O pensamento de Karl Marx: veja resumo com simulado

Veja no resumo o pensamento de Karl Marx com as ideias centrais sobre o Materialismo Dialético e a leitura da história que ele fez a partir de indicadores socioeconômicos.

Veja no resumo o pensamento de Karl Marx (1818-1883). Ele foi um dos pensadores mais polêmicos de todos os tempos, com impacto na Filosofia, na Sociologia, e Economia do Século XIX.

Marx construiu teorias e formulações de análise da história da humanidade elaboradas a partir de indicadores socioeconômicos, e que ele identificava como determinantes para as mudanças ao longo do tempo. E, a partir das ideias do filósofo Georg Wilhelm Hegel, estabeleceu um método de análise denominado Materialismo Dialético.

O pensamento de Karl Marx

Para você ver uma síntese do pensamento de Karl Marx e depois responder às perguntas do Simulado do Curso Enem Gratuito, veja uma aula-resumo para lhe ajudar na compreensão das ideias principais de Marx:

Muito bom este resumo. Mostra bem de onde partiu e até onde chegaram as ideias de Karl Marx.

O pensamento de Karl Marx influenciou grande parte dos movimentos políticos do século XX. Assim, o marxismo se tornou ao mesmo tempo uma importante teoria da sociedade moderna e uma influente doutrina para movimentos sociais de contestação ao capitalismo e de promoção do comunismo ou do socialismo.

A Descrição da aula sobre Karl Marx

Para facilitar a sua revisão, veja agora a descrição desta aula, com os tempos indicados para você fazer uma revisão pontual, se for necessário:

00:00 a 00:23 – Apresentação do professor e vinheta de abertura.

00:24 a 0:54 – Por que estudar Karl Marx?

0:55 a 1:49 – Karl Marx, sociólogo e filósofo alemão, trabalha com o conceito de materialismo histórico dialético. Ao contrário do idealismo hegeliano (que acreditava que tudo era realização do espírito – Geist), o marxismo defende que o responsável pela realização da história é o ser humano com necessidades materiais de produção, que se realiza no seu trabalho.

1:50 a 2:07 – Na linguagem dialética (tese, antítese e síntese), há a luta de classes. Exemplo: burguesia (tese), o proletariado (antítese) e revolução socialista (síntese).

2:08 a 3:13 – Comunismo não é uma identidade para o socialismo. O socialismo é um trajeto que sai do capitalismo, vai para um Estado socialista (proveniente de uma revolução proletária) e, com a ditadura do proletariado, o mundo é conduzido para o comunismo (sociedade sem classes).

3:14 a 3:30 – Na ótica marxista, nós já vivemos uma ditadura: a ditadura burguesa. Para desmontá-la, Marx dizia que era necessário haver uma ditadura proletária, que conduziria o mundo ao comunismo.

3:31 a 4:09 – Durante a Comuna de Paris (1871), que ocorreu no final da unificação alemã, muitos parisienses ocuparam as ruas da capital francesa e montaram governos comunais.

4:10 a 5:24 – Na perspectiva marxista, o trabalho é o realizador da vida humana. Antes da indústria, o ser humano produzia coisas que ele precisava.Com a indústria, esse ser humano torna-se proletário e opera máquinas, produzindo coisas que ele não vai usar ou, muitas vezes, nem tem dinheiro para comprar. Esse ser humano está, portanto, alienado do seu trabalho.

5:25 a 5:58 – Finalização da aula.

Resumo sobre Marx

As ideias de Karl Marx abriram polêmicas que atravessam os séculos desde então. Confira agora outra abordagem sobre a vida e a obra de Karl Marx para completar a sua revisão antes do simulado.

Valeu pra você? Então, agora, o  desafio é o Simulado!

Veja também os Simulados do Curso Enem Gratuito sobre o pensamento e as obras do sociólogo alemão Max Weber e do pensador francês Émile Durkheim

Simulado sobre Karl Marx

.

.

===