Resumo com simulado sobre Linguagem Verbal, Linguagem Não-Verbal, e Linguagem Mista. Confira as definições, os tipos de comunicação, exemplos e exercícios.
Cai direto no Enem e nos vestibulares. A dica é você dominar rapidinho o que são a Linguagem Verbal, a Linguagem não verbal, e a Linguagem mista. Muita gente se confunde na hora das provas do Enem ou dos vestibulares por não lembrar que a comunicação acontece por inúmeros caminhos.
Veja um resumo introdutório sobre a Linguagem Verbal, a Linguagem Não-Verbal e a Linguagem Mista com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito.
A Linguagem Verbal
A Linguagem Verbal é aquela que está em nossa comunicação oral, como verbalizamos para nos comunicar com as demais pessoas. Ela é marcada por ser coloquial, que utiliza termos do cotidiano, e que é utilizada com uma ampla flexibilidade em relação à norma culta do idioma.
É sempre importante lembrar que não basta “a linguagem” para que a comunicação aconteça. A comunicação requer sempre os agentes que interagem, o emissor e o interlocutor, o meio utilizado, a linguagem, o conteúdo (a mensagem), etc. Veja os Elementos da Comunicação:
1) Emissor (quem inicia a comunicação)
2) Receptor (o destinatário, ou interlocutor)
3) Mensagem
4) Código: signos (palavras/imagens)
5) Referente (o contexto)
6) O Meio (o canal utilizado para fazer contato)
A linguagem Formal – Por outro lado, a expressão escrita utilizada na comunicação formal é a Linguagem em sua norma culta, e que observa as regras gramaticais que estruturam cada idioma. Este dominio das regras gramaticais vale 200 pontos na Redação do Enem, sendo que ela deve ser escrita de acordo com a norma culta de linguagem.
A Linguagem Não-Verbal
Definem-se por linguagens não-verbais um conjunto de formas de comunicação onde a expressão ocorre por diversos sinais, representações ou contextos, onde o conteúdo da mensagem pode estar explícito, como numa placa de trânsito, ou precisa ser deduzido pela pessoa que faz contato com a mensagem, como é o caso de uma charge, por exemplo.
Ambos os tipos citados no exemplo, uma placa de trânsito ou uma charge, são capazes de comunicar e de constituir significado.Esta placa de trânsito diz que é proibida a travessia de pedestres, e assim em todos os países as pessoas aprendem desde cedo a relacionar a imagem a este significado.
Por outro lado, uma Charge é também uma forma de comunicação não-verbal, mas cujo conteúdo apesar de carregar uma intencionalidade do autor, requer e permite uma interpretação que pode ser única para cada interlocutor. Veja no exemplo:(Fonte: Ç Categoria Cartum e Grande Prêmio – Dario Castillejos Lázcares).
Para interpretar uma imagem não-verbal como uma Charge a pessoa que está interagindo com esta forma de comunicação precisa analisar, explicar, identificar, comparar, relacionar com as experiências ou conhecimentos pessoais, e também relacionar com o que está acontecendo naquele momento, com os registros da mídia online, rádio, televisão, jornais e etc.
Um livro clássico sobre a linguagem corporal não-verbal é O Corpo Fala, do psicólogo francês Pierre Weil, em parceria com o ilustrador Roland Tompakow. Eles demonstraram como as expressões fisionômicas, as posturas, atitudes e etc do corpo humano “expressam” uma determinada comunicação.
Veja esta ilustração bem didática mostrando como o gestual expressa uma forma de comunicação, e com conteúdo na mensagem:
Há estudos clássicos também que analisam a expressão facial dos humanos e dos animais, para tentar estabelecer padrões de repetição na expressão vinculada a estados determinados. Nos humanos estas associações buscaram criar o vínculo da expressão com os estados de seis emoções básicas: medo, surpresa, alegria, raiva, aversão e tristeza.
Veja esta imagem e tente associar a cada um dos rostos uma das seis emoções básicas: Onde você encontra cada uma delas: 1 tristeza; 2 alegria; 3 raiva; 4 aversão; 5 surpresa; e, 6 medo?
Aula gratuita sobre como interpretar Charges e Imagens não-verbais
Muito bom este resumo da professora Mercedes. Têm mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito.
Linguagem Mista: verbal e não-verbal
O maior exemplo de Linguagem Mista que os professores utilizam são as tirinhas, as histórias em quadrinhos. Ao mesmo tempo em que a imagem “fala”, temos também os balões com “as falas dos personagens”.
Podemos utilizar também o exemplo de um filme de um comercial de televisão ou de internet, onde temos as imagens ou animações “que falam por si”, e os textos de apoio que podem ser escritos, narrados, ou expressados pelos atores, que ainda somam às suas falas a expressão corporal.
Exemplo clássico de tirinha da Mafalda, com Linguagem Verbal e Linguagem Não-Verbal compondo um contexto de Linguagem Mista.
Para você compreender bem uma comunicação na forma de tirinhas ou quatrinhos, ou uma charge, é preciso:
- Olhar a sequência de quadros;
- Observar as posturas corporais;
- Considerar os elementos (objetos) que fazem parte;
- fazer a leitura dos textos e relacionar com as imagens;
- Conferir a intertextualidade, quando ocorrer
- Considerar também outros códigos não-verbais embutidos.
Veja as Diferenças entre Charges, Cartoom, e Quadrinhos
Todos eles têm uma imagem não-verbal, e alguns podem ter textos verbais também. Confira:
Gostou dos resumos? Agora, é hora do Simulado de Linguagem Verbal
Simulado de linguagem verbal, não verbal e mista
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UERJ/2018)
Adaptado de br.pinterest.com. A sequência das falas indica uma compreensão do que seja esperança.
O recurso não verbal que reforça essa compreensão é:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ACAFE SC/2018)
A terra está ali, diante dos olhos e dos braços, uma imensa metade de um país imenso, mas aquela gente (quantas pessoas ao todo? 15 milhões? mais ainda?) não pode lá entrar para trabalhar, para viver com a dignidade simples que só o trabalho pode conferir, porque os voracíssimos descendentes daqueles homens que primeiro haviam dito: “Esta terra é minha”, e encontraram semelhantes seus bastante ingênuos para acreditar que era suficiente tê-lo dito, esses rodearam a terra de leis que os protegem, de polícias que os guardam, de governos que os representam e defendem, de pistoleiros pagos para matar.(José Saramago)
Disponível em: <http://www.fabianocartunista.
com/2014/01/latifundio-e-reforma-agraria.html>
Acesso: 23 de set. de 2017.Sobre a charge e em conformidade com o texto, todas as alternativas são corretas, exceto a:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM/2018)
Disponível em: http://www.pedal.com.br. Acesso em: 3 jul. 2014 (adaptado). No texto, o uso da linguagem verbal e não verbal atende à finalidade de
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(IBMEC SP Insper/2018)
Leia a charge.
A charge mistura diversas linguagens na construção de um discurso capaz de
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IBMEC SP Insper/2018)
Analise a capa da revista Época, de 13.11.2017.
As informações verbais e não verbais presentes na capa permitem concluir que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM/2018)
Disponível em: http://www.separeolixo.gov.br. Acessado em 4 dez. 2017 (adaptado) Nessa campanha, a principal estratégia para convencer o leitor a fazer a reciclagem do lixo é a utilização da linguagem não verbal como argumento para
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Fac. São Francisco de Barreiras BA/2017)
SANTOS, Fabiano dos. Charge. Disponível em: <https://cantinholiterariososriosdobrasil.files.wordpress. com>. Acesso em: 12 nov. 2016 Da relação entre a linguagem verbal e a não verbal, é correto afirmar:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2017)
TEM COISAS que não podem faltar á pessoa com deficiência.
Disponível em: <http://cristianafrazao.zip.net>. Acesso em: jan. 2017.Essa campanha institucional, através do jogo de ideias entre o texto verbal e não verbal, tem como objetivo
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFPE/2017)
Disponível em: <http://guicresportifolio.blogspot.com.br/>. Acesso: 10 maio 2017. Com base na propaganda no texto, analise as afirmativas abaixo.
I. Na propaganda das sandálias Havaianas, o caráter intertextual só pôde ser conferido por meio do diálogo entre o texto verbal e o texto não verbal.
II. O texto imagético tem por base uma importante obra de Anita Malfati, membro do movimento indianista brasileiro.
III. Abaporu, obra parodiada no texto, é um marco do movimento antropofágico brasileiro.
IV. Ocorre entre Abaporu e a campanha de Havaianas uma intertextualidade implícita, uma vez que não se dá na superfície textual.
V. O cacto e o sol, em segundo plano, não favorecem o diálogo entre a pintura de Tarsila do Amaral e a propaganda de Havaianas.
Estão CORRETAS apenas as proposições
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNINORTE AC/2017)
NÃO DEIXE a vida apagar. Disponível em: <https://www.google.com.br/search>.
Acesso em: abr. 2017.Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem com atribuições específicas, tanto formais quanto de conteúdo.
Nessa campanha publicitária, predomina a função conativa da linguagem, porque o locutor
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre linguagem verbal, não verbal e mista para acertar na hora da prova!