Norma culta e língua falada: resumo e simulado de Português

A Redação do Enem exige dos candidatos a escrita de acordo com a Norma Culta. Veja como fazer para você não perder pontos utilizando a “Língua Falada” fora de contexto

Muita gente perde pontos na Redação do Enem porque “escreve como se fala”, e com isso a nota cai lá pra baixo.  A exigência do Exame Nacional do Ensino Médio  é que o candidato se expresse de acordo com a norma culta do idioma português.

Então, o uso da linguagem informal fora de contexto é prejudicial para o seu desempenho. É importante que você domine a diferença entre a língua falada, a linguagem oral, e a língua escrita dentro das normas do idioma.

A norma culta

Confira com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, as orientações básicas sobre a Norma Culta do Idioma Português.

Publicidade

As dicas da professora Mercedes:

  1. Já parou para pensar que, apesar de todos falarmos a língua portuguesa, falamos de jeitos diferentes?
  2. Isso acontece porque existem dois tipos de linguagens, uma que está nos manuais gramaticais e segue várias regras. Essa é a norma culta.
  3. E, tem o outro tipo de linguagem, informal, e que aprendemos no cotidiano, com nosso amigos e familiares, a essa língua damos o nome de língua falada ou também coloquial.
  4. As diferenças entre norma culta e língua falada caem direto no Enem.
  5. Veja nesta aula acima as dicas da professora Mercedes. Ela te explica tudo sobre as diferenças entre norma culta e linguagem coloquial.

 

O que é a Norma Culta?

Veja no resumo com a professora Kel uma coleção de exemplos e dicas para você identificar rapidamente se não está cometendo erros básicos na sua forma de escrever.

Muito bom este caminho de ensino adotado pela professora Kel. Têm mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito.

A Linguagem oficial da Redação

Para escrever uma boa redação no Enem, é importante seguir algumas regras, dentre elas: a linguagem deve ser na modalidade formal da língua portuguesa e seu texto deve ser escrito de forma impessoal. Isso tudo será avaliado dentro da Competência nº 1 da redação do Enem.

O que significa “forma impessoal”? Significa evitar o uso de construções verbais que utilizem a primeira pessoa do singular ou plural, como “Eu acredito que tais medidas resultarão em uma mudança de comportamento” ou “Nós podemos fazer a diferença praticando o consumo consciente”.

Confira com a professora Daniela Garcia a importância da Norma Culta na Redação do Enem:

Muito bom este resumo. Confira abaixo os destaques que a professora Daniela ressaltou:

  1. Não é permitido escrever gírias na prova;
  2. Não formar frases como as que a gente costuma formar ao conversar com os amigos, de maneira bem coloquial.
  3. É importante seguir a norma padrão da língua portuguesa. vale a Norma Oficial.
  4. Porém, isso não significa utilizar palavras difíceis ou excesso de formalidade no seu texto!

 

Simulado sobre Norma Culta e Língua Falada

.

.

Mandou bem nas questões do Simulado sobre a Norma Culta? Se não acertou pelo menos sete questões é hora de estudar um pouco mais. Confira agora um resumo completo sobre as Normas de Linguagem.

Compartilhe: