiras, fazendo com que os estoques das fábricas fossem maiores. O fordismo complementava o Taylorismo, onde o operário especializava-se em somente uma tarefa.
Terceira Revolução Industrial
Na segunda metade do século XX, os processos industriais passaram a se modificar novamente, caracterizando a etapa da Revolução técnico-cientifica informacional, ou Terceira Revolução Industrial. Este período é marcado pelo desenvolvimento dos meios de comunicação, pela informatização da sociedade, desenvolvimento dos transportes, em geral, pelo desenvolvimento avançado da tecnologia.
É neste período que temos a ascensão das empresas globais (multinacionais) que propiciaram a industrialização dos países subdesenvolvidos, que antes eram apenas fornecedores de matéria-prima para as indústrias de países desenvolvidos.
Deste modo, a Terceira Revolução Industrial foi responsável pela maior comunicação entre os países e o estreitamento das relações econômicas. Além de tornar o processo produtivo mais acelerado devido à evolução da tecnologia do maquinário.
É na Revolução técnico-cientifica informacional que há a substituição do modelo fordista de produção pelo Toyotismo, onde a produção em massa é deixada de lado e a produção conforme demanda toma seu lugar. O trabalho dos funcionários passou a ser mais flexibilizado, onde o mesmo funcionário realiza mais de uma tarefa na produção.
Atualmente, é possível perceber que os países que se industrializaram primeiro, são aqueles que até hoje são considerados os “mais desenvolvidos” e modernizados, apesar da presença de desigualdades sociais e precariedade em serviços públicos.
Vê-se também, as indústrias globais cada vez mais expandindo-se e dominando o mercado, além de dominarem determinadas técnicas e processos de produção.
Videoaula sobre a Revolução Industrial
Para finalizar sua revisão sobre a industrialização mundial, assista à videoaula do professor Carrieri:
Questões sobre industrialização
Resolva as questões abaixo, selecionadas pelo professor Marcelo, e veja se você aprendeu tudo sobre industrialização.
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FATEC SP/2019)
Leia o texto.
Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign A_ airs”, que:
A 1ª revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.
A 2ª revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.
A 3ª revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.
Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.
https://tinyurl.com/y72sm8v5> A-
cesso em: 17.09.2018. Adaptado.De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIFOR CE/2019)
Em meados do século XVIII ocorreu na Europa, mais especificamente na Inglaterra, um conjunto de inovações tecnológicas que transformaram completamente a relação do ser humano com a natureza. A partir daquele momento tornou-se possível a reprodução gigantesca de bens, homens e das próprias inovações. O limite a este crescimento hoje é dado pela própria natureza e as soluções são dadas pelo progresso tecnológico. A este processo no século XVIII denominou-se Primeira Revolução Industrial. A marca fundamental foi a invenção da máquina a vapor, do tear mecânico, com a indústria têxtil e a indústria do ferro.
Analise as afirmações a seguir sobre as condições tecnológicas, organizacionais e sociais da Primeira Revolução Industrial:
I. A Primeira Revolução Industrial caracterizou-se por ser um processo social mais técnico do que propriamente científico, no qual as oficinas e a praticidade das invenções foram determinantes.
II. As transformações sociais foram significativas com a evolução da burguesia e de uma classe operária, que desde o início das mudanças participou dos frutos do crescimento da produção e da renda.
III. A Inglaterra, apesar de não ter sido o primeiro país a desenvolver uma sociedade plenamente de mercado, tornou-se dominante na Primeira Revolução Industrial. Este país tornou-se a “oficina do mundo”.
IV. Esta nova sociedade do grande enriquecimento e da grande transformação necessitou de matérias primas para os primeiros setores, como a lã e a seda; e combustíveis como fonte de energia, como o carvão e o petróleo.
V. Para consolidar o crescimento da nova sociedade industrial na Inglaterra foram essenciais a existência prévia de uma sociedade voltada para o mercado, ricas fontes de matéria prima na Inglaterra e no exterior e um domínio internacional dos mercados.É correto apenas o que se alega em:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNIFOR CE/2019)
Com a administração científica do trabalho, de Frederick Taylor (1865-1915), a produção de cada trabalhador poderia ser medida cientificamente. Como resultado, surgiu o taylorismo tal como conhecemos.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História:
Sociedade e cidadania. Vol. 3. 2016.Tendo isso em mente, qual a meta do sistema de Taylor?
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFPR/2019)
Com respeito à globalização e a seus impactos sobre o setor industrial, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os investimentos e inovações no setor de transportes e as políticas de abertura comercial, praticadas dos anos 1990 em diante, impulsionaram processos de realocação das indústrias em escala internacional.
( ) Desde 1978, quando retornou à economia de mercado, a China vem experimentando processos de industrialização, urbanização e de aumento da desigualdade de renda.
( ) A industrialização chinesa representa um desafio para o Brasil, porque a China está deixando de importar produtos industriais brasileiros e deverá se tornar um competidor internacional na indústria automobilística e em outros setores importantes para o Brasil.
( ) Nas últimas décadas, os investimentos industriais atraídos pelo custo da mão de obra na China e na Índia agravaram a pobreza de largas parcelas da população desses países, o que implicou o aumento do número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza em escala mundial.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNICAMP SP/2018)
Detroit foi símbolo mundial da indústria automotiva. Chegou a abrigar quase 2 milhões de habitantes entre as décadas de 1960 e 1970. Em 2010, porém, havia perdido mais de um milhão de habitantes. O espaço urbano entrou em colapso, com fábricas em ruínas, casas abandonadas, supressão de serviços públicos essenciais, crescimento da pobreza e do desemprego. Em 2013, foi decretada a falência da cidade. Essa crise urbana vivida por Detroit resulta dos seguintes processos:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Fac. Santo Agostinho BA/2018)
“Na idade da automatização, o crescimento deixa de ser gerador de empregos. A maior parte das indústrias, na verdade, pode ou poderá produzir mais com menos pessoas. Uma época chega ao seu término: a época em que o trabalho humano era fonte de toda riqueza”.
Fonte: GORZ, André. Adeus ao proletariado:
para além do socialismo. Rio de Janeiro:
Forense-Universitária, 1982. Adaptado.Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o que ele retrata, constituem aspectos significativos na tentativa de mitigar os problemas que ele aborda, EXCETO:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(FATEC SP/2018)
No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a capacidade de adaptação às demandas impostas pelo cenário vigente é de extrema importância para aqueles que se empenham em crescer no trabalho. Os trabalhadores precisam garantir sua sobrevivência e dessa maneira estão adoecendo com o novo ritmo de produção. Sintomas como estresse, ansiedade, fobias e outros, vêm surgindo cada vez mais rápido nas pessoas que sofrem grandes pressões no trabalho.
[….]
Na Revolução Industrial, além das mudanças no setor comercial e agrícola, tivemos acima de tudo as transformações sociais, ou seja, a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana.
https://tinyurl.com/y86wcuhe Acesso em: 09.03.2017. Adaptado.Assinale a alternativa que elenca corretamente as principais características da Primeira Revolução Industrial.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUCCamp SP/2018)
Quando um estrangeiro passa pelas massas humanas que se acumulam ao redor das tecelagens e estamparias […] não pode deixar de contemplar essas ‘colmeias abarrotadas’ sem uma sensação de ansiedade e apreensão que beira o desalento. […] Há energias vigorosas adormecidas nessas massas…
(Adaptado de: THOMPSON, E. P. A formação da Classe Operária Inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, v. II, p. 11-12. Apud MARQUES, Ademar. Pelos Caminhos da História. Curitiba: Positivo, 2006, p 299)A chamada “Primeira Revolução Industrial”, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, pode ser caracterizada
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UCB DF/2018)
A partir da Segunda Guerra Mundial (1945), quando ocorreu a integração da ciência com a produção, foi possível aumentar a produtividade e reduzir os custos. Quanto a essa etapa da modernização do setor industrial, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
Pode-se dizer que, desde a Revolução Científico-Tecnológica até os anos 70, a tendência histórica foi a de que os Estados nacionais controlassem a economia e as grandes corporações, o que caracterizou a fórmula mais equilibrada de prática democrática, chamada “Estado de bem-estar social”. Com a globalização, porém, essa situação mudou por completo. As grandes empresas adquiriram um tal poder de mobilidade, redução de mão-de-obra e capacidade de negociação, podendo deslocar suas plantas para qualquer lugar onde paguem os menores salários, os menores impostos e recebam os maiores incentivos; tanto a sociedade como o Estado se tornaram seus reféns. O tripé que sustentava a sociedade democrática moderna foi quebrado.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 30-31. Adaptado.
O texto faz referência ao Estado de Bem-Estar Social, cujas funções principais são:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22