Medir coisas, é importante, bem como fazer Conversão de Unidades Medidas. Não conseguimos avançar sem fazer medições.
Por isso foi criado um sistema padrão de medidas, o Sistema Internacional de Unidades (S.I)
Veja as unidades utilizadas, as dicas para fazer conversões e arrebente no Enem.
O surgimento da agricultura e do comércio, fez com que a humanidade passasse a ter a necessidade de comparar, de maneira cada vez mais precisa, a quantidade de alimentos e de volumes, distâncias, etc. Surge o SIU: Sistema Internacional de Unidades.
Outra necessidade foi a criação de conversão das unidades de medidas, para um diálogo aceito por todos. Entretanto, o estabelecimento de um padrão confiável para as medições, como o Sistema Internacional de Unidades (SIU), foi um processo lento.
As medidas antes do Sistema Internacional de Unidades
Você acredita que houve épocas em que partes do corpo humano, como os pés, os dedos polegares, a palma das mãos e os braços, foram usadas como padrões naturais de medidas? Contudo, como os corpos das pessoas, têm medidas distintas e o uso desses padrões gerava discordâncias.
Mesmo assim, ainda hoje algumas medições específicas usam como parâmetro partes do corpo humano. Isso ocorre, por exemplo, na medida da distância entre a barreira e a bola numa cobrança de falta no futebol.
A distância oficial é de 9,15 metros, mas o árbitro mede essa distância de maneira aproximada, contando suas passadas. E a barreira formada pelos jogadores, sempre tentando tirar proveito da situação, quase nunca obedece, não é mesmo?
Árbitro de futebol marcando a posição da barreira após usar número de passos para medir a distância.
Sistema Métrico Decimal
Um dos marcos na adoção de padrões universais de medidas ocorreu durante a Revolução Francesa, quando a França passou a utilizar um sistema de medidas com múltiplos e submúltiplos de base 10 – o chamado Sistema Métrico Decimal.
A praticidade desse sistema contribui para a criação dos Sistema Internacional de Unidades em 1960. Hoje, apenas 3 nações ainda não adotaram tal sistema. São elas: Estados Unidos, Libéria e Myanmar.
Mesmo que alguns países insistam em não adotar uma padronização, é muito importante todos utilizarem as mesmas unidades de medida. Isso favorece muito as pesquisas, o comércio e a troca de informações entre nações.
Além disso, tais medições podem ser verificadas em atividades simples do cotidiano. Por exemplo, ao comprar 1 quilograma (1 kg) de feijão, 1 litro (1 l) de leite ou 200 gramas (200 g) de queijo, percebe-se como a medida é uma informação fundamental.
Videoaula sobre o Sistema Internacional de Medidas
Para aprender um pouco mais sobre o Sistema Internacional de Unidades, veja a aula do prof. Marcus Rossetto, do canal do Curso Enem Gratuito:
Veja agora as Grandezas envolvidas
E, assim como utilizamos as unidades de medida no dia-a-dia, a Física também recorre a medidas para melhor conhecer as grandezas envolvidas num fenômeno.
Dessa maneira, medir uma grandeza física significa compará-la com uma unidade de medida escolhida como padrão, indicando quantas vezes a grandeza contem a unidade.
Atenção! Se a medida apresentar o nome de algum cientista, a letra inicial de seu símbolo será maiúscula, caso contrário, minúscula. Exemplo: Você verá mais à frente que a unidade de medida de força é Newton, cujo símbolo é um ene maiúsculo, 1 Newton = 1 N.
Medidas de comprimento
Com uma fita métrica ou uma régua podemos medir comprimento. O metro (m) é a unidade fundamental de comprimento do Sistema Internacional de Unidades (S.I.). O metro ainda admite múltiplos, como o quilômetro (km), e submúltiplos, como o centímetro (cm) e o milímetro (mm).
Medidas de tempo
Outra unidade importante na Física é a unidade fundamental de tempo do Sistema Internacional de Unidades: o segundo (s). O segundo admite também múltiplos, como o minuto (min) e a hora (h), e submúltiplos, como o milissegundo (1 ms = 10-3 s), o microssegundo (1 ms = 10-6 s) e o nanossegundo (1 ns = 10-9 s).
Parece confuso? Nem tanto. Abaixo colocamos as duas medidas que você acabou de ver, comprimento e tempo, em quadros. Observe que fica bem mais fácil compreender:
Grandezas diretamente proporcionais x Inversamente Proporcionais
Confira agora com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito.
Representações de medidas
Sempre que se mede uma grandeza, há fatores que causam imprecisões na leitura da medida. Entre esses fatores estão as eventuais inabilidades da pessoa que está medindo, falhas na fabricação dos instrumentos de medida e, principalmente, imprecisões relativas as escalas dos instrumentos.
As alterações nas medidas decorrentes desses fatores são conhecidas como erros de medida e podem ocorrer em medições de quaisquer grandezas. A ciência leva em consideração esses erros e os expressa em suas medições, aplicando o conceito de algarismos significativos e conceito de incerteza.
Mas o que são esses algarismos significativos?
Observe o exemplo:
Temos uma barra colocada bem acima de uma régua centimetrada.Podemos afirmar com certeza que o comprimento da barra está entre 6 cm e 7 cm, estando muito mais próxima do de 7 cm. Mas, será que a barra tem 6,8 cm ou 6,9 cm?
O algarismo que representa a primeira casa depois da vírgula não pode ser determinado com precisão, devendo ser estimado. Desse modo, estimamos a medida do comprimento dessa barra em 6,9 cm, onde o algarismo 6 é o correto e o algarismo 9 é duvidoso.
Os algarismos significativos de uma medida são os algarismos corretos e o primeiro duvidoso.
Notação científica
A notação científica é uma maneira de escrever um número como uma multiplicação de dois outros números, na qual o primeiro fator é um número real maior ou igual a 1 e menor que 10, e o segundo fator é uma potência de base 10. Ou seja, para escrever um número real tal que 1 x 10 e n é um número inteiro. Por exemplo, os números 13,10 e 0,0032 são escritos em notação cientifica da seguinte forma:
13,10 = 1,310 . 101
0,0032 = 3,2 . 10-3
As medidas de grandezas físicas poder ser escritas usando-se a notação cientifica. Para isso, o primeiro fator da multiplicação deve ser escrito com todos os algarismos significativos que compõem a medida. Os exemplos a seguir mostram a conveniência do uso da notação científica.
Sabendo que a distância da Terra ao Sol é aproximadamente de 149.600.000 km, podemos escrever:
Distância = 1496 . 105 km = 1,496 . 108 km
Sabendo que o diâmetro do vírus da hepatite B é aproximadamente 0,000000042 m, podemos escrever:
Diâmetro = 42 . 10-7 m = 0,42 . 10-9 m
Veja agora o resumo sobre Conversão de Unidades de Medida
Exercícios sobre o Sistema Internacional de Unidades
Resolva os 10 exercícios e teste os seus conhecimentos sobre o sistema internacional de unidades:
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UFPR/2019)
O Sistema Internacional de Unidades (SI) tem sete unidades básicas: metro (m), quilograma (kg), segundo (s), ampère (A), mol (mol), kelvin (K) e candela (cd). Outras unidades, chamadas derivadas, são obtidas a partir da combinação destas. Por exemplo, o coulomb (C) é uma unidade derivada, e a representação em termos de unidades básicas é 1 C = 1 A.s. A unidade associada a forças, no SI, é o newton (N), que também é uma unidade derivada. Assinale a alternativa que expressa corretamente a representação do newton em unidades básicas.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UECE/2019)
Assinale a opção que apresenta a mesma unidade de medida de energia cinética.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNCISAL AL/2018)
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de campo elétrico é N/C (newton por coulomb) e a unidade de medida de campo magnético é T (tesla). Em função das unidades básicas do SI, as unidades de medida de campo elétrico e campo magnético são, respectivamente, dadas por:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FATEC SP/2018)
No relatório comparativo 2003–2014 do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), foi levantado que milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo (ônibus municipal, metrô e trem) para deslocamento ao trabalho. No ano de 2014, esse tipo de transporte foi responsável pelo consumo de aproximadamente 3,3 Gtep contra 10,3 Gtep do transporte individual (automóveis e motos).
Fonte dos dados: http://files.antp.org.br/2016/9/3/sistemasinformacao-mobilidade–comparativo-2003_2014.pdf. Acesso em: 10.11.2017.
É correto afirmar que a diferença entre a energia consumida pelo transporte coletivo e o transporte individual, em 2014, em GWh, foi, aproximadamente, de
Considere:
tep = tonelada equivalente de petróleo
1 tep = 1,2 107 Wh
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFPR/2018)
Existem grandezas características de cada área da Física, e suas respectivas unidades são usadas de forma bastante comum. Considerando essas unidades, em Eletromagnetismo, ____________ aparece como unidade comum. Em Termodinâmica, temos __________. Em Mecânica, temos ___________, e em Ondulatória, ___________.
Assinale a alternativa que apresenta as unidades que preenchem corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UECE/2018)
Considere um tanque cilíndrico contendo água até uma altura h, em metros. No fundo do tanque há uma torneira, através da qual passa um determinado volume (em m³) de água a cada segundo, resultando em uma vazão q (em m³/s). É possível escrever a altura em função da vazão q através da equação h = Rq, onde a constante de proporcionalidade R pode ser entendida como uma resistência mecânica à passagem do fluido pela torneira. Assim, a unidade de medida dessa resistência é
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UECE/2018)
Em um gás ideal, o produto da pressão pelo volume dividido pela temperatura tem, no Sistema Internacional, unidade de medida de
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEFS BA/2018)
Pode-se considerar que a luz é constituída por minúsculas partículas denominadas fótons. Um fóton surge, por exemplo, quando ocorre a transição de um elétron de um átomo entre dois estados de energias diferentes. A energia (E) transportada por um fóton enquanto se propaga pode ser calculada pela equação E = h f, em que f é a frequência da radiação correspondente a esse fóton e h é a constante de Planck, cujo valor, no Sistema Internacional de unidades, é h = 6,63 10–34 J s. A unidade de medida da constante de Planck, expressa nas unidades fundamentais do Sistema Internacional de Unidades, está indicada em
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FCM PB/2018)
Qual das grandezas abaixo pode ser associada a unidade Kgm–1s–2?
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UECE/2017)
A unidade de medida de energia utilizada usualmente pelas distribuidoras de energia elétrica é o kWh. Em termos de Joules, a equivalência é
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Rodinei Pachani - Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.
Gostou? Compartilhe!
Continue lendo:
Aqui vão 2 publicações relacionadas que talvez você goste:
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade