A importância de saber interpretar textos em espanhol

Vamos finalizar os textos sobre interpretação em espanhol com chave de ouro tratando do tema “a importância de saber interpretar”. É possível interpretar com eficiência e certa rapidez usando as técnicas corretas. Vamos conhecê-las?

Chegamos ao último item sobre interpretação de textos em espanhol, e nele vamos abordar mais especificamente a “arte” de interpretar. Sim, é uma arte. Para fazer uma boa interpretação de um texto é necessário desenvolver vocabulário e ter conhecimento de mundo, o que pode ser conquistado por meio da leitura. Com estes saberes, é desenvolvida a capacidade de interpretar, sem necessariamente, traduzir um texto.

Um ponto importante da interpretação de texto, é não se ater a palavras isoladas. O ideal é tentar sempre entender o contexto da frase, da oração ou até do parágrafo. Fique atento às dicas abaixo que lhe ajudarão a interpretar de forma objetiva e correta.

– Leia primeiro o enunciado. Assim você já vai ter uma ideia do que deve procurar na leitura do texto. Fique atento aos seguintes termos: subrayada (sublinhada) / hueco (espaço) /  con excepción de (com exceção de)/   en negrita (em negrito) /  señalado (assinalado) / palabra destacada del texto /   correcta /  incorrecta.

– Leia o texto com atenção, identificando o gênero textual. Não se esqueça de estudar sobre os vários gêneros existentes. Em seguida, procure identificar também quais as intenções do autor com o texto e entenda o contexto. É recomendado fazer mais de uma leitura para tirar as dúvidas existentes.

– Proceda com a leitura das alternativas e elimine as mais absurdas, que estão distantes da resposta correta. E, é claro, identifique a alternativa correta solicitada no enunciado.

interpretar textos em espanhol

Seguindo estes passos, a interpretação se dá e o sucesso é garantido! Agora é só ler muito e treinar as técnicas de interpretação. Boa prova!

Quer mais dicas pra interpretar textos em espanhol? Veja minha videoaula no nosso canal!

Agora, teste suas técnicas de interpretação com algumas questões de espanhol do Enem:

Questão 01 – (ENEM MEC/2018)    

La tolerancia es la capacidad de conceder la misma importancia a la forma de ser, de pensar y de vivir de los demás que a nuestra propia manera de ser, de pensar y de vivir.

Si entendemos que nuestras creencias y costumbres no son ni mejores ni peores que las de otras personas, sino simplemente distintas, estaremos respetando a los demás.

Compartir las diferencias nos enriquece, nos hace más grandes. Algunas veces, a lo largo del tiempo se pueden observar una serie de ejemplos de individuos, cuyas formas de actuar se originan precisamente de la falta de respeto hacia los demás. El dejar pasar actitudes desconsideradas e injustas es una forma indirecta de no respetar a quien las sufre y de no importarnos en lo absoluto. Por eso, ser tolerante es también definirse, dar un paso al frente, hacer una opción por la justicia y la paz.

DE LAI, J. Disponível em: www.
elobservatodo.cl. Acesso em: 9 ago. 2013 (adaptado).

O texto discute o sentido de tolerância. Nele, esse sentido assume um papel social, uma vez que a tolerância

a) supõe ser mais importante a opinião alheia do que a própria.

b) legitima as diversas formas de expressão de vontade.

c) incentiva os sentimentos de justiça e de igualdade.

d) minimiza os efeitos das ações desrespeitosas.

e) fortalece o comportamento individualista.

 

Questão 02 – (ENEM MEC/2018)    

Incivismo

Pasear por el centro de Barcelona (España) de noche implica, a ciencia cierta, tropezarse con, por ejemplo, jóvenes bebiendo en portales y plazas, con alguno de ellos aliviando la vejiga en las esquinas… La orden para la policía local ha sido la de multiplicar la ofensiva contra la falta de civismo, combatiéndose también, por lo tanto, las molestias callejeras que perturban el sueño. Y, aunque no hay milagros, las cifras ya constatan el esfuerzo de este año por poner un freno. Con respecto a las molestias (ruidos, peleas, música a altas horas en la vía pública), las multas se han multiplicado por cuatro. Las multas por consumir alcohol en la calle superan ya las 5 000 este verano.

CASTÁN, P. Disponível em: www.
elperiodico.com. Acesso em: 25
ago. 2011 (adaptado).

Para combater a falta de civismo, a polícia da cidade de Barcelona tem

a) aumentado a aplicação de multas.

b) encarcerado os jovens baderneiros.

c) isolado o centro da cidade.

d) controlado a distribuição de álcool.

e) proibido a música em alto volume.

 

Questão 03 – (ENEM MEC/2018)    

Con una chacra de Portezuelo como escenario, algunos dirigentes frentistas se reunieron para evaluar el estado de la coalición de gobierno y discutir estrategias para las elecciones del año próximo. Ministros de Estado, legisladores y sindicalistas departieron allí sobre alineamientos electorales dentro del Frente Amplio. Los acompañó en la ocasión el rector de la Universidad de la República, Rodrigo Arocena, un funcionario que por su investidura debería mostrar menos la hilacha y cuidarse de aparecer vinculado a confabulaciones y maniobras de política partidaria.

Disponível em: http://historico.
elpais.com.uy. Acesso em:
20 nov. 2013.

No texto do jornal uruguaio, o autor utiliza a expressão idiomática mostrar menos la hilacha para sugerir que o reitor da universidade deve

a) ser menos ingênuo.

b) evitar se perder em ilações.

c) agir de modo menos prepotente.

d) ter mais zelo com os arranjos políticos.

e) privar-se de expor suas tendências ideológicas.

 

Questão 04 – (ENEM MEC/2018)    

Eduardo Galeano

1976

Libertad

Pájaros prohibidos

Los presos políticos uruguayos no pueden hablar sin permiso, silbar, sonreír, cantar, caminar rápido ni saludar a otro preso. Tampoco pueden dibujar ni recibir dibujos de mujeres embarazadas, parejas, mariposas, estrellas ni pájaros.

Didaskó Pérez, maestro de escuela, torturado y preso por tener ideas ideológicas, recibe un domingo la visita de su hija Milay, de cinco años. La hija le trae un dibujo de pájaros. Los censores se lo rompen en la entrada a la cárcel.

El domingo siguiente, Milay le trae un dibujo de árboles. Los árboles no están prohibidos, y el domingo pasa. Didashkó le elogia la obra y le pregunta por los circulitos de colores que aparecen en la copa de los árboles, muchos pequeños círculos entre las ramas:

— ¿Son naranjas? ¿qué frutas son?

La niña lo hace callar:

— Ssssshhhh.

Y en secreto le explica:

— Bobo, ¿no ves que son ojos? Los ojos de los pájaros que te traje a escondidas.

GALEANO, E. Memoria del fuego III.
El siglo del viento. Madrid: Siglo Vein-
tiuno de España, 1986.

A narrativa desse conto, que tem como pano de fundo a ditadura militar uruguaia, revela a

a) desvinculação social dos presos políticos.

b) condição precária dos presídios uruguaios.

c) perspicácia da criança ao burlar a censura.

d) falta de sensibilidade no trato com as crianças.

e) dificuldade de comunicação entre os presos políticos.

 

GABARITO: 

1) Gab: C

2) Gab: A

3) Gab: E

4) Gab: C

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto