Você sabe o que são íons e como eles se formam? Que tal estudar um pouco sobre eles e mandar bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Não deixe de conferir o super-resumo que preparamos para você! Estude com O Curso Enem Gratuito!
Como você já sabe, os elétrons possuem carga negativa e os prótons carga positiva. Assim, se o número de elétrons for igual ao número de prótons, a carga total do átomo será nula, pois a carga positiva de cada próton será compensada pela carga negativa do elétron correspondente. Um átomo nessa situação está eletricamente neutro.
Em determinadas circunstâncias, um átomo pode ganhar ou perder elétrons, quando isso acontece sua carga deixa de ser zero, ou seja, o átomo deixa de ser eletricamente neutro, e passa a ter carga elétrica. O átomo se transformou em um íon.
O que são íons?
Íons são partículas, derivadas de átomos ou de moléculas, que possuem carga elétrica. Íons negativos apresentam excesso de elétrons. Já íons positivos apresentam deficiência de elétrons.
Os átomos, ao ganharem ou perderem elétrons, originam dois tipos de íons:
Íons positivos = cátions;
Íons negativos = ânions.
Cátions
Os cátions formam-se quando um átomo perde um ou mais elétrons, resultando num sistema eletricamente positivo, em que o número de prótons é maior que o número de elétrons.
Veja o exemplo do átomo de magnésio (Mg), que apresenta Z = 12:
Ânions
Os ânions formam-se quando um átomo ganha ou recebe um ou mais elétrons, resultando num sistema eletricamente negativo, em que o número de prótons é menor que o número de elétrons.
Observe o exemplo do átomo de flúor (F), que apresenta Z = 9:
Vamos entender melhor observando o esquema sobre íons abaixo?
Os íons são classificados quanto ao número de átomos de que são formados e quanto à carga elétrica, como veremos a seguir:
Íons simples
São formados por átomos de um único elemento químico. A representação dos íons é feita pelo símbolo do elemento químico que o originou e pelo valor de sua carga. Veja nas tabelas abaixo, exemplos de ânions e cátions simples.
Tabela A: Exemplos de ânions
Tabela B: Exemplos de cátions
Íons compostos
São formados por um grupo de átomos de elementos químicos diferentes que, juntos, ganharam ou perderam um ou mais elétrons. Vamos ver alguns exemplos?
Ânions compostos:
- Ânion sulfato, SO42– (ânion composto bivalente);
- Ânion pirofosfato, P2O47– (ânion composto tetravalente).
Cátions compostos:
- Cátion amônio, NH14 + (cátion composto monovalente);
- Cátion hidrônio, H3O1+ (cátion composto monovalente).
Saiba mais sobre o assunto assistindo à videoaula do professor Sobis!
E agora? Que tal testar seu conhecimento? Você consegue resolver estes exercícios?
(UFRS) Átomos de determinados elementos formam ânions quando:
a) Perdem elétrons da eletrosfera;
b) Têm prótons e nêutrons no núcleo;
c) Perdem elétrons do núcleo;
d) Estão eletricamente neutros
e) Recebem elétrons na eletrosfera.
(UERJ-1998) Há cem anos, foi anunciada ao mundo inteiro a descoberta do elétron, o que provocou uma verdadeira “revolução” na ciência. Essa descoberta proporcionou à humanidade, mais tarde, a fabricação de aparelhos eletroeletrônicos, que utilizam inúmeras fiações de cobre. A alternativa que indica corretamente o número de elétrons contido na espécie química 29Cu2+ é:
A) 25
B) 27
C) 31
D) 33
Resposta: 1E, 2B
Simulado de Íons
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz0 de 10 questões completadas Perguntas:
Information
. Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente. Quiz is loading... You must sign in or sign up to start the quiz. Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário: Resultados0 de 10 perguntas respondidas corretamente Seu tempo: Acabou o tempo Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Categorias
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
|
Sobre o(a) autor(a):
Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC.