Medidas de Massa 

As unidades de medidas de massa aparecem em toda prova de matemática, física e química do Enem e vestibulares. Então, é bom ficar ligado(a) e fazer conexões entre todas as matérias.

Você já deve ter ido almoçar em um restaurante a quilo, não é mesmo? Caso não tenha ido, eles permitem que você sirva a quantidade que quiser no seu prato e no final do buffet se encontra uma balança. Geralmente, uma pessoa não chega a comer um quilo de comida durante uma refeição. Na verdade, ela come apenas algumas centenas de gramas. Então, agora os restaurantes continuam sendo denominados a quilo, mas, o valor exposto em placas de preço geralmente é dado em gramas. Essas são algumas das unidades de medidas de massa existentes, mas todas elas estão relacionadas entre si. Vamos juntos entender melhor como funciona essa relação?

Medidas de Massa 
Figura 1: balança antiga

 

Conhecendo unidades de medidas de massa

As unidades de massa mais conhecida são o grama (g), o quilograma (kg) e a tonelada (ton). Mas como estimar cada uma delas? Como fazer essa relação e descobrir, por exemplo, quantos gramas têm dentro de uma tonelada?

Vale ressaltar que, assim como o metro, a grama é a unidade básica do Sistema Internacional. Sendo assim, essa medida admite múltiplos, que são o quilograma (kg), hectograma (hg) e o decagrama (dag), e também submúltiplos, que são decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg). Veja a tabela:

kg hg dag g dg cg mg
10³ g 10² g 10¹ g 1 g 10-1 g 10-2 g 10-3 g

 

Existem outras medidas que recebem seus nomes correspondentes ao número do expoente da base 10. Um exemplo importantíssimo é a tonelada, que equivale a 106 g. Na verdade, o SI recomenda que o nome preferível para essa unidade é megagrama, mas o senso comum reconhece como tonelada.

Fazendo conversões

Para realizar conversões entre uma unidade e outra, é preciso verificar a ordem de grandeza do valor que você está convertendo. Se você estiver deslocando da esquerda para a direita basta multiplicar por 10. Se for deslocar da direita para a esquerda, basta dividir o valor por 10. Observe a tabela:

Medidas de Massa 
Figura 2: transformação do kg ao mg

 

Para entender melhor, vamos fazer juntos alguns exemplos:

Exemplo 1:

a) Converter 245 gramas em quilogramas:

245g dividido por 10 = 24,5 dag

24,5 dag dividido por 10 = 2,45 hg

2,45 hg divido por 10 = 0,245 kg

Logo, 245 g equivalem a 0,245 kg.

 

b) Converter 0,78 gramas em miligramas

0,78 g x 10 = 7,8 dg

7,8 dg x 10 = 78 cg

78 cg x 10 = 780 mg

Logo, 0,78 gramas equivalem a 780 mg.

Outras unidades de medidas para massa

É muito importante considerar que existem outras unidades de medidas com variações além das mostradas anteriormente (multiplicação e divisão por 10). Muitas delas são utilizadas internacionalmente, e por isso é importante conhecer o que significam essas variações.

Se você for fazer um intercâmbio fora do Brasil, provavelmente vai se deparar com novidades sobre unidades de medida de massa. No exterior são utilizadas muito as unidades onça e libras. Mas é bem fácil fazer a conversão para o que você já tem costume, que são as gramas e quilogramas.

Basta ter em mente que 1 quilograma equivale a 2,2 lbs (lbs é abreviação para libras, mas nos EUA, por exemplo, lê-se pounds). Respectivamente, 1 libra equivale a 453,6 gramas. Além disso, existe a unidade de medida onça, na qual 1 grama equivale a 0,04 oz (oz é abreviação para onça).

Para fazer a conversão, nesses casos, basta utilizarmos a velha conhecida regra de três.

Ficou confuso(a)? Vamos ver um exemplo com numerais:

Exemplo 2:

Converta 3,3 libras em gramas.

Utilizando regra de 3, podemos dizer que se 1 libra equivale a 453,6 gramas, então 3,3 libras equivale a “x” gramas:

Medidas de Massa 

Logo, temos:

x = 3,3 x 453,6

x = 1496,9 gramas.

 

Quer estudar um pouco mais sobre unidades de medida de massa? O vídeo de Matemática da professora Angela vai te ajudar!

Exercícios:

Leia com atenção a tirinha em quadrinhos abaixo:

Medidas de Massa 
Figura 3: exercício de conversão de unidades de medida de massa. Autor: Bill Waterson. Fonte: novaescola.org.br

 

Questão 01)

Na tirinha, Calvin está estudando sobre a conversão de unidades. Onça é uma unidade de medida inglesa de massa e cada onça equivale a 28,350 gramas. Quanto vale, aproximadamente, uma libra em quilograma?

a) 0,45360 quilogramas

b) 4,5360 quilogramas

c) 45,360 quilogramas

d) 453,60 quilogramas

e) 360 quilogramas

 

Gab: A

 

Questão 02)

Onça e libra são unidades de massa do sistema inglês. Sabe-se que 16 onças equivalem a 1 libra e que 0,4 onças é igual a x libras. O valor de x é igual a:

a) 0,0125

b) 0,005

c) 0,025

d) 0,05

 

Gab: C

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Andréia Zanchetti para o Blog do Enem. Andréia é formada em Matemática pelo IFRS e possui mestrado pela FURG.

Compartilhe: